Segunda temporada da A2RL traz corridas autônomas de volta a Abu Dhabi
11 pilotos autônomos equipados com tecnologia de ponta irão para Yas Marina em novembro para competir por 2.25 milhões de dólares e pela supremacia sem motorista

A2RL season launch
A Abu Dhabi Autonomous Racing League, ou Liga de Corrida Autônoma de Abu Dhabi (A2RL), está de volta para uma segunda temporada e promete mais carros, mais tecnologia avançada, mais emoções, mais derramamentos e mais... tudo. A continuação da inovadora primeira temporada de 2024 tem como objetivo desenvolver o que já foi feito antes.
Para os não iniciados, a A2RL é uma corrida como nenhuma outra. No evento de 2025, 11 equipes colocarão na pista carros sem pilotos no lendário Circuito Yas Marina. Caso "autônomo" não seja uma pista grande o suficiente, você não encontrará um ser humano no cockpit dos carros derivados da série EAV-25 Super Formula. O objetivo das equipes é criar um veículo que possa correr competitivamente sem uma pessoa atrás do "volante", contando com sensores, LiDAR e o tipo de tecnologia que você pode encontrar em um filme da Marvel.
A rodada de 2025 da A2RL, desta vez parte da primeira Semana Autônoma de Abu Dhabi, está ultrapassando os limites dentro e fora da pista, explicou Stephane TImpano, CEO da ASPIRE (organizadora da A2RL e parte do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada do governo dos Emirados Árabes Unidos)
"Este ano, o jogo é totalmente diferente", disse Timpano. "Nossas equipes treinaram por muito mais tempo do que na primeira corrida, todas as equipes do ano passado foram reconfirmadas, e nossa equipe do Japão, a TGM Grand Prix, já é uma equipe de corrida de Super Fórmula estabelecida, então eles estão encarando a corrida como uma corrida, não como um experimento científico".

A2RL retornará a Yas Marina
Foto de: A2RL
Com um prêmio multimilionário em jogo, as equipes esperam que o treinamento tenha valido a pena.
O evento deste ano apresenta algumas diferenças importantes em relação à corrida de 2024. Em primeiro lugar, o carro foi ajustado. O EAV-25 é uma versão reforçada e mais resistente do primeiro piloto da A2RL. Usando o EAV-24 como base, o feedback da equipe foi ouvido, e o novo carro tem recursos aprimorados de hardware e software para maior controle, bem como melhorias sob a pele para tornar os carros mais capazes e confiáveis na pista.
Derivado de um carro de Super Fórmula, as partes oleosas que conduzem a tecnologia autônoma não são para os fracos de coração. Alimentado por um motor Honda turbo de 2,0 litros, o EVA-25 pode atingir velocidades de até 300 km/h, o que deve proporcionar uma corrida emocionante.
Desta vez, as equipes puderam aprimorar suas habilidades no mundo virtual. Embora os testes no mundo real sejam possíveis, nem todas as equipes puderam participar, mas a Web é um espaço seguro para todos.
O A2RL SIM-Sprint é uma competição virtual de quatro etapas que as equipes podem usar para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA) em um espaço seguro. Não só foi útil para as equipes, mas também tem um uso no mundo real, acrescenta Timpano: "Os simuladores virtuais são muito relevantes na preparação do futuro da mobilidade."

O EVA-25 pode atingir 186 mph
Foto de: A2RL
O treinamento para situações do mundo real longe do perigo significa que, quando chegar a hora de a tecnologia ser implantada nas ruas, ela será segura para todos. Na primeira temporada, as equipes tiveram apenas três meses para se prepararem coletivamente; com os testes virtuais, elas têm muito mais dados para trabalhar.
"Isso dá aos pilotos de IA e às equipes muito treinamento", diz Timpano. "Portanto, esperamos que isso se reflita também na maneira como eles operam. Para as novas equipes, isso as ajudou a se preparar para a fase de testes do A2RL. Atualmente, estamos correndo em Yas Marina para que eles aprendam o básico. No ano passado, algumas das equipes não sabiam realmente como funcionava o conjunto básico do carro. Isso tem a ver com a preparação e o treinamento das equipes para ajudá-las a ter um desempenho melhor. Além disso, para que nós, como órgão organizador, possamos prepará-las melhor, e a nós mesmos, para o que pode acontecer em 2025."
O desempenho máximo será necessário para a corrida de 2025. Enquanto no ano passado havia oito equipes competindo em uma rodada final com quatro carros, desta vez 11 equipes buscam ser um dos seis carros que disputam o primeiro lugar e um prêmio de 2,25 milhões de dólares - uma mudança e tanto, você há de concordar. Com mais tempo para aprimorar seu código e para que sua IA aprenda a lidar com mais eventualidades, a final deverá ser emocionante.
Além do evento principal, há mais uma coisa importante que Timpano espera que dê um grande salto: Homem x Máquina.

A A2RL usa carros de Super Fórmula modificados
Foto de: A2RL
No ano passado, um carro da A2RL correu contra o ás da F1 Daniil Kvyat. Embora não tenha sido um caso de competição completa, o carro autônomo ainda manteve o ritmo do humano. Kvyat cruzou a linha de chegada 10 segundos à frente de seu concorrente de IA, uma diferença que Timpano pretende diminuir este ano.
"Dez segundos entre Daniil e um carro autônomo foi, para as pessoas do setor de autonomia, absolutamente incrível", disse Timpano. "Especialmente considerando que, três meses antes, havia minutos entre eles. Este ano, esperamos que essa distância seja menor." O refinamento de um ano deve produzir bons resultados.
A A2RL é uma grande parte de um grande evento - Abu Dhabi Autonomous Week, um evento que destaca o que os Emirados são capazes de fazer no espaço da autonomia. Os visitantes da Yas Marina terão a oportunidade de ver e experimentar uma grande variedade de eventos com o tema STEM. O Drift-X, que retorna do ano passado, destaca a tecnologia autônoma em outras aplicações, menos picantes, por exemplo. Depois que a corrida terminar, os fãs não vão querer sair correndo, pois há uma programação repleta fora da pista para eles aproveitarem - música, atividades e muito mais farão com que o fim de semana na Ilha Yas seja repleto.
O automobilismo tem sido usado há muito tempo como uma forma de avançar rapidamente a tecnologia, para testá-la ao máximo em um ambiente seguro. Isso faz parte da meta da A2RL - - para viabilizar a tecnologia autônoma que pode ser usada no desenvolvimento de carros de estrada e garantir que Abu Dhabi esteja na vanguarda disso.

Lançamento da temporada da A2RL
Foto de: A2RL
"Estamos tentando ver o futuro aqui", acrescenta Timpano. "Por meio do automobilismo, buscamos aprimorar a tecnologia autônoma por meio de corridas, seja ela capaz de voar [há uma competição de drones A2RL extremamente avançada também], flutuar na água ou correr em terra. Também se trata de colocar os Emirados Árabes Unidos no mapa quando se trata de autonomia e IA.
O evento de 2025 também é o segundo de um compromisso de vários anos. O primeiro ano foi uma base boa, embora ocasionalmente complicada, diz Timpano: "No ano passado, estávamos brincando com fogo. Com menos de um ano de desenvolvimento, obtivemos muito apoio e entusiasmo. Tratava-se de provar que poderia funcionar".
Há um plano de quatro anos para a A2RL, e muita coisa mudou desde o primeiro ano. "Veremos como evoluir a liga ano a ano. O primeiro ano foi apenas com carros e um lançamento suave de drones. Agora, os drones foram totalmente lançados", comenta Timpano. "No próximo ano, tanto os drones quanto os carros devem atingir a maturidade em termos de desempenho das equipes, e começaremos a ver mais ação na pista e no céu."
2024 foi um começo fantástico, o que 2025 nos reserva? E o quanto você acha que Danil Kvyat está preocupado neste momento? Para descobrir, acesse a2rl.io e registre-se para obter ingressos gratuitos para a corrida. Você não vai querer perdê-la.
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.