Abu Dhabi lança nova categoria ambiciosa de corridas autônomas
Abu Dhabi está prestes a lançar uma nova categoria que visa ultrapassar os limites das corridas autônomas, prometendo uma “nova era de entretenimento desportivo”.
A Abu Dhabi Autonomous Racing League (A2RL) estabelecerá uma série de corridas de alto nível sem pilotos na pista de Yas Marina da Fórmula 1 nos Emirados Árabes Unidos, usando carros da Super Fórmula, a principal categoria de monopostos do Japão, que podem andar a quase 300km/h.
O primeiro evento está marcado para 27 de abril, e foi projetado para exibir o ritmo incrível da pilotagem autônoma ao unir os principais cientistas, programadores e desenvolvedores do mundo em competição.
O objetivo é remodelar o futuro da mobilidade, combinando inteligência artificial de ponta com sensores e tecnologia informática de última geração. Em jogo está um prêmio de US$ 2,25 milhões, enquanto as equipes lutam para tornar seus carros mais rápidos e dirigir de maneira mais inteligente que os adversários.
O conceito da A2RL vem do Grupo ASPIRE, o braço de gestão de programas do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada da capital dos Emirados Árabes Unidos.
“Isto é algo em que estamos investindo a longo prazo”, afirma o diretor executivo da ASPIRE, Tom McCarthy. “Houve tentativas de fazer isso, como o Indy Autonomous Challenge e o Roborace, mas o grande desafio ainda precisa ser enfrentado".
“Eles fizeram grandes avanços e nós construímos em cima de seus trabalhos, mas o que queremos ver é um processo que estará aqui por muitos anos. Queremos algo que ultrapasse o desenvolvimento da tecnologia e sua aplicação nas ruas".
“Estamos tornando isso real: correr em público e criar algo divertido. Dessa forma, poderemos promover avanços na ciência e na tecnologia, bem como na aceitação do consumidor".
“Queremos ter certeza de que nosso público, seja na pista ou online, tenha uma experiência muito rica e agradável".
O chassi padronizado Dallara EAV24, baseado no design do Super Formula SF23, será movido por um motor de corrida turboalimentado de quatro cilindros, baseado em uma unidade Honda de dois litros, entregando potência através de uma caixa de câmbio de seis velocidades.
Os carros contarão com sete câmeras Sony de 360 graus, quatro radares ZF ProWave, três lidars Falcon Kinetic e um computador de bordo Neousys de alto nível com GPS.
O carro já foi testado na pista de Dubai com um piloto real – o ex-piloto da Red Bull na F1 Daniil Kvyat – mas a área do cockpit das máquinas agora está repleta de eletrônicos enquanto se prepara para eventos de corrida.
Esta “pilha de corrida autônoma” moverá o carro pela pista por meio de um sistema drive-by-wire que opera os controles regulares.
“Isso será como fazer um experimento científico em público”, disse McCarthy. “Queríamos um carro que realmente impressionasse, e o carro da Super Fórmula foi perfeito, pois eles acabaram de lançar um novo chassi Dallara no ano passado que pudemos desenvolver para direção autônoma".
“A pilha autônoma percebe o ambiente, envia os sinais para o computador, e então o verdadeiro desafio das equipes é programá-la para que atue em todos esses sinais e instrua os atuadores a controlar o carro".
“O desafio para os programadores é fundir todos os dados disponíveis e aproveitá-los para operar o carro de forma autônoma. Uma vez que o carro liga, ele fica sozinho – ninguém pode interferir nisso".
“O único controle externo, seja da equipe ou do controle da corrida, é a instrução de parada por motivos de segurança. O carro deve completar tarefas na pista, como ultrapassar outro carro, sozinho".
“Vamos montar carros e pedir-lhes que façam coisas autônomas, e estamos convidando o público para ver o que acontece. Acreditamos que isso pode levar à aceitação do que é realmente possível.”
Além de lançar a sua nova série de desportos motorizados, com vários carros em pista ao mesmo tempo, a A2RL foi concebida para ser uma plataforma de investigação e desenvolvimento que possa impulsionar o campo da tecnologia autónoma.
“Ao organizar um evento de automobilismo, o grande desafio que estamos tentando enfrentar diz respeito à segurança no trânsito”, acrescentou McCarthy. “Temos visto enormes avanços na tecnologia dos carros que todos conduzem, mas o que não vimos foi uma diminuição substancial nos acidentes rodoviários e nas mortes.
“Acreditamos que a grande razão para isso é a grande lacuna entre o que o carro pode fazer e o que o piloto médio pode fazer. Assim, os carros ficam mais seguros quando você bate, minimizando as consequências com zonas de deformação e airbags extensos, mas o que vamos focar é em evitar o acidente em primeiro lugar. A robótica autónoma e a IA podem colmatar essa lacuna, entre o carro e o condutor, para proporcionar resultados mais seguros nas estradas.
“Chegar lá não é fácil. Acreditamos que os carros do futuro continuarão a ser conduzidos por seres humanos e que os carros ou táxis sem condutor serão a minoria, provavelmente em áreas urbanas, circulando muito lentamente. Pelo menos na próxima década ou duas.
“Queremos nos concentrar na direção ativa. Então, no mundo real, não queremos tirar o motorista do carro, queremos mantê-lo mais seguro. Realizar o potencial é avançar nos avanços tecnológicos e permitir que os motoristas vejam esta tecnologia em ação para aceitá-la.”
Para criar a competição, foram montadas equipes dos Emirados Árabes Unidos, China, Alemanha, Hungria, Itália, Cingapura, Suíça e Estados Unidos, e começarão com acesso ao software fornecido a bordo dos carros, que poderão então construir ou substituí-los conforme acharem adequado.
A ASPIRE promete uma “estrutura mista” de formatos de corrida, pois prova o conceito do que está tentando alcançar. Se tiver sucesso, a ASPIRE espera expandir-se para um futuro calendário de corridas com eventos na Europa e na Ásia, bem como expandir-se para corridas off-road de buggy e drones no futuro.
“No final, também queremos gamificar a experiência”, disse McCarthy. “Desenvolvemos uma câmera VR que podemos colocar nos carros para que as pessoas possam ter uma experiência de realidade virtual e desenvolvemos um aplicativo e um processo para que você possa entrar em um carro fantasma e correr contra o que está acontecendo na pista.
“Uma visão disso seria ver corridas mensais em um mundo virtual acontecendo paralelamente às três corridas que realizaremos por ano. Gostaríamos de criar todo um ecossistema em torno desta corrida, para que seja divertido, educativo e também de desenvolvimento.”
Visite A2RL.io para obter mais informações.
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