No top 10 da F3, Collet chega animado à Áustria para seguir escalada

Brasileiro da Alpine Academy tem bom retrospecto no Red Bull Ring

Caio Collet

Foto de: Dutch Photo Agency

Menos de uma semana depois de terminar a corrida principal de Silverstone em quarto lugar e entrar no grupo dos 10 melhores da FIA Fórmula 3, Caio Collet retorna à ação com o carro #10 da equipe MP Motorsport neste fim de semana na Áustria.

O editor recomenda:

O Red Bull Ring é o palco da quinta etapa da temporada, com promessa de grande disputa desde os treinos livres. A pista austríaca é uma das mais curtas do calendário, com 4,318 km e 10 curvas –um cenário que aproxima ainda mais os tempos de volta já tradicionalmente muito parelhos na F3.

Em 2021, por exemplo, Collet ficou a apenas 0.083 da marca da pole e foi quarto colocado no quali, que definiu um grid com os cinco primeiros dentro do mesmo décimo de segundo. Ele fechou a corrida principal em sétimo na ocasião.

Os tempos de volta devem ser ainda mais velozes neste ano que na temporada passada, uma vez que a Pirelli elegeu para a Áustria sua gama mais macia de pneus. Será a primeira vez no ano com os carros equipados com o composto P Zero Vermelho. No ano passado, os carros usaram médios.

Nesse cenário, o posicionamento de pista na tomada de tempo será chave, uma vez que o tráfego é inevitável em um circuito mais curto, com todos os 30 carros do grid simultaneamente buscando tirar o máximo da “volta do pneu” na qualificação.  

O integrante da Alpine Academy fez na semana passada seu melhor treino classificatório do ano, com o quarto tempo em Silverstone. Na primeira corrida, largando em nono, chegou a disputar a sexta posição na corrida de sábado até ser tocado e cair para 11º, ficando a uma posto dos pontos.

No domingo, largou em quarto e avançou uma posição, perdendo o lugar no pódio na fase final da corrida, para terminar na mesma posição em que havia começado. Com os 12 pontos conquistados na Inglaterra, avançou para oitavo na tabela da classificação.

A ação da FIA F3 na Áustria tem início nesta sexta-feira, com um treino livre de 45 minutos e o quali de meia hora. No sábado acontece a Sprint Race com 21 voltas e grid é definido pelo resultado da tomada de tempo, com inversão das 12 primeiras posições. A Feature Race, no domingo, tem previstas 26 voltas e ordem de largada estabelecida pelo resultado do quali. A Bandsports exibe quali e corridas ao vivo para o Brasil.

“Tivemos uma etapa sólida em Silverstone, terminando em quarto a corrida principal. Fiz um dia de simulador na equipe e vamos agora para Red Bull Ring, onde ano passado nós fomos muito bem. Então estou otimista para este fim de semana na Áustria”, afirmou Collet.

FIA F3 – Etapa 5 – Red Bull Ring:

Sexta-feira, 8 de julho

04:55 – 05:40 – Treino livre

10:00 – 10:30 – Quali

Sábado, 9 de julho

05:35 – 06:20 – Sprint Race (21 voltas)

Domingo, 10 de julho

03:35 -04:25 – Feature Race (26 voltas)

*Horário de Brasília

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Relembre oito acidentes em que halo provou seu valor no esporte, após críticas no passado
Próximo artigo F3: Collet larga na pole na corrida 1 na Áustria após 12º no quali

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil