Markelov vence primeira em Mônaco; Sette Câmara é vetado
Artem Markelov conquistou uma vitória épica na primeira bateria da F2 em Mônaco, sendo Alexander Albon, o pole position, e o rival Nyck de Vries bateram nos boxes. Sérgio Sette Câmara, por sua vez, foi vetado pelos médicos e não pôde participar da prova.
Markelov se classificou em terceiro ao assumir um novo chassi em Mônaco, sendo que, antes disso, ele não havia passado de 15º em nenhuma das classificações anteriores.
Ele permaneceu na posição no início, enquanto que Albon e De Vries comandavam as ações no começo. Porém, na volta 14 de 32, Albon e De Vries fizeram seus pitstops, mas o tailandês adotou uma linha diferente e aparentou ter tomado a decisão tarde de parar. De Vries estava por dentro e não tinha espaço, e Albon rodou ao cruzar o pneu dianteiro esquerdo do holandês.
Markelov parecia caminhar fácil rumo à liderança, mas ainda precisava parar. Então, ele teve de observar Sean Gelael, que havia feito seu pitstop antes.
Markelov conseguiu abrir uma grande diferença para fazer seu pitstop, retornar na liderança e vencer. Gelael e o ex-F1 Roberto Merhi completaram o pódio.
O líder do campeonato, Lando Norris, foi o vilão e o herói da corrida. Ele largou em 17º depois de se acidentar na classificação e estava próximo do top 10 quando fez seu pitstop.
Quando deixou os boxes, ele precisava ultrapassar Ralph Boschung, da MP Motorsport. Contudo, ele atingiu a traseira do rival no grampo em uma tentativa desesperada de ultrapassar.
Se aquilo parecia desespero, Norris chegou a um outro nível quando mergulhou por dentro de Boschung na última curva. Então, ele foi punido com um stop and go.
Após pagar a punição, ele voltou com pista livre e fez uma sequência de voltas rápidas, que foram fundamentais para que ele terminasse em sexto.
Com lesão na mão, Sette Câmara fica de fora
Porém, a prova em Mônaco teve um desfalque. Sérgio Sette Câmara, que havia obtido o quarto lugar no grid, não foi liberado pelos médicos para participar da etapa de Mônaco da F2.
O brasileiro sofreu um acidente na classificação e deixou o carro se queixando de dores na mão. Um raio-x descartou qualquer fratura, mas Sette Câmara sofreu uma luxação no pulso – o que já havia começado a tratar, com a ajuda do fisioterapeuta de Norris, seu companheiro de equipe.
Por mais que estivesse disposto a competir, o brasileiro acabou vetado pelo departamento médico da FIA.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph | Pits | Aposentadoria | Pontos | Bonus | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Artem Markelov | RUSSIAN TIME | 42 | 1:02'03.286 | 135.513 | 1 | 25 | |||||
2 | 3 | Sean Gelael | Prema Powerteam | 42 | 1:02'13.999 | 10.713 | 10.713 | 135.124 | 1 | 18 | |||
3 | 9 | Roberto Merhi | MP Motorsport | 42 | 1:02'18.775 | 15.489 | 4.776 | 134.951 | 1 | 15 | |||
4 | 20 | Louis Deletraz | Charouz Racing System | 42 | 1:02'22.522 | 19.236 | 3.747 | 134.816 | 1 | 12 | |||
5 | 16 | Arjun Maini | Trident | 42 | 1:02'23.421 | 20.135 | 0.899 | 134.784 | 1 | 10 | |||
6 | 19 | Lando Norris | Carlin | 42 | 1:02'23.923 | 20.637 | 0.502 | 134.766 | 2 | 8 | |||
7 | 7 | Jack Aitken | ART Grand Prix | 42 | 1:02'25.272 | 21.986 | 1.349 | 134.717 | 1 | 6 | |||
8 | 21 | Antonio Fuoco | Charouz Racing System | 42 | 1:02'27.141 | 23.855 | 1.869 | 134.650 | 2 | 4 | |||
9 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 42 | 1:02'28.147 | 24.861 | 1.006 | 134.614 | 1 | 2 | |||
10 | 12 | Nirei Fukuzumi | Arden International | 42 | 1:02'34.230 | 30.944 | 6.083 | 134.396 | 1 | 1 | |||
11 | 11 | Maximilian Gunther | Arden International | 42 | 1:02'34.818 | 31.532 | 0.588 | 134.375 | 1 | 2 | |||
12 | 15 | Roy Nissany | Campos Racing | 42 | 1:02'53.035 | 49.749 | 18.217 | 133.726 | 1 | ||||
13 | 17 | Santino Ferrucci | Trident | 42 | 1:03'30.727 | 1'27.441 | 37.692 | 132.403 | 1 | ||||
14 | dnf | 2 | Tadasuke Makino | RUSSIAN TIME | 39 | 1:01'14.739 | 3 voltas | 3 voltas | 127.496 | 2 | Abandonou | ||
dnf | 5 | Alexander Albon | DAMS | 22 | 36'21.998 | 20 voltas | 17 voltas | 121.123 | 2 | Abandonou | |||
dnf | 4 | Nick de Vries | Prema Powerteam | 19 | 29'55.690 | 23 voltas | 3 voltas | 127.110 | 2 | Abandonou | |||
dnf | 10 | Ralph Boschung | MP Motorsport | 11 | 17'23.942 | 31 voltas | 8 voltas | 126.582 | 1 | Abandonou | |||
dnf | 8 | George Russell | ART Grand Prix | 5 | 8'26.854 | 37 voltas | 6 voltas | 118.507 | Abandonou | ||||
dnf | 14 | Luca Ghiotto | Campos Racing | 0 | Abandonou |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.