Bourdais vence em St. Pete; Tony é 11º e Leist abandona
Tetracampeão da Indy recebeu a vitória de presente após Rossi e Wickens baterem na penúltima volta
A etapa de St. Petersburg, que neste sábado abriu a temporada 2018 da IndyCar, foi vencida pelo tetracampeão da categoria Sebastien Bourdais, que largou em 14º.
Bourdais ganhou a primeira posição de presente, depois que Robert Wickens e Alexander Rossi, que disputavam a ponta, se enroscaram na penúltima volta da prova.
A segunda posição ficou com Graham Rahal e James Hinchcliffe foi o terceiro. Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon completaram o top-5.
Entre os brasileiros, Tony Kanaan largou em décimo e depois de rodar na pista e cair para as últimas posições, conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada em 11º. Já Matheus Leist, terceiro do grid, enfrentou problemas em seu carro e depois de muito tempo parado no box, conseguiu voltar para a pista, mas bateu no muro e abandonou a prova.
A corrida
Logo na largada, o novato Robert Wickens, que largou da pole position, acelerou forte e segurou a ponta. Segundo do grid, Will Power, rodou na curva 2 e cedeu a segunda posição ao também novato Matheus Leist, que em seguida foi ultrapassado por Jordan King.
Mais atrás, o companheiro de AJ Foyt de Leist, Tony Kanaan, foi tocado por Zach Veach, derrapou na pista e perdeu muitas posições. Pouco depois, Charlie Kimball escapou da pista e causou a primeira bandeira amarela.
Na relargada, autorizada na quinta volta, Wickens conseguiu manter a ponta, com King em segundo, Alexander Rossi em terceiro e Leist em quarto. Pouco depois, a bandeira amarela voltou a ser agitada depois de um acidente envolvendo Graham Rahal e Spencer Pigot.
Logo após a relargada, King foi para cima e até chegou a tomar a ponta de Wickens, mas o canadense conseguiu dar o troco e reassumiu a liderança. Leist também conseguiu reassumir a terceira posição, mas por pouco tempo, com Rossi conseguindo dar o troco logo em seguida.
Tony Kanaan, que perdeu muitas posições após rodar, fazia uma boa corrida de recuperação e com 14 voltas completadas, já era 11º. Uma volta mais tarde, Leist enfrentou problemas eletrônicos em seu carro e entrou nos pits para reparos, o que comprometeu sua corrida.
Na 25ª volta, Wickens parou para reabastecimento e troca de pneus e enquanto estava nos pits, foi ultrapassado por Sebastien Bourdais, Pigot e caiu para terceiro.
Quatro voltas mais tarde, Leist, que mesmo depois de perder muito tempo nos pits, voltou para a pista, mas escapou em uma curva, bateu no muro e causou a terceira bandeira amarela da corrida.
Na relargada, autorizada na 34ª volta, Bourdais segurou a ponta, com Pigot em segundo e Wickens em terceiro. Uma volta mais tarde, Scott Dixon bateu no carro de Takuma Sato, em uma tentativa de ultrapassagem de sobre James Hinchcliffe. O incidente causou a quarta bandeira amarela da corrida.
A bandeira verde autorizando mais uma relargada foi agitada na 39ª volta e Bourdais, com os pneus muito desgastados, foi ultrapassado por Wickens, que voltou à liderança. Pouco depois, a bandeira amarela foi agitada pela quinta vez, depois que Jack Harvey escapou da pista e ficou parado em um ponto perigoso do circuito.
Em mais uma relargada, autorizada na 46ª volta, Wickens se aproveitou da melhor condição de seus pneus e acelerou para se manter na ponta, com Rosso em segundo e Andretti em quarto. Um pouco mais atrás, Kanaan, que caiu para as últimas posições após rodar, fazia boa corrida de recuperação e já estava em sétimo.
Com metade da prova disputada, Wickens, que chegou à Indy neste ano vindo do DTM, seguia líder da prova, com Rossi em segundo e Hinchcliffe em terceiro. Ryan Hunter-Reay e Spencer Pigot fechavam o top-5.
Na 60ª volta, Wickens parou para reabastecimento e troca de pneus e acabou perdendo a liderança para Bourdais. Mais atrás, Rossi colou no vácuo de Ed Jones para tomar a quarta posição do piloto da Chip Ganassi.
Faltando 40 voltas para o final, Wickens, que estava com pneus mais novos, começou a atacar Bourdais, que àquela altura estava há 28 voltas com o mesmo jogo de pneus, e tentava a todo custo ultrapassar o francês.
Na volta 79, Scott Dixon, então décimo colocado, foi avisado que deveria cumprir um drive through por ter excedido a velocidade máxima no pitlane.
Faltando 28 voltas para o final, Wickens adiantou sua parada para reabastecimento e, como tinha boa vantagem sobre Rossi, seu principal rival na briga pela liderança, conseguiu voltar na frente. De volta à pista na segunda posição, Wickens herdou a liderança de Hunter-Reay, então primeiro colocado, após o campeão de 2012 precisar entrar nos pits para trocar pneus e reabastecer.
