Rubinho conquista outro top 5 e sobe para 11º na classificação da Indy
Fora da disputa pelo título, Helinho lamenta últimos resultados, enquanto Kanaan pede desculpas à equipe por batida
A penúltima etapa do campeonato da Fórmula Indy, realizada nas ruas de Baltimore, foi de altos e baixos para os brasileiros. Quem comemorou foi Rubens Barrichello, que conquistou seu segundo top 5 consecutivo e subiu para a 11ª colocação no campeonato. Já Helio Castroneves, décimo, e Tony Kanaan, que abandonou, lamentaram o fato de terem se despedido da disputa pelo título. Bruno Junqueira, que fazia sua estreia no ano, se acidentou.
"Estou orgulhoso de conseguir outra prova entre os cinco primeiros. Não queria me envolver naquela confusão no fim, e peço desculpas para o pessoal que achou que fui um pouco agressivo lá com Dario [Franchitti] e Will [Power]. Mas fiquei feliz com a corrida e com o carro desde a hora que desembarquei aqui. Gostei muito dessa pista e estou satisfeito por ter conseguido outro top 5", comentou Rubinho, que tinha chegado em quarto na prova de Sonoma.
Com a décima colocação na etapa deste domingo, para Helio Castroneves agora resta brigar pelo vice-campeonato, já que está a mais de 43 pontos de Will Power, margem máxima que um piloto consegue tirar em uma corrida.
"Obviamente, esta não é a condição em que gostaria de me encontrar antes da última prova do campeonato. Lutei muito pelo título desde a primeira vez que sentei no carro, ainda nos testes de inverno, e estive forte na disputa o tempo todo. Mas corrida é assim mesmo", falou Helinho, que considerou a prova complicada: "A pista por si só já representava dificuldades. Com a chuva, então, piorou mais ainda. Fiz o que pude para me manter na briga, mas tive problemas principalmente na penúltima relargada e a última bandeira amarela foi muito longa, não dando chances para que eu tentasse ganhar posições no último trecho em bandeira verde”, finalizou.
Tony, que andava entre os líderes antes de abandonar, assumiu a culpa pelo erro que lhe tirou da prova: "Sinto muito pelos meus mecânicos e engenheiros que me deram um ótimo carro, bem competitivo e acho que terminaríamos muito bem. Buscava ganhar o máximo de tempo com as voltas rápidas antes da minha última parada, mas cometi um erro e deu no que deu. Foi muito ruim, mas o meu pessoal disse que tenho crédito. Enfim, vamos para Fontana encerrarmos o ano da melhor forma possível", comentou o campeão de 2004.
A última e decisiva etapa do campeonato será as 500 Milhas de Fontana, com a disputa restrita ficando entre Will Power e Ryan Hunter-Reay, separados por 17 pontos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.