Porsche lidera após drama da Toyota; Senna é 2º na geral
Japoneses veem tudo ruir em menos de uma hora e Porsche #1 herda liderança da prova; com atraso do Toyota #8 e do Porsche #2, Bruno Senna e Nelsinho Piquet aparecem no pódio na classificação geral
Se no final da oitava hora a Toyota já havia sofrido o primeiro golpe ao ver o #8 sofrer problemas no motor dianteiro e praticamente aniquilar as chances de bom resultado, a décima hora se mostrou fatal para o time japonês.
Quando o safety car deixou a pista - o Ford GT #66 rodou e deixou muitos detritos na pista, por isso a entrada - o #7, que liderava a prova com relativa facilidade, enfrentou um problema na embreagem e deixou Kamui Kobayashi pelo meio do caminho. Com isso, o Porsche #1, de Nick Tandy, Andre Lotterer e Neel Jani, assumiu a liderança da prova.
Kobayashi tentou levar o carro até os boxes utilizando somente o motor elétrico, mas o carro não chegou aos boxes, deixando todos desolados na Toyota.
Instantes depois, a situação se agravou ainda mais: o #9, que já enfrentara dificuldades e vinha atrasado em relação aos líderes, se envolveu em um acidente com um retardatário na reta dos boxes e teve problemas no pneu traseiro esquerdo.
Nicolas Lapierre conduzia o #9 e, em uma situação semelhante à de Kobayashi, também se arrastou pela pista, parando pouco antes da entrada dos boxes. Com os problemas enfrentados pelo Toyota #8 e pelo Porsche #2 anteriormente, quem aparecia em segundo ao final da 12ª hora de prova era o líder da LMP2: o #31 de Bruno Senna.
O #13, que tem Nelsinho Piquet como um dos pilotos, vinha em segundo na classe, terceiro na classificação geral. O #5 de Andre Negrão era o quarto na LMP2, enquanto o #29, de Rubens Barrichello, vinha em 17º.
Já pela LMGTE-Pro, mudanças. Após sofrer com um pneu furado ainda no início de prova, o Aston Martin #95, de Jonathan Adam, Nicki Thiim e Marco Sorensen voltaram à liderança, seguidos pelo #97, que conta com Daniel Serra.
O Ford GT #67, que tem Pipo Derani entre os pilotos e chegou a andar em segundo, perdeu posições e chegou à metade da prova em sétimo. O Ford GT #68, com Tony Kanaan no trio, vinha imediatamente atrás.
Na LMGTE-Am, a Ferrari #84 seguia firme na liderança, enquanto o Corvette #50, com Fernando Rees como o único piloto profissional do trio, não conseguia manter o ritmo médio dos demais e era o 15º - o último colocado na classe e penúltimo entre os que estavam na pista.
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