A 20 voltas da bandeira quadriculada, Rossi começou a diminuir a vantagem de Wickens e a liderança do canadense, que largou da pole position e liderou grande parte da corrida.
A 12 voltas para o final, Rossi perdeu o ponto de freada, passou reto em uma curva e deixou Wickens mais tranquilo na ponta. Quatro voltas mais tarde, Rene Binder passou reto em uma curva, bateu na barreira de pneus e causou a sétima bandeira amarela da corrida.
Na relargada, autorizada a cinco voltas do fim, Wickens conseguiu sair mais forte e se manteve na liderança, mas Max Chilton bateu na barreira de pneus e a bandeira amarela foi agitada pela oitava vez.
A duas voltas do final os pilotos relargaram e, em uma tentativa de ultrapassagem, Rossi tocou no carro de Wickens, que rodou e acabou abandonando a prova. Com isso, Bourdais, então terceiro colocado, ganhou a ponta de presente e acabou cruzando a linha de chegada em primeiro. Graham Rahal foi o segundo e James Hinchcliffe foi o terceiro.
Confirao resultado da corrida:
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 18 | Sébastien Bourdais | 110 | 2:17'48.4954 | 86.207 | 4 | 51 | ||||
2 | 15 | Graham Rahal | 110 | 2:17'48.6223 | 0.1269 | 0.1269 | 86.205 | 3 | 40 | ||
3 | 27 | Alexander Rossi | 110 | 2:17'49.2063 | 0.7109 | 0.5840 | 86.199 | 3 | 36 | ||
4 | 5 | James Hinchcliffe | 110 | 2:17'50.0129 | 1.5175 | 0.8066 | 86.191 | 3 | 32 | ||
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 110 | 2:17'50.4861 | 1.9907 | 0.4732 | 86.186 | 4 | 31 | ||
6 | 9 | Scott Dixon | 110 | 2:17'50.7670 | 2.2716 | 0.2809 | 86.183 | 6 | 28 | ||
7 | 1 | Josef Newgarden | 110 | 2:17'51.8796 | 3.3842 | 1.1126 | 86.171 | 4 | 26 | ||
8 | 10 | Ed Jones | 110 | 2:17'52.7946 | 4.2992 | 0.9150 | 86.162 | 3 | 24 | ||
9 | 98 | Marco Andretti | 110 | 2:17'53.3317 | 4.8363 | 0.5371 | 86.156 | 3 | 22 | ||
10 | 12 | Will Power | 110 | 2:17'54.6226 | 6.1272 | 1.2909 | 86.143 | 4 | 20 | ||
11 | 14 | Tony Kanaan | 110 | 2:17'55.0130 | 6.5176 | 0.3904 | 86.139 | 3 | 19 | ||
12 | 30 | Takuma Sato | 110 | 2:17'55.8959 | 7.4005 | 0.8829 | 86.130 | 5 | 18 | ||
13 | 22 | Simon Pagenaud | 110 | 2:17'56.4857 | 7.9903 | 0.5898 | 86.124 | 4 | 17 | ||
14 | 88 | Gabby Chaves | 110 | 2:17'57.7226 | 9.2272 | 1.2369 | 86.111 | 4 | 16 | ||
15 | 21 | Spencer Pigot | 109 | 2:17'58.4449 | 1 lap | 1 lap | 85.320 | 6 | 15 | ||
16 | 26 | Zach Veach | 109 | 2:17'59.5769 | 1 lap | 1.1320 | 85.309 | 5 | 14 | ||
17 | 19 | Zachary Claman DeMelo | 109 | 2:18'01.0830 | 1 lap | 1.5061 | 85.293 | 5 | 13 | ||
18 | 6 | Robert Wickens | 108 | 2:14'42.2366 | 2 laps | 1 lap | 86.590 | 3 | 16 | ||
19 | 59 | Max Chilton | 108 | 2:17'58.8999 | 2 laps | 3'16.6633 | 84.533 | 5 | 11 | ||
20 | 23 | Charlie Kimball | 107 | 2:17'59.9877 | 3 laps | 1 lap | 83.739 | 6 | 10 | ||
21 | 20 | Jordan King | 107 | 2:18'00.2211 | 3 laps | 0.2334 | 83.737 | 5 | 10 | ||
22 | 32 | Rene Binder | 100 | 2:05'47.7910 | 10 laps | 7 laps | 85.853 | 5 | Accident | 8 | |
23 | 60 | Jack Harvey | 38 | 51'57.7167 | 72 laps | 62 laps | 78.981 | 1 | Spun off | 7 | |
24 | 4 | Matheus Leist | 16 | 33'39.7289 | 94 laps | 22 laps | 51.334 | 2 | Accident | 6 |
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