Recomendado para você

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

IMSA
IMSA
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

GT Sprint Race desembarca para prova inédita da Special Edition em Interlagos

Para esta sexta-feira estão reservados treino extra e um treino oficial. Os 30 pilotos que compõem o grid seguirão regulamento com estilo exclusivo

GT Sprint Race em Interlagos

Está chegando a hora de acelerar no Autódromo de Interlagos. O circuito recebe o campeonato da GT Sprint Race pela segunda vez no ano. As provas serão neste final de semana, com três corridas eletrizantes válidas para a sexta etapa do calendário e segunda etapa da Special Edition, que corre simultaneamente ao campeonato principal da categoria, têm formato e regras exclusivas diferenciadas.

Leia também:

Uma das marcas da Special Edition é a competitividade e o equilíbrio. Nas etapas especiais, cada carro será pilotado por um competidor ou em duplas (um por corrida) e, no final de cada evento, estes pontuam e se classificam em suas respectivas classes (PRO, AM e PROAM).

No sábado, os 22 carros entram na pista para um único treino classificatório, definindo o grid das duas primeiras corridas e a soma de resultados destas provas consolida a ordem de largada da corrida final. Além disso, serão 86 pontos em jogo na tabela de classificação do torneio nas categorias PRO, AM e PROAM. A tomada de tempos vale 25 pontos ao pole, a primeira e a segunda corrida recebem uma bonificação, 18 pontos cada, e embate final serão mais 25 pontos.

O curitibano Mario de Luca é outro piloto estreante confirmado para a Special Edition entre os carros da classe PRO e irá comandar o GTSR #07.

“Encontrei no torneio uma oportunidade de conhecer um pouco mais desse mundo do automobilismo e de correr um carro de corrida verdadeiro, estou suprindo uma vontade de infância. A minha única experiência no carro foi no início desse mês quando fiz o curso de pilotagem pela GT Graduation Academy em Interlagos. Pilotar em Interlagos é um sonho, então estou super empolgado”, disse o piloto de 30 anos.

Sistema de classificação e pontuação

O treino classificatório terá duas voltas lançadas, que formará os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolheu se mantiver na pole na Corrida 1, largará na 10ª posição no certame seguinte; por outro lado, se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo as regras do regulamento do torneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos, só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da GT Sprint Race - Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação.

Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já na primeira e na segunda corridas, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

As nove etapas que compõe o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato Brasil, com seis etapas (duas corridas em cada), – Santa Cruz do Sul (RS), Velocitta (SP), Interlagos (SP), Londrina (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO) e  Interlagos (SP) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

O último e decisivo encontro do torneio será com retorno ao Autódromo de Goiânia, programada para o dia 6 de novembro.

Confira os pilotos da Special Edition (Etapa Interlagos):

#13 Rafael Dias, PRO

#82 Lourenço Beirão/ Gerson Campos, PRO

#21 Thiago Camilo/ Raphael Teixeira, PRO

#87 Rodrigo Sperafico /Jorge Martelli, PRO

#77 Dudu Barrichello/Pedro Costa, PRO

#12 César Ramos/ Edgar Neto, PRO

#37 Ayrton Chorne, PRO

#61 Antônio Junqueira/Marcus Índio, PROAM

#09 Arthur Gama, PROAM

#18 Dudu Trindade, PROAM

#79 Rafael Seibel, PROAM

#54 Diogo Moscato, PROAM

#88 Lucas Mendes, PROAM

#01 Roberto Milani/Luca Milani, PROAM

#07 Mario de Lara, AM

#16 Léo Martins, AM

#08 Alexandre Kauê/ Tiago Kfouri, AM

#17 Walter Lester, AM

#72 Giovani Girotto, AM

#78 Léo Yoshii, AM

#31 Roberto Possas, AM

#19 Luís Debes, AM

Confira como foi a última corrida da GT Sprint Race antes de Interlagos

Podcast #191 – O que primeira parte da temporada da F1 em 2022 trouxe de bom e ruim?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior GT Sprint Race: Dudu Barrichello é reforço para Special Edition em Interlagos
Próximo artigo GT Sprint Race: CEO 'faz mistério' sobre “grande novidade” para 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros