Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Conheça Rafa Câmara, pernambucano campeão da F3 que segue passos de Bortoleto rumo à F1

Piloto pernambucano faz parte da Academia da Ferrari e teve sua performance na F3 bastante elogiada pelo paddock do Mundial

Após um período de seca, o Brasil vive novamente uma boa fase nas categorias de base da Fórmula 1. Com Felipe Drugovich abrindo o caminho em 2022 e Gabriel Bortoleto em 2023 e 2024, em 2025 foi a vez de Rafa Câmara, que apresentou uma performance estelar em sua temporada de estreia na Fórmula 3, antes de sua transição para a Fórmula 2 em 2026.

Leia também:

Câmara se destacou desde o início da temporada da F3, inclusive batendo recordes da categoria, como o de poles em um mesmo ano (5). No total, foram quatro vitórias em corridas principais e mais um pódio, que lhe permitiram abrir impressionantes 48 pontos de vantagem com apenas 39 em jogo na última etapa, na Itália, em setembro.

Com essa performance, o brasileiro foi um dos assuntos mais discutidos no paddock do Mundial no último fim de semana, na Hungria, escrevendo mais um capítulo em uma trajetória já marcada por boas performances.

Nascido em 05 de maio de 2005 na cidade de Recife, em Pernambuco, Rafael Chaves Câmara começou nas competições de kart em 2011, participando do pernambucano da categoria. Mesmo fora do eixo Sul-Sudeste do automobilismo, o jovem talento rapidamente se destacou no cenário nacional, passando para os campeonatos internacionais em 2014, quando disputou a Florida Winter Tour.

Câmara ficou no kart até 2021, ganhando reconhecimento em especial a partir de 2019, com a conquista do vice-campeonato mundial de kart na classe OK Junior. Seu último ano no kartismo foi o de maior sucesso, conquistando os títulos da WSK Champions Cup, da WSK Super Masters Series e o Champions of the Future, na classe OK.

Seus resultados no kart não passaram despercebido pelas grandes equipes do esporte a motor. Com vistas à sua promoção para os monopostos, Câmara foi anunciado como novo membro da Academia da Ferrari no final de 2021 junto de Oliver Bearman, que já traçava seu caminho na Fórmula 4.

À época, o chefe da Academia da Ferrari, Marco Matassa, disse ter ficado impressionado com a "velocidade natural" de Câmara, destacando ainda "sua compreensão sobre frenagem, além dele ser uma pessoa que aprende rápido, considerando sua experiência limitada a bordo de um monoposto".

O ano de 2022 trouxe a mudança do kart para os monopostos. Sua estreia oficial foi na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos. Batendo roda com nomes como Andrea Kimi Antonelli, hoje piloto da Mercedes na Fórmula 1, Taylor Barnard, destaque da McLaren na Fórmula E, e outros, Câmara foi o vice-campeão contra Charlie Wurz, mesmo tendo perdido a primeira etapa da temporada.

Ainda em 2022, o programa principal de Rafa estava focado nas F4 Italiana e Alemã. Com bons resultados e disputas diretas contra Antonelli, Barnard e Dunne, o brasileiro foi terceiro colocado em ambos os campeonatos, terminando o ano com um total de nove vitórias, 18 pódios e dez pole positions.

Após um 2022 de muito trabalho e aprendizado, Câmara seguiu na "escada para a F1" em 2023, passando a correr na Fórmula Regional, classe intermediária entre a F4 e a F3. Rafa iniciou a temporada na FR do Oriente Médio, onde terminou na terceira colocação, com seis pódios. O restante de seu ano foi focado na FRECA, a versão europeia da Fórmula Regional.

Em uma fase de adaptação, Câmara foi o quinto colocado com duas vitórias e mais três pódios, com Kimi Antonelli garantindo o troféu. Até o momento, em sua carreira nos monopostos, esta foi a única vez que o brasileiro terminou um campeonato fora do top 3.

Em 2024, Câmara iniciou novamente seu ano disputando a FR do Oriente Médio, que se consolidou como um campeonato de verão, preparatório para muitos pilotos do circuito europeu. Novamente, o brasileiro terminou em terceiro, com duas vitórias.

Mas o destaque de seu ano foi a FRECA. Correndo pela Prema, o brasileiro teve uma grande temporada na categoria. Com sete vitórias, cinco pódios e mais sete pole positions, Câmara não deu chances aos rivais, garantindo o título com uma etapa de antecedência, em Barcelona, em uma corrida onde terminou na quarta posição.

Sua boa performance na FRECA o colocou no caminho para a F3 em 2025, correndo pela Trident. Com a conquista do último domingo na Hungria, Câmara manteve a sequência de três campeões consecutivos da equipe italiana, seguindo os passos de Gabriel Bortoleto em 2023 e Leonardo Fornaroli em 2024.

Com o título garantido com uma etapa de antecedência na F3, Câmara anunciou no fim de outubro a equipe pela qual correrá na F2 em 2026: a Invicta Racing, seguindo ainda mais os passos de Bortoleto e Fornaroli. O brasileiro foi campeão pelo time britânico em 2024, enquanto o italiano lidera o campeonato em 2025. E, no próximo ano, ele encontrará outro brasileiro no grid: Emmo Fittipaldi Jr, anunciado como piloto da AIX Racing.

Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2
Próximo artigo Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros