Na sétima volta da prova em Austin, Rossi e Zarco se envolveram em um incidente e o italiano teve de passar reto na curva 4. Para o veterano, o francês exagerou na agressividade.
Zarco não se fez de rogado e rebateu as declarações do italiano, demonstrando não ter se arrependido da tentativa de ultrapassagem.
Mike Webb, diretor de prova da MotoGP, explica punição a Rossi no lance com Zarco e revela o que o levou a aplicar apenas 0s3 ao tempo de prova do italiano.
No Q2, Rossi e Maverick Viñales quase se chocaram - o espanhol vinha em volta rápida, enquanto o italiano preparava a abertura da volta dele. Para Rossi, as reclamações de Viñales não fizeram muito sentido.
Viñales, que gesticulou bastante e pareceu irritado com Rossi na pista, baixou o tom quando concedeu entrevistas após a classificação.
Um dos mais felizes em Austin era Marc Márquez, que manteve a invencibilidade no Circuito das Américas e deu o primeiro passo para a recuperação no campeonato após duas corridas abaixo do esperado.
Rossi terminou o domingo como líder do campeonato - mesmo sem ter vencido até o momento na temporada 2017 da MotoGP - e não escondeu a alegria pelo momento, além de celebrar a melhor posição de chegada em Austin desde a criação do GP das Américas.
Viñales não encontrou razões para explicar a queda que o levou a abandonar a prova em Austin - o espanhol caiu sozinho na curva 18, na segunda volta da corrida.
Andrea Dovizioso, sexto colocado na prova em Austin, foi questionado sobre a liderança de Rossi no campeonato e respondeu de maneira direta.