F-E: Da Costa vence ePrix II de Nova York; Vandoorne é segundo e reassume liderança do Mundial
Belga da Mercedes aproveitou dia complicado de Mortara da Venturi para retomar ponta da tabela a quatro corridas do fim
A Fórmula E encerrou sua passagem pelos Estados Unidos com um ePrix de Nova York bastante movimentado. António Félix da Costa aproveitou a confusão no final para segurar Stoffel Vandoorne e vencer, enquanto o belga da Mercedes sai feliz por reassumir a liderança do Mundial, aproveitando o dia complicado de Edoardo Mortara.
Mitch Evans foi o terceiro colocado. Fecharam o top 10: Alexander Sims, Sam Bird, Robin Frijns, Nyck de Vries, Jake Dennis, Andre Lotterer e Edoardo Mortara. Já Sérgio Sette Câmara foi o 18º enquanto Lucas di Grassi abandonou após uma confusão nos minutos finais da prova.
Inicialmente, a pole havia ficado com o vencedor do sábado, Nick Cassidy, mas como a Envision mudou alguns componentes de seu carro, o piloto foi punido com 30 posições no grid, fazendo com que António Félix da Costa herdasse a primeira colocação, enquanto Sérgio Sette Câmara fez um bom P4. Já a dupla da Venturi, Lucas di Grassi e o líder Edoardo Mortara, não tiveram um bom quali, saindo do fundo.
Na largada, Da Costa saiu bem para manter a ponta, enquanto Lotterer ficou parado por um momento, caindo de terceiro para 11º. Já Sette Câmara manteve a quarta posição, ficando entre os pilotos da Mercedes. Lá no fundo, Di Grassi vinha em 17º e Mortara em 19º.
Com um carro inferior, Sette Câmara não teve como segurar as investidas de De Vries, caindo para a quinta posição após cinco minutos de prova. Enquanto isso, seu companheiro, Giovinazzi, já saía da zona de pontos.
Após os dez minutos iniciais, Da Costa se mantinha na ponta com Sims em sua cola, seguidos da dupla da Mercedes, Vandoorne à frente de De Vries, com Sette Câmara fechando o top 5. Mais atrás, Di Grassi era o 16º e Mortara o 17º.
Dos ponteiros, De Vries e Sette Câmara foram os primeiros a acionar o único modo ataque da prova, com duração de oito minutos. Na sequência foi a vez de Da Costa e Sims, deixando Vandoorne assumir a liderança da prova, mas o belga retornou à terceira colocação quando passou pela área de acionamento.
Com ambos aproveitando o modo ataque, Evans atacou De Vries e assumiu a quarta posição, iniciando uma caça a Vandoorne, dois pilotos que estão na disputa pelo título.
A 20 minutos do fim, Vandoorne finalmente conseguiu passar Sims para assumir a segunda posição, passando a perseguir Da Costa, enquanto o piloto da Mahindra se envolveu em uma confusão com Evans e De Vries, que fez com que o piloto da Mercedes assumisse a quarta colocação. O caso foi colocado sob investigação pela direção de prova.
E esse não foi o único incidente envolvendo o atual campeão, com o piloto da Mercedes ainda se envolvendo em outros casos não somente com Evans mas também com a outra Jaguar, de Bird, além da Mahindra de Sims.
Enquanto Da Costa e Vandoorne trocavam fan boost na frente, Evans ultrapassava Sims pela última posição do pódio a menos de dois minutos do fim.
A prova ainda teve uma confusão no minuto final envolvendo Di Grassi, Askew e outros pilotos, que terminou com o abandono do brasileiro e do piloto da Andretti, enquanto as bandeiras amarelas acionadas acabaram atrapalhando a disputa pela vitória.
No final, António Félix da Costa aproveitou a confusão para converter a pole position em vitória, segurando Stoffel Vandoorne. Mas a segunda posição do belga vem com um sabor doce, já que ele assume a liderança do Mundial em cima de Edoardo Mortara. Mitch Evans completou o pódio.
Fecharam o top 10: Alexander Sims, Sam Bird, Robin Frijns, Nyck de Vries, Jake Dennis, Andre Lotterer e Edoardo Mortara.
A Fórmula E tira duas semanas e folga e retoma as atividades no fim de julho com a rodada dupla do ePrix de Londres, penúltima etapa da temporada 2022.
Cla | # | Piloto | Equipe | Diferença | ||
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | |||
2 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 0.929 | ||
3 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 3.524 | ||
4 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 3.631 | ||
5 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 4.412 | ||
6 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 4.979 | ||
7 | 17 | Nyck de Vries | Mercedes | 6.233 | ||
8 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 6.316 | ||
9 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 6.590 | ||
10 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 13.449 | ||
11 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 18.469 | ||
12 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team | 23.002 | ||
13 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 30.216 | ||
14 | 30 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | 32.676 | ||
15 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 33.255 | ||
16 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 39.699 | ||
17 | 22 | Maximilian Gunther | DAMS | 45.934 | ||
18 | 7 | Sergio Sette Camara | Dragon Racing | 1'08.193 | ||
25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 3 Laps | |||
11 | Lucas di Grassi | Venturi | 3 Laps | |||
28 | Oliver Askew | Andretti Autosport | 3 Laps | |||
99 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing | 12 Laps |
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.