Honda: Telemetria mostra chute de Rossi em freio de Marquez
Vice-presidente de competições da montadora japonesa nega que Marquez estivesse segurando Rossi em duelo
O acontecimento que sacudiu o mundo do esporte a motor há uma semana continua dando o que falar. No GP da Malásia, após muita tensão nos bastidores, Marc Marquez e Valentino Rossi se encontraram na pista para um duelo no qual o orgulho pessoal foi muito além do terceiro posto em jogo.
Na sétima volta de 20, Rossi, infeliz com a suposta conduta de Marquez de tentar freá-lo de propósito para Lorenzo escapar na frente e tirar sua vantagem no campeonato, tirou Marc da linha rápida e, segundo confirma agora o vice-presidente da HRC, lhe deu um chute no freio.
Shuhei Nakamoto não acredita que Marquez estivesse freando de propósito Rossi. "Os tempos de volta que eles estavam fazendo eram bastante rápidos, mostrando claramente que não estava havendo qualquer intenção de Marc segurar Valentino”, disse.
“Além disso, depois que Marc caiu, Valentino teve pista livre à frente e seus tempos de volta não foram mais rápidos. Para nós, ambos estavam dando o máximo. Ambos queriam o terceiro lugar para chegar em Dani e Jorge. Mas, é claro, a batalha abriu uma diferença para os dois da frente."
Segundo ele, Rossi foi propositalmente com o pé no freio dianteiro da Marquez para fazê-lo cair. "É óbvio que Valentino intencionalmente empurrou Marc para fora da pista, o que está fora das regras. Marc não teve outra opção que não fosse sair do traçado.”
“Os dados da moto de Marc mostram que, mesmo quando estava tentando evitar o contato com Valentino, sua alavanca de freio dianteiro recebeu um impacto que travou o pneu da frente. Este foi o motivo de sua queda. Acreditamos que essa pressão tenha sido o resultado de um pontapé de Rossi.”
“Os dados da moto de Marc estão disponíveis se alguém da Dorna, da FIM ou da mídia desejar verificar."
Segundo Nakamoto, Marquez não teve intenção de atrapalhar Rossi. "Eu conheço Marc bem. Ele é um cara bom, com valores fortes e honestos. Marc estava apenas tentando defender sua posição, como qualquer piloto faria. Acreditamos que ele guiava a 100%."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.