MotoGP: Martín tem operação bem-sucedida na clavícula, mas Aprilia não determina prazo para retorno
Marca italiana anunciou ainda que piloto espanhol não será substituído no GP deste fim de semana, alinhando apenas Bezzecchi na equipe oficial

Como anunciado ontem pela Aprilia, o campeão da MotoGP Jorge Martín foi submetido a uma bem-sucedida cirurgia para reparar a clavícula direita quebrada na largada da corrida sprint do GP do Japão. Mas a equipe preza pela cautela e não determina um prazo para a volta do espanhol, que não será substituído da etapa de Mandalika neste fim de semana.
Antes da chegada à primeira curva do circuito de Motegi, Martín perdeu o controle de sua RS-GP e, ao cair, acertou a moto do companheiro de equipe, Marco Bezzecchi. O espanhol voou pela pista, quase sendo atingido por outras motos e foi parar apenas na caixa de brita, após um impacto forte no chão.
A marca italiana divulgou uma nota nesta terça-feira (30) para confirmar que tudo havia corrido bem e para anunciar que, neste fim de semana, em Mandalika, eles contarão apenas com Bezzecchi no grid, sem substituir "Martinator". Isso é permitido pelas regras na corrida imediatamente após uma lesão.
"A operação da clavícula direita de Jorge Martín foi concluída com sucesso", explica a nota. "O piloto, após um acidente na sprint em Motegi, sofreu uma fratura em sua clavícula direita. No domingo, Martín retornou à Espanha para se submeter a uma cirurgia para corrigir a fratura, que foi realizada na manhã de terça no Hospital Universitari Dexeus, pela equipe do Dr. Xavier Mir", explica o comunicado da Aprilia.

Jorge Martin, Equipe Aprilia Racing, Marco Bezzecchi, Aprilia Racing
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Como esta é a quarta lesão da temporada para o campeão, no momento há cautela quanto a quando ele poderá voltar ao assento de sua moto: "Os tempos de recuperação serão avaliados nos próximos dias, dependendo do pós-operatório. Para o GP da Indonésia, Martín não será substituído, conforme permitido pelas regras". Não se pode descartar, portanto, que o piloto de testes Lorenzo Savadori possa ser convocado para as próximas corridas.
Como mencionado, essa é a quarta lesão do piloto espanhol em um 2025 que tem sido um verdadeiro calvário desde o início, já que ele sofreu uma fratura dupla na mão direita e outra no pé esquerdo durante os testes em Sepang. Pouco antes do início do Mundial, quando parecia ter se recuperado, ele se machucou enquanto avaliava sua condição em uma supermoto, sofrendo uma fratura tripla na mão esquerda que exigiu uma longa parada.
A pior lesão ocorreu logo em seu retorno, no GP do Catar. Nos estágios finais da corrida em Lusail, ele escorregou e foi atingido pela roda dianteira da Ducati de Fabio Di Giannantonio, sofrendo 11 fraturas nas costelas e um pneumotórax. À luz desse novo incidente, o espanhol soma apenas sete GPs disputados na temporada.
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.