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Indy tenta esclarecer novo código de conduta dos pilotos

CEO da categoria explica os novos procedimentos quanto ao comportamento dos pilotos quando falarem à TV ou contra outros competidores

Mark Miles
Mark Miles, CEO de Hulman e Company
Ed Carpenter, CFH Racing Chevrolet
Sage Karam, Chip Ganassi Racing Chevrolet
Will Power, Team Penske Chevrolet, Sage Karam, Chip Ganassi Racing Chevrolet, Marco Andretti, Andretti Autosport Honda
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet

Na tarde de terça-feira a Indy divulgou a revisão de seu livro de regras e com mudanças na conduta dos pilotos. Entre outros pontos, o comunicado dizia que eles estariam proibidos de ameaçar ou denegrir a imagem de qualquer companheiro, concorrente ou a marca INDYCAR; questionar a integridade ou a legitimidade das regras da categoria, denegrir o calendário da Indy; ameaçar ou denegrir qualquer relação comercial da INDYCAR, incluindo patrocinadores ou as empresas de radiodifusão e ameaçar a integridade e a reputação ou a confiança do público do esporte.

Para evitar qualquer tipo de mal entendido, o CEO da Indy, Mark Miles, veio a público para explicar que não se trata de censura: "Esta regra não é uma mordaça. Reconhecemos a controvérsia. Há tensão e drama em todo o automobilismo hoje em dia. O drama é o que faz a corrida ficar tão intrigante, juntamente com a controvérsia e a tensão, que fazem parte da agenda da categoria.

Sobre se as novas medidas poderiam pasteurizar o comportamento dos envolvidos: "Nossos pilotos são concorrentes e não temos o interesse em eliminar a emoção ou limitar a cobertura da mídia que cobre a IndyCar". Miles citou um exemplo: "Uma das pessoas que faz parte da cobertura é Paul Tracy, que em seu auge era a síntese de um piloto passional."

O CEO também tentou explicar o caso como o do último sábado: "Algumas pessoas tem especulado sobre se o que houve entre Ed Carpenter e Sage Karam em Iowa seria passível de punição com a nova regra, o que não é o caso. As mudanças não podem cruzar a linha da competitividade da Indy."

"Sentimos que é nossa responsabilidade distinguir sobre o que é uma declaração que denigre o nosso esporte ou algum outro piloto do que venha da intensa natureza competitiva da série. Esta regra é para garantir que temos autoridade para agir quando nós sentimos que é necessário", finalizou o dirigente.

 

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