MotoGP: Para pilotos da Honda, perda de concessões seria “nada além de boas notícias”
Marca japonesa está perto de perder as concessões do Grupo D, mas seus pilotos de fábrica dizem que isso mostra o progresso que fabricante está fazendo
Luca Marini e Joan Mir disseram que ficariam muito satisfeitos se a Honda perdesse a melhor das concessões da MotoGP no próximo ano, apesar do impacto potencial no desenvolvimento da RC213V.
A Honda, juntamente com a Yamaha, está atualmente ranqueada no Grupo D no sistema de concessão da MotoGP, que oferece aos fabricantes em dificuldades benefícios adicionais em áreas como testes, uso de motores e entradas de wildcards em corridas.
A fabricante japonesa aproveitou ao máximo esses benefícios para sair de sua pior queda de resultados na história da MotoGP, conquistando a vitória no chuvoso GP da França, e pódios em Silverstone, Motegi e Sepang, com pista seca.
No entanto, isso também teve um efeito indireto, com a Honda à beira de perder as concessões do Grupo D para a temporada 2026. Se ela marcar apenas mais nove pontos na final de Valência neste fim de semana, acabará no mesmo nível da KTM e da Aprilia no próximo ano.
No entanto, Marini insiste que a Honda realmente estabeleceu uma meta de sair do Grupo D no final do ano, destacando que as extensas concessões de testes também impõem demandas adicionais aos pilotos.
"É fantástico. Essa é uma meta que temos desde a metade da temporada", disse o italiano. "Desde o meio da temporada, vimos que seria possível mudar a classificação e todos estavam se esforçando muito para conseguir isso".
"Além disso, para nós, pilotos de fábrica, seria bom ter menos etapas, porque nesses dois anos usamos muita energia dos GPs, e não é fácil. Talvez pareça que é apenas uma vantagem, mas às vezes não é, porque você precisa pegar outro voo para ficar fora de casa, mais dois ou três dias [fora de casa], e isso não é tão fácil".
"Acho que será melhor porque, no final, temos uma equipe de teste muito forte com Aleix [Espargaro] e Taka [Nakagami]. Eles estão fazendo um trabalho fantástico neste momento. Portanto, estou muito confortável com isso e ficarei feliz se conseguirmos conquistar esses pontos".
Joan Mir, Honda HRC
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Os fabricantes do Grupo D têm permissão para desenvolver e introduzir livremente novos motores durante a temporada, enquanto todos os outros têm de manter a mesma especificação como parte de um congelamento de motores acordado para o início da temporada de 2025.
No entanto, com a MotoGP pronta para mudar para novas unidades de potência de 850cc em 2027, Marini disse que perder a liberdade de desenvolvimento para 2026 não é uma grande preocupação.
"Para 2026, o motor não vai [mudar muito]. O motor tem essa [especificação] agora, não há mais sentido em investir tanto tempo e dinheiro no novo motor [de 2026]", disse.
"Acho que podemos ficar satisfeitos [com o motor que temos agora]. Vamos apenas pedir mais alguns pequenos detalhes sobre o motor para o teste de Sepang no inverno [europeu, final de 2025 e começo de 2026], e então acho que será a mesma coisa".
Mir, que teve um ressurgimento na segunda metade da temporada, concordou que perder as concessões do Grupo D seria uma recompensa para a equipe da Honda, que trabalhou duro para dar a volta por cima no projeto da MotoGP.
"Se no futuro não tivermos concessões, é porque merecemos. Essa é a realidade", disse ele. "Estávamos em um momento em que não sabíamos o que fazer para sermos rápidos. Agora, acho que encontramos a linha correta - essa estrada, que é muito longa, mas com trabalho e tudo mais, podemos melhorar nosso pacote atual".
"Acho que estamos no caminho certo. É verdade que as concessões tiveram um papel importante nos últimos anos. Mas se não as tivermos no futuro, isso será apenas uma boa notícia para nós", concluiu Mir.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.