Yamaha não deve revolucionar em moto de 2017
Apesar de fala de chefe, time deverá seguir filosofia semelhante àquela do protótipo de 2016 para o campeonato de 2017
Nesta quinta-feira (18) a Yamaha apresentará sua moto para a temporada 2017 na sede da Movistar, patrocinadora principal da equipe, em Madri, com presença de Valentino Rossi e seu novo companheiro de equipe, Maverick Viñales.
O espanhol, substituto de Jorge Lorenzo, será a principal atração do evento, já que será sua primeira aparição pública desde a mudança da Suzuki.
Mas Viñales não será a única grande novidade para a temporada que começa no Catar no final de março.
Massimo Meregalli, diretor técnico da equipe japonesa, disse no final de 2016 que a fabricante estava um pouco atrasada com o desenvolvimento de seu protótipo de 2017, porque seria uma moto "revolucionária".
No entanto, menos de 15 dias antes da nova M1 ser levada para a pista para o primeiro teste de pré-temporada em Sepang, parece que esta diferença entre as motos 2016 e 2017 não será tão significativa como se pensava.
Além do motor, que em 2016 explodiu com Rossi e Jorge Lorenzo em Mugello, a moto deste ano não é o resultado de um design completamente novo. Ela será baseada em sua antecessora.
"No final, se você não está tendo um problema muito sério, o que a fábrica faz é mudar algumas coisas, mas sem modificar a filosofia da moto", disse uma fonte sênior da Yamaha ao Motorsport.com.
"A base da moto 2017 é a mesma de 2016. Terá um chassi diferente, uma balança diferente, um motor diferente e suspensão dianteira diferente, mas sem arruinar a filosofia da moto 2016."
"Em Valência, no teste de pós-temporada, algumas coisas novas foram testadas, mas aquela não era a moto final de 2017. Não é a que veremos em Sepang no primeiro teste de 2017.”
"Em Sepang teremos um protótipo baseado em todos os dados de 2016, além dos dados reunidos em Valência e em Sepang (onde a Yamaha fez um teste particular em novembro).”
"Mas tenho certeza que a moto continuará mudando depois dos testes de pré-temporada em Phillip Island e no Catar."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.