Soberano, Vergne vence em Paris; Di Grassi é segundo
Correndo em casa, piloto da Techeetah liderou oitava etapa da Fórmula E de ponta a ponta para seguir na liderança do campeonato
O ePrix de Paris, oitava etapa da temporada 2017/2018 da Fórmula E e disputado na manhã deste sábado, foi vencido pelo líder do campeonato e pole position da prova, o francês Jean-Eric Vergne.
Correndo em casa, Vergne só teve a liderança ameaçada na primeira metade da corrida, mas após a troca de carro seguiu soberano até cruzar a linha de chegada na primeira posição.
O segundo posto ficou com Lucas di Grassi, que largou em sexto, foi ganhando posição atrás de posição e nos últimos metros ganhou a segunda posição de presente de Andre Lotterer, que ficou sem bateria e ainda permitiu a ultrapassagem de Sam Bird.
Quem não teve motivos para comemorar foi Nelsinho Piquet, que bateu nos dois treinos livres, largou em 18º, mas abandonou a corrida.
Com a vitória, Vergne foi a 147 pontos e se isolou ainda mais na liderança do campeonato da F-E, com 31 de vantagem sobre Bird, que agora tem 116, Felix Rosenqvist segue em terceiro com 86.
Lucas Di Grassi, que chegou a Paris em oitavo na tabela com 39 pontos, agora tem 58 e saltou para a quinta posição. Já Nelsinho Piquet não pontuou e com os mesmos 45 ponto caiu para sétimo.
A corrida
Logo na largada, o piloto da casa, líder do campeonato e pole position, Jean-Eric Vergne, arrancou forte e manteve a primeira posição, enquanto Sam Bird, o segundo do grid, chegou a ser ultrapassado por Andre Lotterer, mas conseguiu superar o posto pouco depois.
Mais atrás, Lucas di Grassi, sexto do grid, conseguiu largar bem e ganhou uma posição. Quem também fez uma boa largada foi Nelsinho Piquet, que da 18ª posição do grid, saltou para 16º.
Pouco depois, Mich Evans, Tom Blomqvist e Ma Qing Hua bateram e causaram uma bandeira amarela. Na relargada, Vergne voltou acelerar forte e segurou a ponta, seguido por Bird em segundo e Lotterer em terceiro.
Um pouco mais atrás, Di Grassi colocava pressão sobre Maro Engel na tentativa de tomar a quarta posição do alemão da Venturi, enquanto Nelsinho superava Nicolas Prost para tomar o 14º posto do francês.
Quem também fazia uma boa corrida de recuperação era Daniel Abt, que largou em 15º e na décima volta já estava em nono. Quatro voltas mais tarde, Abt foi para cima de Turvey e subiu para sétimo.
Entre os líderes, Vergne seguia na ponta pressionado por Bird, que além de perseguir o líder do campeonato, tentava segurar a forte pressão de Lotterer. O parceiro de Vergne na Techeetah acabou exagerando um pouco na dose e para não bater, precisou tirar um pouco o pé, perdendo um pouco de contato com os dois primeiros.
Na 24ª das 49 voltas programadas, Vergne parou para trocar de carro e conseguiu voltar à pista na frente de Bird e Lotterer. Di Grassi, que atrasou sua parada e chegou a liderar a prova, voltou à pista em quinto, mas logo depois ultrapassou Engel e assumiu a quarta posição.
O que se viu a partir daí, foi Di Grassi adotando um ritmo muito forte e diminuindo volta a volta a vantagem de Lotterer.
Na 36ª volta, Lotterer ultrapassou Bird e acabou tocando no britânico da Virgin Racing. O toque acabou beneficiando Di Grassi, que pouco depois também superou Bird para assumir a terceira posição.
O maior beneficiado pela confusão foi Vergne, que a partir daí seguiu mais líder do que nunca, com seu companheiro de equipe em segundo e servindo de escudeiro, com a missão de segurar Di Grassi. Mais atrás, Nelsinho enfrentava problemas e entrava nos boxes para abandonar a prova.
Enquanto as dez últimas voltas foram de absoluta tranquilidade para Vergne, foram de pressão implacável de Di Grassi sobre Lotterer, que acabou sem bateria e deu a segunda posição de presente ao brasileiro.
Quem também se deu bem foi Bird, que, apesar de bater no lento carro de Lotterer, conseguiu terminar a corrida em terceiro.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 49 | - | 28 | |||||
2 | 1 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 49 | 4.882 | 4.882 | 4.882 | 19 | |||
3 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 49 | 8.897 | 8.897 | 4.015 | 15 | |||
4 | 5 | Maro Engel | Venturi | 49 | 9.287 | 9.287 | 0.390 | 12 | |||
5 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 49 | 10.194 | 10.194 | 0.907 | 10 | |||
6 | 18 | Andre Lotterer | Techeetah | 49 | 10.855 | 10.855 | 0.661 | 8 | |||
7 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 49 | 13.918 | 13.918 | 3.063 | 6 | |||
8 | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 49 | 15.271 | 15.271 | 1.353 | 4 | |||
9 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 49 | 19.557 | 19.557 | 4.286 | 2 | |||
10 | 6 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 49 | 20.989 | 20.989 | 1.432 | 1 | |||
11 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 49 | 21.698 | 21.698 | 0.709 | ||||
12 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 49 | 26.723 | 26.723 | 5.025 | ||||
13 | 4 | Edoardo Mortara | Venturi | 49 | 29.937 | 29.937 | 3.214 | ||||
14 | 36 | Alex Lynn | Virgin Racing | 49 | 43.112 | 43.112 | 13.175 | ||||
15 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 49 | 43.989 | 43.989 | 0.877 | ||||
16 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 48 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | ||||
17 | 68 | Ma Qing Hua | NIO Formula E Team | 46 | 3 laps | 3 voltas | 2 voltas | ||||
dnf | 3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing | 32 | 17.831 | 17 voltas | 14 voltas | Aposentadoria | |||
dnf | 27 | Tom Blomqvist | Andretti Autosport | 32 | 18.801 | 17 voltas | 0.970 | Aposentadoria | |||
dnf | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 2 | 18.118 | 47 voltas | 30 voltas | Aposentadoria |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.