Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Motor Honda não quebrava há dez anos

Último piloto a abandonar uma corrida por causa de problema no propulsor da japonesa tinha sido Nicky Hayden, em 2007

Marc Marquez, Repsol Honda Team

A confiabilidade dos motores Honda é lendária. Tanto que certa vez, em uma reunião no mais alto nível da MotoGP, representantes de equipes e fabricantes estavam discutindo o número de motores que as equipes oficiais poderiam usar em uma temporada. A pessoa encarregada da Honda naquele momento, quando perguntada a sua opinião, respondeu com grande tranquilidade: "Não nos importa, vocês decidem. Nós, com um motor, podemos fazer o Campeonato Mundial inteiro".

Não seria o caso deste ano, pelo menos para Marc Márquez. O agora vice-líder da MotoGP teve o motor de sua Honda explodido, quando estava em terceiro e preparava seu último ataque sobre a Ducati de Dovizioso e as Yamaha de Viñales e Rossi, os três que chegaram ao pódio.

Desde 2007, não acontecia nada igual. Naquele ano, Nicky Hayden, piloto americano morto há alguns meses, teve o motor da Honda quebrado durante a corrida da Austrália em Phillips Island, quando defendia seu título conquistado em 2006.

Em 2007, a MotoGP implementou o novo padrão de protótipos de 800cc, substituindo o 990cc usado após o lendário 500. A Honda RC212V, que muitos chamaram a moto "feita para Dani Pedrosa" por suas medidas um pouco mais compactas, não deu a o resultado esperado, e além de quebrar o motor de Hayden na Austrália, foi espancada pela Ducati, que venceu o Mundial daquele ano com Casey Stoner. Desde então, não houve mais um problema, até a corrida do último domingo.

Rossi também sofreu em 2016

Márquez não foi o único que sofreu um revés desse tipo. Na última temporada, na Itália, quando Rossi lutava pela vitória e em sua própria casa, sofreu uma quebra no motor de sua Yamaha M1. Depois do abandono em Mugello, Valentino caiu para terceiro no Campeonato, sete pontos atrás do segundo, que era Márquez, e saiu de lá a 27 da Honda, vencedora do título no final da temporada. A ruptura do motor foi considerada por Rossi como uma das causas que o impediram de alcançar o seu décimo título.

No mesmo grande prêmio, curiosamente, Jorge Lorenzo também teve o motor de sua Yamaha, mas no warm up da manhã, na última volta e com o relógio zerado. Se ele tivesse dado uma volta a menos pela manhã, também teria quebrado durante a corrida.

Rossi teve o motor de sua Yamaha quebrado na etapa do ano passado, em Mugello
Marc Márquez teve o motor de sua Honda quebrado no último domingo em Silverstone
Última quebra da Honda tinha sido na Austrália em 2007 e tirou Nicky Hayden da corrida
3
Artigo anterior Viñales evitou "desastre" com falha do motor de Márquez
Próximo artigo Dorna viaja para assinar inclusão da Tailândia para 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros