Recomendado para você

Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1

Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1
Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos

Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos
Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos

Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos
Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1

Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1
Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1

Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1
Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos

Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos
Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista

Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista
FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista

FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista
Análise

Análise: A saga do DeltaWing está só no começo

Analista do Motorsport.com fala sobre o desenvolvimento DeltaWing e o que o futuro reserva para o revolucionário conceito das pistas

#0 Panoz DeltaWing Racing DWC13: Katherine Legge, Andy Meyrick, Sean Rayhall, Andreas Wirth
#0 Panoz DeltaWing Racing DWC13: Katherine Legge, Andy Meyrick, Sean Rayhall, Andreas Wirth
#0 Panoz DeltaWing Racing DWC13: Katherine Legge, Andy Meyrick, Sean Rayhall, Andreas Wirth
Deltawing electric motor
Panoz DeltaWing GT Concept
Panoz DeltaWing GT Concept
2013 DeltaWing
Dr. Don Panoz com o novo DeltaWing Racing Cars, DeltaWing LM12 Elan Coupé
#0 Panoz DeltaWing Racing DWC13: Katherine Legge, Andy Meyrick, Sean Rayhall, Andreas Wirth
#0 Panoz DeltaWing Racing DWC13: Katherine Legge, Andy Meyrick, Sean Rayhall, Andreas Wirth
DeltaWing bate

Durante as 24 Horas de Daytona deste ano, o carro da Starworks parou no meio da pista e diversos carros conseguiram desviar, menos o DeltaWing pilotado por Andy Meyrick, que culpou as interferências no rádio de bordo que, segundo ele,  o impediram de ser comunicado a tempo de evitar o obstáculo na pista. 

O curioso veículo que se assemelha ao que seria um 'caça a jato rastejante' estava disputando a liderança da prova, tendo ocupado o primeiro lugar por 3 ocasiões diferentes. O acidente acabou interrompendo o que prometia ser a melhor corrida do badalado conceito desde sua estreia de 2012 em Le Mans.  

De lá para cá, mudando de proprietários algumas vezes, inclusive com disputas judiciais, o desenho original de Ben Bowlby sofreu diversas modificações, sendo a mais notável delas a introdução de uma cabine, entretanto, sempre mantendo a proposta inicial de dramaticamente melhorar o arrasto aerodinâmico e reduzir o peso de um protótipo de corrida de igual categoria pela metade. O resultado final dessas inovações implicam em velocidades iguais com a metade do uso de cavalos de potência e metade do consumo.

No lançamento, o DeltaWing foi celebrado pelos fãs americanos como a resposta do país as tentativas internacionais de se produzir carros de corrida de menor consumo, a maioria deles enveredando para projetos com motores híbridos. Como se houvesse uma aposta conservadora no uso de combustíveis fósseis, afirmando que era mais eficiente e barato tratar o problema do consumo pelo lado aerodinâmico do que pelo lado do tipo de motor e combustível. Algo que lembra a atual disputa na Fórmula 1 entre o tricampeonato da Red Bull em cima de feitos aerodinâmicos e o bicampeonato da Mercedes em cima de particularidades secretas em sua unidade de potência híbrida.

Por ironia do destino, a grande dor de cabeça do DeltaWing de Don Panoz, o  tenaz e renomado empresário do automobilismo esportivo proprietário da equipe Panoz DeltaWing Racing, tem sido a confiabilidade dos motores a combustão interna que o projeto usa. Dificilmente o DeltaWing termina as  corridas de Endurance que disputa na IMSA, muito embora tenha havido progressos.

Por mais ironia do destino ainda, na mesma semana que os treinos livres para as 24 Horas de Daytona indicavam que finalmente o modelo de 2016 teria sanado todos os problemas do veículo, é anunciada uma parceria entre a DeltaWing Technology Group e a DHX Electric Machines Inc., empresa essa que anuncia ter desenvolvido um revolucionário motor elétrico 75% menor que os atuais de igual capacidade motriz.

A intenção de ambas as empresas é desenvolver veículos elétricos e híbridos usando o desenho do DeltaWing e o novo diminuto motor elétrico. Nesse ponto, é importante lembrar que Don Panoz pretende produzir carros de passeio além dos de corrida.

“Santo caça a jato rastejante”, diria Robin para Batman dentro do Batmóvel.

 

João C. Corrêa trabalha há quase 5 anos na sede da Motosport.com Global em Miami. No Brasil trabalhou durante muitos anos como programador (Buccaneer Software-MSX).

Artigo anterior Pipo Derani revela final "assustador" e impressiona equipe
Próximo artigo Barrichello é confirmado nas 12 Horas de Sebring

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros