F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada
Mundial de carros elétricos realizou uma corrida simulada entre os pilotos, com Drugovich terminando na "zona de pontos"
A Fórmula E deu sequência à pré-temporada em Valência com o segundo dia de atividades. Pela manhã, os pilotos tiveram mais três horas de pista livre, com Edoardo Mortara sendo o mais rápido. Já na parte da tarde, tivemos a primeira corrida simulada da sessão, com vitória de Nico Müller. Lucas di Grassi e Felipe Drugovich terminaram o dia em 18º e 19º, enquanto o piloto da Andretti ficou na "zona de pontos" da prova.
Mortara lidera os testes da manhã (e o dia) em Valência
Durante as três primeiras horas de teste no Circuito Ricardo Tormo, todos os pilotos correram normalmente; na verdade, todos completaram um grande número de voltas, com as 53 voltas de Maximilian Gunther como recorde, enquanto Jean-Eric Vergne estava do outro lado da balança, com 32 voltas.
Em termos de tempos de volta, Edoardo Mortara liderou o caminho com 1:21.493, que acabaria sendo o tempo mais rápido de todo o dia. Atrás dele, seu companheiro de equipe na Mahindra foi o segundo colocado, Nyck de Vries, 0s093 abaixo do ritmo. O top 3 foi completado por Jake Dennis (+0s176).
Os dois carros da Porsche ficaram bem posicionados, em quarto e quinto, enquanto Dan Ticktum deu alguma esperança à Cupra Kiro com um sexto lugar depois de uma segunda-feira que deixou muitas dúvidas.
Quanto a Pepe Marti, o espanhol fechou a tabela a 1s334 do melhor tempo, antes de dar um passo à frente na sessão da tarde.
Como foi a corrida simulada?
A "corrida simulada" é um momento de destaque nos testes da Fórmula E e, nesta ocasião, foi repleta de ação, com alguns toques e problemas com o Pit Boost.
Pepe Martí se envolveu em um incidente quando colidiu com um dos Citroens, forçando-o a ir para os boxes e se afastar do pelotão, o que obviamente afetou sua corrida e o fez terminar em último lugar entre os pilotos que cruzaram a bandeira quadriculada. No entanto, seu único objetivo era claramente aprender os procedimentos ao volante desses peculiares carros elétricos.
A corrida teve vários períodos de safety car para reunir o pelotão e outro longo período de bandeira vermelha, o que gerou reclamações do Dan Ticktum, que não conseguia entender o que estava acontecendo durante um dos testes de direção de prova.
Depois de várias ultrapassagens e um SC tardio, a corrida foi reiniciada a cinco voltas do final e foi nesse momento que a grande maioria optou por ativar seu "Modo Ataque", portanto, houve muita ação na pista. No final, foram adicionadas duas voltas extras e Nico Müller, o novo piloto da Porsche, venceu com uma vantagem de 5 segundos sobre Nyck De Vries, com Jack Dennis em terceiro lugar em um hipotético pódio. Drugovich foi o nono e di Grassi terminou em 13º.
Ticktum lidera na tarde de terça-feira em Valência e Pepe Martí vem logo atrás
Após a corrida de simulação, os testes foram retomados e houve boas notícias para Cupra Kiro, com Dan Ticktum liderando a tabela de tempos com 1:21.746, um tempo que foi pouco mais de dois décimos mais lento do que o tempo de Mortara na sessão da manhã.
O segundo colocado da tarde foi Müller com 1:21.927, enquanto Taylor Barnard ficou em terceiro com 1:29.59.
Nesta quarta-feira, a ação será retomada no teste de pré-temporada da Fórmula E em Valência, mas com uma novidade, já que haverá apenas três horas de ação na pista, das 9h às 12h.
Resultado da corrida simulada da F-E em Valência:
| Posição | Piloto | Equipe | Voltas | Diferença | Melhor volta |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | N. Müller | ABT | 29 | Líder | 1:23.224 |
| 2 | N. De Vries | Mahindra | 29 | +5.250 | 1:23.451 |
| 3 | J. Dennis | Andretti | 29 | +5.940 | 1:23.889 |
| 4 | J. Vergne | DS Penske | 29 | +8.703 | 1:24.052 |
| 5 | M. Evans | Jaguar | 29 | +10.802 | 1:24.666 |
| 6 | J. Eriksson | Visão | 29 | +11.789 | 1:25.653 |
| 7 | S. Buemi | Envision | 29 | +12.649 | 1:24.594 |
| 8 | P. Wehrlein | Porsche | 29 | +14.657 | 1:24.060 |
| 9 | F. Drugovich | Andretti | 29 | +17.416 | 1:23.616 |
| 10 | Z. Maloney | Andretti | 29 | +18.102 | 1:25.559 |
| 11 | D. Ticktum | Cupra | 29 | +34.413 | 1:26.793 |
| 12 | E. Mortara | Mahindra | 29 | +1:00.824 | 1:22.627 |
| 13 | L. Di Grassi | ABT | 28 | 1 volta | 1:23.442 |
| 14 | J. Martí | Cupra | 28 | 1 volta | 1:26.378 |
| 15 | N. Cassidy | Jaguar | 28 (PIT) | - | 1:23.725 |
| 16 | T. Barnard | Porsche | 23 (PIT) | - | 1:23.744 |
| 17 | M. Günther | Maserati | 20 (PIT) | - | 1:24.323 |
| 18 | O. Rowland | Nissan | 19 (PIT) | - | 1:27.420 |
| 19 | N. Nato | Nissan | 19 (PIT) | - | 1:26.910 |
| 20 | A. Da Costa | Porsche | 17 (PIT) | - | 1:25.401 |
Resultado (agregado) do segundo dia de testes da F-E em Valência:
| Posição | Piloto | Equipe | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1 | E. Mortara | Mahindra | 1:21.493 |
| 2 | N. De Vries | Mahindra | 1:21.586 |
| 3 | J. Dennis | Andretti | 1:21.669 |
| 4 | D. Ticktum | Cupra | 1:21.746 |
| 5 | P. Wehrlein | Porsche | 1:21.777 |
| 6 | N. Müller | Porsche | 1:21.848 |
| 7 | T. Barnard | DS | 1:21.959 |
| 8 | M. Evans | Jaguar | 1:21.980 |
| 9 | N. Cassidy | Citroën | 1:22.042 |
| 10 | M. Günther | DS | 1:22.045 |
| 11 | S. Buemi | Envision | 1:22.076 |
| 12 | J. Vergne | Citroën | 1:22.111 |
| 13 | P. Martí | Cupra | 1:22.128 |
| 14 | Z. Maloney | Lola | 1:22.217 |
| 15 | A. Da Costa | Jaguar | 1:22.239 |
| 16 | O. Rowland | Nissan | 1:22.261 |
| 17 | N. Nato | Nissan | 1:22.261 |
| 18 | L. Di Grassi | Lola | 1:22.270 |
| 19 | F. Drugovich | Andretti | 1:22.282 |
| 20 | J. Eriksson | Envision | 1:22.318 |
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.