Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Piloto suíço da CIP Green Power continua tratamento em Kuala Lumpur após um grave acidente na volta de formação da etapa da Malásia
Boas notícias vindas da Malásia. A equipe CIP Green Power divulgou mais uma atualização sobre o estado de saúde de Noah Dettwiler, confirmando que o jovem piloto suíço de Moto3 está acordado, comunicando-se com a família e recebeu alta da unidade de terapia intensiva.
O piloto de 20 anos sofreu um acidente muito grave durante a volta de formação da etapa da Malásia no domingo, que também envolveu o espanhol José Antonio Rueda. O impacto forçou a interrupção das atividades na pista e exigiu intervenção médica imediata, já que o suíço sofreu várias paradas cardíacas e precisou ser reanimado no próprio circuito de Sepang antes de ser evacuado de helicóptero para um hospital em Kuala Lumpur.
Em seu comunicado, a equipe disse que o piloto foi submetido a várias operações de emergência, incluindo a remoção do baço para interromper o sangramento interno e uma cirurgia inicial na perna, que tinha uma fratura exposta. Além disso, ele sofreu contusões pulmonares graves e um cateter intracraniano foi colocado para controlar a pressão.
Os médicos informaram na quarta-feira (29) que sua condição não era mais crítica e, desde então, Dettwiler "continua a mostrar um progresso notável". Nas últimas horas, novas radiografias revelaram uma rachadura em seu pescoço, o que significa que ele terá que usar um colar cervical por várias semanas.
Ele foi transferido para uma clínica particular em Kuala Lumpur, onde continuará sua recuperação. Ele ainda terá que se submeter a uma nova cirurgia na perna, embora a equipe diga que ainda não foi decidido se isso ocorrerá na Malásia ou quando ele puder retornar à Suíça.
"Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos à equipe médica do Circuito Internacional de Sepang e do hospital em Kuala Lumpur por seu excepcional profissionalismo, apoio e cuidado", disse a CIP Green Power, que também agradeceu as muitas mensagens de apoio recebidas do paddock da MotoGP e de todo o mundo.
Por fim, a equipe também quis lembrar de Rueda, que continua a se recuperar dos ferimentos e que segue progredindo rapidamente na recuperação: "Nossos pensamentos estão com José Antonio Rueda, bem como com toda a sua equipe e entes queridos neste momento difícil. Enviamos a eles todo o nosso apoio".
Após vários dias de grande preocupação, a mensagem da CIP Green Power traz o otimismo de volta ao paddock. Dettwiler permanece estável, acordado e se recuperando passo a passo, acompanhado por sua família em Kuala Lumpur.
Declaração oficial da equipe da CIP Green Power sobre Dettwiler
Durante a volta de reconhecimento do GP da Malásia no domingo, Noah Dettwiler sofreu um grave acidente. O incidente exigiu intervenção médica imediata no circuito, onde Noah sofreu várias paradas cardíacas e foi reanimado.
Posteriormente, ele foi levado de helicóptero para o hospital em Kuala Lumpur, onde os médicos realizaram várias operações de emergência, incluindo a remoção do baço para interromper o sangramento grave e uma operação inicial na perna, que havia sofrido uma fratura exposta. Ele também foi equipado com um cateter para controlar a pressão intracraniana. Além disso, ele sofreu contusões pulmonares graves e permaneceu em estado crítico por vários dias.
Na quarta-feira, os médicos anunciaram que seu estado não era mais crítico e, desde então, ele continua a apresentar um progresso notável. Após outras radiografias, os médicos também descobriram uma rachadura em seu pescoço. Ele terá que usar um colar cervical por algumas semanas para estabilizar a área.
Agora ele está acordado e se comunicando com a família e os médicos. No início do dia, ele recebeu alta da unidade de terapia intensiva e foi transferido para uma clínica particular em Kuala Lumpur para continuar sua recuperação. Ele deverá ser submetido a uma nova cirurgia na perna, embora ainda não esteja claro quando ele poderá retornar à Suíça e se a operação será realizada na Malásia ou após sua repatriação.
Em nome da família e de toda a equipe, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos à equipe médica do Circuito Internacional de Sepang, bem como ao hospital em Kuala Lumpur, pelo excepcional profissionalismo, apoio e cuidado.
Também gostaríamos de agradecer a todos pelas muitas mensagens de apoio recebidas do paddock e de todo o mundo. Elas são muito apreciadas por sua família e por todos nós. Nossos pensamentos também estão com José Antonio Rueda, bem como com toda a sua equipe e entes queridos, neste momento difícil. Enviamos a eles todo o nosso apoio.
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.