Últimas notícias

Soberano, Vergne vence em Paris; Di Grassi é segundo

Correndo em casa, piloto da Techeetah liderou oitava etapa da Fórmula E de ponta a ponta para seguir na liderança do campeonato

Jean-Eric Vergne, Techeetah

O ePrix de Paris, oitava etapa da temporada 2017/2018 da Fórmula E e disputado na manhã deste sábado, foi vencido pelo líder do campeonato e pole position da prova, o francês Jean-Eric Vergne.

Correndo em casa, Vergne só teve a liderança ameaçada na primeira metade da corrida, mas após a troca de carro seguiu soberano até cruzar a linha de chegada na primeira posição.

O segundo posto ficou com Lucas di Grassi, que largou em sexto, foi ganhando posição atrás de posição e nos últimos metros ganhou a segunda posição de presente de Andre Lotterer, que ficou sem bateria e ainda permitiu a ultrapassagem de Sam Bird.

Quem não teve motivos para comemorar foi Nelsinho Piquet, que bateu nos dois treinos livres, largou em 18º, mas abandonou a corrida.

Com a vitória, Vergne foi a 147 pontos e se isolou ainda mais na liderança do campeonato da F-E, com 31 de vantagem sobre Bird, que agora tem 116, Felix Rosenqvist segue em terceiro com 86.

Lucas Di Grassi, que chegou a Paris em oitavo na tabela com 39 pontos, agora tem 58 e saltou para a quinta posição. Já Nelsinho Piquet não pontuou e com os mesmos 45 ponto caiu para sétimo.

A corrida

Logo na largada, o piloto da casa, líder do campeonato e pole position, Jean-Eric Vergne, arrancou forte e manteve a primeira posição, enquanto Sam Bird, o segundo do grid, chegou a ser ultrapassado por Andre Lotterer, mas conseguiu superar o posto pouco depois.

Mais atrás, Lucas di Grassi, sexto do grid, conseguiu largar bem e ganhou uma posição. Quem também fez uma boa largada foi Nelsinho Piquet, que da 18ª posição do grid, saltou para 16º.

Pouco depois, Mich Evans, Tom Blomqvist e Ma Qing Hua bateram e causaram uma bandeira amarela. Na relargada, Vergne voltou acelerar forte e segurou a ponta, seguido por Bird em segundo e Lotterer em terceiro.

Um pouco mais atrás, Di Grassi colocava pressão sobre Maro Engel na tentativa de tomar a quarta posição do alemão da Venturi, enquanto Nelsinho superava Nicolas Prost para tomar o 14º posto do francês.

Quem também fazia uma boa corrida de recuperação era Daniel Abt, que largou em 15º e na décima volta já estava em nono. Quatro voltas mais tarde, Abt foi para cima de Turvey e subiu para sétimo.

Entre os líderes, Vergne seguia na ponta pressionado por Bird, que além de perseguir o líder do campeonato, tentava segurar a forte pressão de Lotterer. O parceiro de Vergne na Techeetah acabou exagerando um pouco na dose e para não bater, precisou tirar um pouco o pé, perdendo um pouco de contato com os dois primeiros.

Na 24ª das 49 voltas programadas, Vergne parou para trocar de carro e conseguiu voltar à pista na frente de Bird e Lotterer. Di Grassi, que atrasou sua parada e chegou a liderar a prova, voltou à pista em quinto, mas logo depois ultrapassou Engel e assumiu a quarta posição.

O que se viu a partir daí, foi Di Grassi adotando um ritmo muito forte e diminuindo volta a volta a vantagem de Lotterer.

Na 36ª volta, Lotterer ultrapassou Bird e acabou tocando no britânico da Virgin Racing. O toque acabou beneficiando Di Grassi, que pouco depois também superou Bird para assumir a terceira posição.

O maior beneficiado pela confusão foi Vergne, que a partir daí seguiu mais líder do que nunca, com seu companheiro de equipe em segundo e servindo de escudeiro, com a missão de segurar Di Grassi. Mais atrás, Nelsinho enfrentava problemas e entrava nos boxes para abandonar a prova.

Enquanto as dez últimas voltas foram de absoluta tranquilidade para Vergne, foram de pressão implacável de Di Grassi sobre Lotterer, que acabou sem bateria e deu a segunda posição de presente ao brasileiro.

Quem também se deu bem foi Bird, que, apesar de bater no lento carro de Lotterer, conseguiu terminar a corrida em terceiro.

Resultado

Cla #PilotoEquipeVoltasTempoGapIntervalokm/hAposentadoriaPontos
1   25 france Jean-Eric Vergne  china Techeetah 49 -         28
2   1 brazil Lucas di Grassi  germany Audi Sport Team Abt 49 4.882 4.882 4.882     19
3   2 united_kingdom Sam Bird  united_kingdom Virgin Racing 49 8.897 8.897 4.015     15
4   5 germany Maro Engel  monaco Venturi 49 9.287 9.287 0.390     12
5   9 switzerland Sébastien Buemi  france DAMS 49 10.194 10.194 0.907     10
6   18 germany Andre Lotterer  china Techeetah 49 10.855 10.855 0.661     8
7   66 germany Daniel Abt  germany Audi Sport Team Abt 49 13.918 13.918 3.063     6
8   19 sweden Felix Rosenqvist  india Mahindra Racing 49 15.271 15.271 1.353     4
9   16 united_kingdom Oliver Turvey  china NIO Formula E Team 49 19.557 19.557 4.286     2
10   6 argentina Jose Maria Lopez  united_states Dragon Racing 49 20.989 20.989 1.432     1
11   23 germany Nick Heidfeld  india Mahindra Racing 49 21.698 21.698 0.709      
12   7 belgium Jérôme d'Ambrosio  united_states Dragon Racing 49 26.723 26.723 5.025      
13   4 italy Edoardo Mortara  monaco Venturi 49 29.937 29.937 3.214      
14   36 united_kingdom Alex Lynn  united_kingdom Virgin Racing 49 43.112 43.112 13.175      
15   20 new_zealand Mitch Evans  united_kingdom Jaguar Racing 49 43.989 43.989 0.877      
16   8 france Nicolas Prost  france DAMS 48 1 lap 1 volta 1 volta      
17   68 china Ma Qing Hua  china NIO Formula E Team 46 3 laps 3 voltas 2 voltas      
  dnf 3 brazil Nelson Piquet Jr.  united_kingdom Jaguar Racing 32 17.831 17 voltas 14 voltas   Aposentadoria  
  dnf 27 united_kingdom Tom Blomqvist  united_states Andretti Autosport 32 18.801 17 voltas 0.970   Aposentadoria  
  dnf 28 portugal Antonio Felix da Costa united_states Andretti Autosport 2 18.118 47 voltas 30 voltas   Aposentadoria

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vergne sobra na pista e é pole em Paris; Di Grassi é 6º
Próximo artigo TABELA: Vergne amplia vantagem e Di Grassi salta para quinto

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil