NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track
Ansiedade toma conta do grid para a primeira etapa do Special Edition no único circuito 100% oval do Brasil. Treinos abrem a programação na quinta (18)

Foto de: Luciano Santos
O grid da NASCAR Brasil chega a Curvelo (MG) tomado por expectativa. Entre os dias 18 e 21 de setembro, o Circuito dos Cristais recebe a abertura do campeonato Special Edition 2025 e coloca os pilotos diante de um desafio raro no automobilismo nacional: encarar as 100 voltas do único traçado totalmente oval do país.
Com ¾ de milha (1.250 metros) de extensão e curvas inclinadas em até 16%, o circuito mineiro segue os moldes dos short tracks norte-americanos. O formato pede atenção máxima: pelotão compacto, disputas lado a lado e pouco espaço para erros.
Para alguns, será a primeira experiência em um oval; para outros, a chance de reviver o desafio de 2024. Em comum, todos apontam que a constância será o maior trunfo, junto da habilidade de administrar pneus, desgaste físico e a pressão de andar sempre próximo dos adversários.
Em entrevistas, seis nomes do grid compartilharam suas expectativas para a prova. Todos reforçaram a necessidade de adaptação rápida e equilíbrio entre audácia e paciência. Dois deles retornam à categoria e, assim como Galid Osman, terão a estreia no traçado oval.
Brendon Zonta (RMattheis, Chevrolet Camaro #55)
De volta às pistas depois de um período sem competir, Brendon Zonta encara o oval mineiro como um desafio pessoal. “Primeira experiência em Curvelo, um grande desafio pessoal para mim. Estou há um ano praticamente parado, então é desafio de físico e mental, de relembrar, de poder voltar tentando imprimir um ritmo considerável para trazer bons pontos para casa”, declarou.
O piloto sabe que o traçado de Curvelo não dá margem para erros: “Curvelo é um oval com inclinação, com uma média de velocidade alta, será um grande desafio para mim, pois o formato exige muita tensão, cuidado. É muito importante imprimir um ritmo constante e cuidando sempre com a temperatura e pressão dos pneus para poder correr as 100 voltas. Sempre com constante velocidade e com o carro sempre na mão para não deixar superaquecer e acabar perdendo rendimento no final”, enfatizou.
Para Brendon, a corrida será também uma oportunidade de reconectar-se com o público. “Estamos aqui para nos divertir, para proporcionar um show para que eles consigam absorver essa experiência que a NASCAR Brasil está trazendo.'”Sua palavra para definir Curvelo é direta: “desafio”, concluiu.
Gabriel Casagrande (MX Vogel, Ford Mustang #83)
Atual campeão overall da temporada passada, Gabriel Casagrande carrega lembranças especiais do oval mineiro. “Fiquei muito animado com a possibilidade de correr no primeiro oval do Brasil e a experiência foi muito boa, saindo de lá com o título Overall e Special Edition de 2024”, comenta o paranaense.
O piloto explica que a corrida exige atenção total em cada volta. “É uma corrida bem mais ‘pegada’ que o normal, com os carros andando colados o tempo todo, o que não nos permite erros. E também que cada disputa de posição é importante”, afirmou.
Como o traçado oferece poucas oportunidades de ultrapassagem, ele acredita que a estratégia será induzir o adversário ao erro. Para as 100 voltas, Casagrande destacou a importância da gestão física e mental.
“Quanto mais longa a corrida, mais exige do carro e do piloto nos aspectos físico e mental. Pensar na longevidade dentro da corrida é essencial. Creio que a constância será a chave, pois a diferença vai sendo construída a cada volta”, acrescentou.
Definindo Curvelo em uma palavra — “adrenalina” —, deixa ainda um recado para a torcida: “Não percam as provas, pois o show será legal demais. Uma baita corrida com disputas do início ao fim”.
Galid Osman (Team RC, Chevrolet Camaro #99)
Estreando em corridas de oval, Galid Osman chega a Curvelo com objetivos claros. “Minhas metas são disputar a vitória e acumular o maior número de pontos possível. Será uma experiência nova pra mim e acredito que vamos evoluindo treino a treino”, comentou.
O piloto reconheceu que o grande obstáculo é lidar com o pelotão compacto. “O maior desafio deve ser o fato de andarem todos muito próximos durante a corrida. Assisti todas as corridas de 2024 e vi que é praticamente impossível o líder se descolar muito do pessoal de trás. Isso deve ser interessante”, ponderou.
Além da habilidade no volante, ele ressaltou a necessidade de preparo tático: “O preparo mental e estratégico será um grande desafio. Uma pista que não permite erros, e que qualquer vacilo é 'muro'”, ressaltou.
Equilibrar agressividade e cuidado será fundamental. “Vai ter que existir uma sinergia entre andar rápido e ao mesmo tempo cuidar dos pneus”, comentou. Para Osman, o oval é “desafiador” por natureza e, à torcida, deixou o convite: “Que não percam essa oportunidade, pois com certeza será um fim de semana de muitas emoções e disputas”, apontou o piloto paulista.
Gui Backes (MX Vogel, Ford Mustang #28)
Vencedor do primeiro oval da história da NASCAR Brasil, Gui Backes chega a Curvelo cercado de expectativas. “A experiência do oval foi sensacional, algo diferente. Eu já havia tido a experiência nos Estados Unidos, em New Smyrna. Isso com certeza me deu um pouco a mais de noção do que fazer e como ajustar o carro, assim conseguindo a vitória do oval ano passado”, contou.
Backes ressaltou que o traçado é desafiador. “É uma pista onde tudo pode acontecer a qualquer momento. Qualquer mínimo erro pode custar caro. Então, é só achar a constância, o limite da pista, e fazer o que já sei”, disse o catarinense. Para ele, a exigência física e mental é enorme, principalmente em uma corrida longa, com muitos carros em um espaço limitado.
O piloto garantiu que a preparação foi intensa. “Estou há mais de mês treinando em pistas ovais no simulador, em pistas que tento assimilar ao nosso oval brasileiro. E fisicamente, depois dos testes da Pilotech, programei novos treinos na minha agenda”, apontou.
Sua palavra para definir Curvelo é “veloz”, e a expectativa é clara: “Vou à busca de vencer, assim como todos os outros pilotos”, concluiu.
Valdeno Brito (RMattheis, Chevrolet Camaro #77)
De volta à NASCAR Brasil, Valdeno Brito chega motivado. “Estou voltando à categoria. Minha meta é, de cara, já me destacar. Conheço bem o carro. Apesar de não ter feito campeonatos inteiros, ando nesse carro já há algum tempo. Seria ótimo, em uma das corridas, estar brigando pelo pódio”, declarou.
O piloto lembra que, embora tenha treinado em oval nos Estados Unidos, a competição em Curvelo será inédita. “A curva mais longa você faz a maior parte dela pela parte mais externa, então se pisar um pouquinho fora do traçado da pista, vai para o muro na certa. Não estamos acostumados com isso”, comentou o piloto natural da Paraíba.
Para Brito, a maior dificuldade não será apenas manter o ritmo, mas evitar os imprevistos. “Tem que ser constante: continuar na pista é um grande desafio, porque muitas vezes não depende de você, depende de erro de outros também. Acaba tendo que contar um pouco com a sorte".
Ao definir o oval, escolheu a mesma palavra dos colegas: “desafiador”. E reforçou à torcida: “Compareçam em peso, com certeza terão um excelente espetáculo", completou.
Vitor Genz (RMattheis, Chevrolet Camaro #46)
Com a experiência de ter conquistado a pole position em Curvelo no ano passado, Vitor Genz chega confiante. “Na nossa estreia, ano passado, conquistamos a pole position e eu acredito que ter conhecido a pista já é uma vantagem, principalmente nessa corrida que tem características muito específicas de um oval. Também todas as corridas novas que fiz em simulador acredito que ajudam a me sentir preparado”, afirmou o piloto de Porto Alegre (RS).
Ele destacou a peculiaridade das curvas inclinadas, especialmente a curva 2 do traçado mineiro. “Foi muito legal andar, no ano passado, no primeiro circuito oval do Brasil, onde realmente tem uma inclinação nas curvas, andando muito próximo do muro. Na curva 2, onde tem uma inclinação bem grande, quanto mais em cima na pista, ou quanto mais por fora no traçado você está, maior a inclinação. Então, acaba sendo bem desafiador e diferente esse tipo de competição”, enfatizou.
Para Genz, o segredo é equilibrar agressividade e prudência. “Eu acredito que os pilotos aqui no Brasil ainda precisam se adaptar bastante ao oval. Aquela cultura americana de andar lado a lado e respeitando os espaços é fundamental nessa pista. Começando agora as disputas do Special Edition, entramos em um novo ciclo, onde tem muitos pontos em jogo".
"A ideia é sempre conseguir pontuar o máximo possível. Mas especificamente nessa pista sei que preciso ser bastante agressivo em alguns momentos. O desafio é achar esse balanço entre a competitividade e a agressividade e chegar com o carro inteiro no final da corrida”, ressaltou.
O piloto também valoriza a conexão com os fãs. “A NASCAR Brasil hoje traz essa cultura da NASCAR americana. Convido todos a aproveitarem o contato próximo, a oportunidade de ir aos boxes, ao grid de largada. Essa troca de energia faz diferença na pista”, finalizou Vitor Genz.
Expectativa de espetáculo
A etapa #ovaltrack promete ser testar o limite dos veteranos, estreantes e campeões em busca de adaptação e de bons resultados no único oval do Brasil. Com corridas eletrizantes, mínima margem para erro e a torcida mineira vibrando a cada disputa lado a lado, Curvelo se mostra o palco ideal para o show que só a NASCAR consegue entregar.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA #OVALTRACK 2025 EM CURVELO/MG
Quinta-feira, 18 de Setembro
15h00 às 15h25 - Treino extra 1 – Equipes GM
15h35 às 16h00 - Treino extra 1 – Equipes Ford
16h10 às 16h35 - Treino extra 2 – Equipes GM
16h45 às 17h10 - Treino extra 2 – Equipes Ford
Sexta-feira, 19 de Setembro
11h45 às 12h25 - Treino livre 1 – Equipes Ford (máximo 36 voltas)
12h30 às 13h10 - Treino livre 1 – Equipes GM (máximo 36 voltas)
13h30 às 14h00 - Briefing
15h45 às 16h25 - Treino livre 2 – Equipes Ford (máximo 36 voltas)
16h30 às 17h10 – Treino livre 2 – Equipes GM (máximo 36 voltas)
Sábado, 20 de Setembro
10h10 às 11h10 - Classificação (cinco voltas por carro)
13h45 às 14h06 - Corrida 1 CHALLENGE (20 min+1 volta)
14h26 às 14h47 - Corrida 2 BRASIL (20 min + 1 volta)
Domingo, 21 de Setembro
10h00 às 10h10 – Warm-up
13h10 às 13h40 – Grid Walk (Camarotes e Paddock)
13h40 – Hino Nacional
13h50 – Largada (53 min + 1 volta ou 100 voltas)
14h44 às 14h54 – Victory lane/pódio
Calendário da NASCAR Brasil Series 2025
Etapa 1 - 23/03 - Campo Grande/MS
Etapa 2 - 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)
Etapa 3 - 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)
Etapa 4 - 15/06 – Tarumã/RS (#inverserace)
Etapa 5 - 13/07 - Cascavel/PR (#100miles)
Etapa 6 - 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)
Etapa 7 - 21/09 - Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)
Etapa 8 - 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)
Etapa 9 - 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)
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