Recomendado para você

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Indy
Indy
Indy October Testing
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville
Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC

Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC

WEC
WEC
Bahrein
Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC
Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27

Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27

Fórmula E
Fórmula E
Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27
Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe

Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe
Últimas notícias

Após polêmica, Jordá se explica: “Não quis desencorajar”

A piloto espanhola Carmen Jordá se explicou após uma declaração que gerou polêmica no início da semana, esclarecendo que não teve a intenção de desencorajar mulheres a competir no automobilismo.

Carmen Jorda

Antiga representante da Lotus na F1, onde ocupava o posto de piloto de desenvolvimento, Jordá testou recentemente um carro da Fórmula E. Após a experiência, ela disse que o modelo elétrico é “mais fácil” fisicamente para as mulheres do que veículos como F2 e F1.

Muitas representantes de categorias do automobilismo mundo afora expressaram seu descontentamento com a posição da espanhola. A controvérsia ganhou ainda mais corpo pelo fato de Jordá ser membro da Comissão de Mulheres no automobilismo da FIA e defender a ideia de que deveria haver uma categoria específica para as competidoras femininas.

Sendo assim, Jordá publicou um comunicado em que explicou melhor o episódio e esclareceu seu real posicionamento sobre o assunto. Confira abaixo:

“No sábado, depois de testar o carro de Fórmula E, falei com vários jornalistas sobre a experiência. Durante uma entrevista, me pediram para comparar a pilotagem da Fórmula E com a F1, e, especificamente, se o Fórmula E é mais fácil para as mulheres competirem do que a F1.

Tendo alguma experiência com ambos os carros, dei minha opinião pessoal que o carro da Fórmula E apresenta um desafio físico menor do que a F1 devido à pressão aerodinâmica menor.

Também disse que há um ‘problema físico’ para mulheres na F1, algo que gerou um debate considerável nos últimos dias – incluindo de muitas mulheres de destaque em nosso esporte. Eu gostaria de agradecer a todos por terem dado suas opiniões, e respeito suas visões. Lamento se meus comentários pareceram falar por todas as mulheres e que tenha criado tanta confusão, já que eu estava refletindo apenas com minha experiência pessoal.

Nunca tive a intenção de desencorajar outras mulheres a competir no topo de nosso esporte, ou dizer que elas não conseguem fisicamente. Meu comentário foi uma resposta a uma pergunta direta, que dizia: ‘Você acha que a Fórmula E seria mais fácil para as mulheres?’

Como membro da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, estou comprometida a encorajar mais mulheres a se envolverem em nosso esporte, dentro e fora da pista, e celebrar aquelas que estão conquistando grandes resultados.

Assim, gostaria de dar meus parabéns à Tatiana Calderón, que foi anunciada como piloto de testes da Sauber na F1. Espero que ela possa ser a primeira mulher em 41 anos a largar em um GP de F1, e desejo tudo de melhor para ela na temporada que está por vir.

Desejo a todas as mulheres no automobilismo um feliz Dia da Mulher.

Carmen Jordá”

Artigo anterior Fãs da F-E são "muito mais jovens" que os da F1, diz Nissan
Próximo artigo Nelsinho exalta 1º ano na Jaguar “acima da expectativa”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros