TAS rejeita recurso e Rossi larga em último em Valência
Tribunal Arbitral do Esporte diz que decisão da Federação Internacional de Motociclismo não será suspensa; italiano parte do final do grid na prova que define temporada 2015 da MotoGP
Valentino Rossi teve o recurso negado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e vai largar em último no GP de Valência, etapa decisiva da temporada 2015 da MotoGP. O italiano havia entrado com um recurso na corte na última quinta-feira (29) para tentar suspender a punição recebida após o toque com Marc Marquez no GP da Malásia.
Considerado culpado no incidente com o piloto da Honda, Rossi recebeu três pontos de punição que, somados ao que ele houvera recebido em Misano após atrapalhar Jorge Lorenzo no treino classificatório, fazem com que ele tenha que começar no fundo de todo o pelotão a prova que definirá o campeão da temporada 2015.
No comunicado, divulgado no site do TAS, o órgão justifica a decisão de não suspender a punição aplicada a Rossi.
"O pedido de suspensão foi registrado na Corte Arbitral do Esporte em 29 de outubro de 2015 por Valentino Rossi, juntamente com o apelo para que a decisão dos comissários da Federação Internacional de Motociclismo em relação à pena de 3 pontos fosse anulada ou, pelo menos, reduzida."
"O árbitro do caso, designado por acordo mútuo entre as partes, ouviu os representantes do sr. Rossi e da FIM ontem, em Lausanne, para tratar do pedido urgente sobre a suspensão da pena imposta e determinar se Valentino Rossi largaria ou não da última posição em Valência."
"Decidiu-se que as justificativas apresentadas para a concessão da suspensão não se aplicavam, o que significa que a sanção imposta pela FIM deve ser cumprida no GP de Valência."
Rossi tem sete pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo (312 a 305), mas a confirmação da punição o coloca em uma situação desfavorável na briga pelo campeonato, já que para conquistar o título sem depender da posição de chegada do espanhol, o italiano precisaria terminar a corrida na segunda posição.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.