Recomendado para você

F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

F3
F3
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026
F1: Com Verstappen no páreo, chefe da Red Bull revela que há mais atualizações por vir

F1: Com Verstappen no páreo, chefe da Red Bull revela que há mais atualizações por vir

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Com Verstappen no páreo, chefe da Red Bull revela que há mais atualizações por vir
"Stock Car - Mais Rápido que o Tempo": curta-documentário é aplaudido no "Oscar" do cinema automotivo mundial

"Stock Car - Mais Rápido que o Tempo": curta-documentário é aplaudido no "Oscar" do cinema automotivo mundial

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
"Stock Car - Mais Rápido que o Tempo": curta-documentário é aplaudido no "Oscar" do cinema automotivo mundial
Análise

Por que, mesmo modesto, time de Massa na F-E tem potencial

Piloto chega à categoria de carros elétricos em equipe que jamais ganhou, mas tem bons motivos para acreditar em melhora

Felipe Massa signs with Venturi, Alejandro Agag
Felipe Massa, Venturi
Felipe Massa signs with Venturi, Alejandro Agag
Edoardo Mortara, Venturi Formula E Team
Maro Engel, Venturi Formula E Team, Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler
Maro Engel, Venturi Formula E Team, Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Maro Engel, Venturi Formula E Team, Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler
Maro Engel, Venturi Formula E Team
Maro Engel, Venturi Formula E Team

Depois de 15 temporadas como piloto de Fórmula 1, Felipe Massa chegará no ano que vem à equipe Venturi na Fórmula E. Ver o piloto dando o próximo passo na carreira é um fato a celebrar, porém, notando o histórico do time na Fórmula E, é de se estranhar a escolha do brasileiro.

Até hoje a equipe não fez muito no campeonato. Na verdade, o momento de maior destaque do time até aqui foi exatamente na primeira corrida da história da Fórmula E, em Pequim no ano de 2014. Tentando assumir a ponta na última curva, Nick Heidfeld foi tocado por Nicolas Prost e abandonou a prova com uma capotagem impressionante no carro da Venturi a menos de 500 metros da linha de chegada.

 

De lá até aqui, o time (que chegou a até mesmo contar com o aposentado Jacques Villeneuve no início da temporada 2015-2016) conquistou apenas três pódios em quarto temporadas, nunca venceu e poucas vezes figurou na parte da frente do grid.

No entanto, isso tem tudo para mudar no futuro.

No último ano a equipe formou uma parceria que promete transformar sua história dentro do mundial - algo que certamente Massa esteve de olho ao assinar seu contrato de três anos.

A partir desta temporada, a Venturi está ao lado da HWA, time que atualmente é responsável por administrar as entradas da Mercedes no DTM, no GT e o desenvolvimento dos motores alemães para a Fórmula 3.

E com a saída da Mercedes do DTM ao fim deste ano, o caminho está aberto para uma maior participação da montadora via HWA na Fórmula E. Isso significa que a Venturi tende a aos poucos ter seu controle tomado pela montadora de Stuttgart, que confirmou sua entrada oficial na F-E a partir da temporada 2019-2020.

Com isso, Massa chega na F-E com um papel dos mais importantes. Piloto de mais sucesso na Fórmula 1 no grid do próximo ano, ele será o maior responsável por preparar o terreno para que a Mercedes chegue na categoria com um pacote competitivo em 2019-2020, e provavelmente via Venturi.

Por isso, com o grande investimento prometido pela Mercedes para bater de frente com as rivais alemãs Audi e BMW (que entra também na temporada 2019-2020), Massa tem todos os motivos para acreditar que pode disputar pódios, vitórias e títulos por seu time no futuro. A temporada 2018-2019 será só o início de um ciclo muito maior.

Artigo anterior Fórmula E será um desafio para Massa, diz Turvey
Próximo artigo Time de F1 da Mercedes irá colaborar com projeto na F-E

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros