GT Sprint Race: Henriques/Seid na ponta do primeiro treino em Curitiba

Dupla da PRO desbancou rivais da PROAM para ficar na liderança geral na manhã deste sábado na capital paranaense

GT Sprint Race em Curitiba, com Henriques/Seid na ponta

GT Sprint Race em Curitiba, com Henriques/Seid na ponta

Luciano Santos

No começo da manhã deste sábado, a GT Sprint Race realizou o primeiro treino livre para a etapa 'Inverse Race' do campeonato Brasil, disputada neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba.

Assim, as máquinas de uma das principais categorias do esporte a motor no País foram à pista por 45 minutos e no máximo 18 voltas na sessão oficial inaugural do sexto evento da 10ª temporada da GTSR, que realiza neste domingo a quarta etapa de seu campeonato nacional.

O editor recomenda:

E quem levou a melhor foi a dupla Marcelo Henriques/Alex Seid. A bordo do GTSR#300, eles garantiram o melhor tempo geral e na categoria PRO, a mais competitiva, com a marca de 1min30s243.

Na classe AM, a mais democrática da GTSR 2021, o líder foi Giovani Girotto, com o GTSR#72, registrando 1min32s364. Já na categoria intermediária, a PROAM, Pedro Costa/Antonio Junqueira, do GTSR#161, desbancaram a concorrência com 1min30s477.

Líder na PRO, Henriques falou sobre o TL1: “Começamos com o pé direito, bem consistentes, estudando cada curva e melhorando a cada volta. Sabemos o que precisamos fazer, mas no classificatório é o que vale."

"Fico feliz porque já saímos desse treino sabendo o que precisamos fazer para manter a posição. Adoro quando é assim por que precisamos usar a inteligência fora da pista, sem estar naquela adrenalina dentro do carro", seguiu o piloto mineiro.

"Naturalmente, vamos pensar muito no que precisamos com relação ao campeonato e quem faz qual corrida. Então, como dividimos o carro, será estratégico mesmo", ponderou, tendo em vista as duas corridas do fim de semana.

"Gosto bastante desta etapa com grid inverso pelo fato de saber que o oitavo está sempre mais rápido que o primeiro. Isso traz uma noção melhor para o público que acompanha ao vivo", ressaltou. 

"Por esse lado é muito legal para eles e também para nós. Com essa variação, as disputas ficam mais divertidas as disputas”, completou Henriques, que divide o carro com o companheiro Alex Seid.

Já o líder da AM, Girotto, contou como foram as suas primeiras voltas na etapa. “Nós fomos uns dos primeiros a andar na pista e dei seis voltas, sendo quatro mais rápidas e conseguindo cravar um resultado satisfatório", celebrou o piloto da casa, que está 'sozinho' no #72.

Costa, na ponta da PROAM, disse: “Lideramos o pelotão por boa parte das voltas, então fiquei bem feliz com todo o rendimento do carro, deram certo os acertos e acabamos com um segundo lugar no geral."

O companheiro de Junqueira ressalta que a dupla pode concorrer com adversários da PRO: "É onde brigamos e no fundo queremos sempre estar no topo geral e, por conseguinte, no primeiro lugar na categoria PROAM."

ETAPA #INVERSERACE

Um dos diferenciais no regulamento para a etapa é que serão duas tomadas de tempos (Q1 e Q2) com duração de 10 minutos cada. Os carros comandados por duplas deverão ter cada classificatório feito por um piloto.

Os classificatórios terão seus tempos somados e divididos por dois e, então, estará definido o resultado final. Além disso, o grid invertido, que compõe o calendário desde 2014, será repetido nessa etapa, como previsto. Na primeira corrida, são invertidos os oito primeiros em relação ao resultado do classificatório. Para a segunda corrida, nova inversão dos oito primeiros. Cada corrida vale 25 pontos.

TRANSMISSÕES - As corridas da GT Sprint Race, sem público, têm transmissão ao vivo para todo o país no Motorsport.com, e, pela TV, o BandSports também mostra a 2ª corrida do evento. Durante a semana, após cada etapa, também terão destaque no Acelerados (SBT). A geração de imagens é da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.

Confira o resultado do primeiro treino oficial:

1) #300 Marcelo Henriques/Alex Seid, PRO, 1min30seg243

2) #161 Pedro Costa/Antonio Junqueira, PROAM, 1min30seg477

3) #13 Rafael Dias, PROAM, 1min30seg546

4) #35 Pedro Aizza, PROAM, 1min30seg588

5) #25 Sérgio Ramalho/Eduardo Trindade, PRO, 1min30seg597

6) #11 Weldes Campos, PRO, 1min31seg269

7) #04 Julio Campos /Léo Torres, PRO, 1min31seg296

8) #83 Gabriel Casagrande/Eduardo Pavelski, PRO, 1min31seg428

9) #793 Adalberto Baptista, PROAM, 1min31seg885

10) #19 Luciano Zangirolami/Nathan Brito, PRO, 1min31seg887

11) #73 Francesco Franciosi, PROAM, 1min31seg938

12) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, PRO, 1min32seg080

13) #72 Giovani Girotto, AM, 1min32seg364

14) #82 Gerson Campos, PRO, 1min32seg433

15) #17 Walter Lester, AM, 1min32seg737

16) #37 Luis Debes, AM, 1min32seg773

17) #31 Caê Coelho/Adriano Ramos, AM, 1min33seg485

18) #59 Danny Candia/Oscar Bittar, AM, 1min36seg949

19) #12 Ernesto Benitez, AM, sem tempo

 

Programação da GT Sprint Race em Curitiba:

Sábado, 04 de setembro

10h55 às 11h40 – Treino oficial 2

16h30 às 16h40 – Treino classificatório 1

16h50 às 17h00 – Treino classificatório 2

 

Domingo, 05 de setembro

08h30 – Corrida 1

12h10 – Corrida 2

F1 AO VIVO: Tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO para o GP da HOLANDA, com o debate sobre o GRID em ZANDVOORT

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #129 - A aposentadoria de Raikkonen e tudo sobre o GP da Holanda

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GT Sprint Race abre fim de semana com treinos extras em Curitiba
Próximo artigo GT Sprint Race: Camilo é o mais rápido do dia antes do quali em Curitiba

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil