NASCAR muda pontuação e nova prorrogação pode não ter fim
Com grid reduzido na Sprint Cup, categoria aproveitou para mudar sistema de pontuação, classificação para Daytona e modificou sistema de prorrogação, agora sem limites









Após anunciar mudanças no sistema de propriedade das equipes, o "Charter System", a NASCAR prometeu para esta quinta-feira o anúncio das mudanças no sistema de pontuação e também para os treinos classificatórios. E cumpriu. Com a redução do grid de 43 para 40 carros, o vencedor de cada etapa leva 40 pontos, mais os bônus de vitória, volta liderada e pelo maior número de giros na ponta. O segundo colocado ganha 39, o terceiro 38, até chegar ao último colocado com apenas um ponto.
A regra também é válida para a Xfinity e também para a Truck Series, com 40 e 32 pontos, respectivamente para seus ganhadores.
A bonificação não muda, sendo três para o vencedor, um por conseguir liderar pelo menos uma volta e um ponto a mais por liderar o maior número de voltas da corrida.
Leia também:
Outro ponto anunciado foi o sistema de qualificação para a Daytona 500. O treino de classificação de domingo, dia 14, e os Can-AM Duels permanecem, com os 36 carros de equipes que fazem parte do Charter System garantidos para a maior corrida da categoria.
As outras quatro vagas serão definidas em duelos (duas vagas) - o melhor das equipes restantes em cada mini-prova - e, as outras duas vagas, pelo tempo contabilizado no treino classificatório de domingo, totalizando os 40 carros que participarão da maior prova da categoria.
Para todas as outras etapas, as quatro vagas para as equipes fora do Charter serão definidas pela classificação, normalmente.
Nova prorrogação
Outra mudança, desta vez não esperada, foi nos procedimentos de prorrogação. A partir deste ano, em cada prova, a NASCAR vai definir uma linha imaginária em cada pista, a "Overtime Line".
Durante a prorrogação, se o líder ultrapassar esta linha sem que aconteça nova amarela, a corrida vai terminar independentemente do que aconteça até a quadriculada. Caso outra amarela seja determinada, outra tentativa será feita. A nova regra define que não há limites para tentativas, ao contrário das três GWC que o regulamento previa até o ano passado.
Esta novidade também atinge as outras duas divisões nacionais.

Jeff Gordon é "perseguido" em novo trabalho
Vickers: "não tinha certeza se voltaria a correr"

Últimas notícias
Ex-F1 correrá pela primeira vez em Watkins Glen assim como Daniil Kvyat e Mike Rockenfeller na NASCAR Cup
NASCAR: Kyle Busch e família escapam de tiroteio em shopping dos EUA
Fotos mostram piloto saindo de estabelecimento comercial. Polícia ainda procura suspeito de dar três tiros no local
Kvyat estreia na NASCAR Cup neste fim de semana em Indianápolis
O debute do russo na principal categoria do automobilismo dos Estados Unidos ocorre em um dos principais templos do esporte a motor mundial
NASCAR terá corrida de rua em Chicago na temporada de 2023
Maior categoria do automobilismo norte-americano terá prova de rua pela primeira vez em sua história. Fim de semana também terá etapa do IMSA