Wolff: Ritmo, e não estratégia, deu vitória à Ferrari
Chefe da Mercedes explica por que Hamilton fez pitstop tão cedo e admite que, mesmo que tivesse adotado abordagem diferente, resultado não mudaria
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que a vitória de Sebastian Vettel no GP da Austrália de F1 se deu devido a uma vantagem de ritmo da Ferrari em vez de um erro estratégico cometido por Lewis Hamilton.
O piloto inglês liderou a fase inicial da prova em Melbourne antes de ser um dos primeiros dos ponteiros a fazer um pitstop, na volta 17. Hamilton voltou à pista atrás de Max Verstappen e perdeu tempo, o que permitiu que Vettel assumisse a ponta em sua parada, seis voltas mais tarde.
“A Ferrari era o carro mais rápido. Sebastian conseguiu manter contato com Lewis [antes da primeira parada], muito próximo, sendo que estávamos acelerando fundo. Nós simplesmente não conseguimos abrir vantagem”, disse Wolff.
“Havia o risco de Vettel parar antes e ganhar a posição e também achávamos que nosso pneu não iria durar mais. Isso fez com que nós parássemos antes. Então, ao voltar à pista atrás de Max, que estava fazendo sua própria corrida, nós perdemos a corrida.”
Wolff admitiu que a parada de Hamilton aconteceu um pouco mais cedo do que se esperava e que isso afetou na derrota. Hamilton sofreu com baixa aderência antes da primeira parada e estava preocupado de que poderia ser ultrapassado na pista caso tentasse fazer mais voltas antes de seu pitstop.
“Estávamos considerando todas as informações que tínhamos, o que víamos em termos de temperatura e aderência, além de, claro, a sensação do piloto. Tudo isso gera uma decisão, que, neste caso, provavelmente foi de parar algumas voltas mais cedo”, analisou.
Apesar disso, Wolff evitou dizer que o resultado poderia ter sido diferente caso a abordagem fosse outra.
“Depois da corrida é sempre fácil falar. Mas não fomos rápidos o bastante hoje e é por isso que Sebastian foi o vencedor com méritos. Se olharmos agora, veríamos que poderíamos ter feito melhor, com certeza. Seria suficiente para vencer? Não sei. Sebastian poderia ter parado antes [de Hamilton], ganhado a posição e o resultado teria sido o mesmo.”
Relatos adicionais de Ben Anderson
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.