MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
Depois de questionar a decisão de continuar com o GP da Malásia de Moto3 após um grave acidente, italiano diz que nova produção também carece de sensibilidade
Francesco Bagnaia questionou a decisão da MotoGP de lançar um pequeno documentário para marcar o 10º aniversário do infame e polêmico episódio entre Valentino Rossi e Marc Márquez.
O circuito de Sepang será lembrado para sempre como o local onde a rivalidade entre Márquez e Rossi atingiu seu auge. Este último chegou à Malásia em 2015 com uma vantagem de 11 pontos no topo da classificação sobre seu companheiro de equipe na Yamaha, Jorge Lorenzo, faltando apenas duas etapas para o fim da temporada. Durante a coletiva de imprensa antes do evento, Rossi acusou abertamente o rival de ajudar deliberadamente o compatriota - comentários que deixaram todos em choque, inclusive o próprio Márquez.
Mas ninguém poderia imaginar até que ponto as tensões entre Rossi e Márquez aumentariam quando a corrida começasse no domingo. O confronto entre os dois na pista terminou com o espanhol, na época o principal piloto da Honda, no chão depois de ser forçado a abandonar por Rossi, que foi acusado de estender intencionalmente a perna para derrubá-lo.
Em resposta ao incidente, os comissários deram a Rossi três pontos de penalidade em sua licença. Como ele já tinha transgressões anteriores, isso o obrigou a começar a corrida final em Valência na última posição.
A vitória de Lorenzo na corrida, juntamente com o quarto lugar de Rossi, deu o título ao piloto da Yamaha. O resultado teve como consequência uma divisão na base de fãs, separando-os entre os apoiadores de Rossi e os de Márquez.
As consequências do famoso Sepang Clash
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Coincidindo com o 10º aniversário desse episódio no último fim de semana, a promotora do campeonato, Dorna, lançou um documentário de 26 minutos revisitando os eventos. As imagens incluem algumas das principais figuras, como Lorenzo, Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa (o vencedor da corrida naquele dia), mas não os dois protagonistas. Em um determinado momento, um Bagnaia muito jovem também aparece no fundo da garagem de Rossi - um detalhe que o atual piloto da Ducati diz não ter entendido muito bem.
As observações foram feitas quando Bagnaia criticou duramente aqueles que decidiram continuar com a programação do GP da Malásia deste ano após o acidente envolvendo Jose Antonio Rueda e Noah Dettwiler.
Ele apelou para uma maior sensibilidade por parte dos responsáveis por decidir quando tais eventos traumáticos se tornam demais para os pilotos continuarem e questionou se não teria sido mais sensato suspender a corrida de Moto3. O bicampeão mundial de MotoGP comparou essa situação com a decisão de lançar o documentário sobre o que aconteceu há 10 anos entre Rossi e Márquez.
"Em muitos aspectos, os pilotos têm uma sensibilidade que aqueles que tomam certas decisões simplesmente não têm", disse Bagnaia. "A ideia de lançar um documentário sobre o Sepang Clash não foi brilhante".
Além dos aspectos do elenco e de seu próprio envolvimento involuntário, Bagnaia não se sentiu confortável com o momento do lançamento, já que Marco Simoncelli perdeu a vida em um acidente em Sepang em 23 de outubro de 2011.
Francesco Bagnaia, Equipe Ducati
Foto de: Qian Jun / MB Media via Getty Images
"Acho que alguns papéis foram mostrados de forma um pouco distorcida. Não quero entrar nesse assunto, mas lançá-lo no aniversário da morte de [Marco] Simoncelli também foi um pouco particular", acrescentou, visivelmente chateado com a forma como a filmagem foi usada depois que ele se recusou a participar.
"Lembro que me perguntaram sobre isso no início do ano e eu já havia dito que não era apropriado falar sobre isso. Eles até incluíram Dovizioso, que disse que não se lembra de nada. E eu também não entendi por que eles me mostraram", concluiu Bagnaia.
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.