Sem assento para 2020, DiBenedetto encarna Rocky e rouba cena no ápice da temporada da NASCAR
Piloto conquistou fãs e concorrentes no último sábado, com rival pedindo desculpas por tê-lo vencido
Os esportes americanos costumam chamar de Cinderela, aqueles casos em que aquele competidor menos cotado consegue ter um grande êxito, lutando contra gigantes. Por muito pouco a etapa de Bristol da NASCAR Cup de sábado não trouxe à tona mais uma dessas histórias, com o piloto “derrotado” na segunda posição conseguindo chamar mais a atenção do que o próprio vencedor.
Trata-se de Matthew Guido DiBenedetto, ou apenas Matt DiBenedetto, piloto nascido na Califórnia, mas com origem italiana, como o nome sugere. Atualmente, ele compete na maior categoria do automobilismo norte-americano pela pequena Leavine Family Racing, que em 2019 se tornou uma espécie de equipe B da Joe Gibbs Racing, principal representante da Toyota do grid.
Assim como acontece nas principais categorias do mundo, o atual período é propício para a dança dos assentos, e na NASCAR não é diferente. Na última quinta-feira foi anunciado que DiBenedetto não estará mais no time em 2020, mesmo com ele trazendo os melhores resultados da história da equipe. Espera-se que um dos destaques da Joe Gibbs na Xfinity Series, categoria considerada a segunda divisão da NASCAR, Christopher Bell, ocupe o carro #95 no próximo ano, o que significa que o ítalo-americano terá que procurar uma nova equipe.
Mas tudo isso pareceu não ter abalado o ânimo de DiBenedetto, a começar com a sua apresentação em Bristol. Ao som de “Gonna Fly Now”, de Bill Conti, música conhecida pelo filme Rocky, ele apareceu para o público com um hobby de pugilista e com luvas de boxe, fazendo uma alusão ao “Garanhão Italiano”, apelido dado ao personagem de Sylvester Stallone.
Largando da sétima posição, DiBenedetto sempre esteve no grupo da frente e conseguiu chegar à liderança no último quinto das 500 voltas na pista de meia milha do Tennessee. O #95 conseguiu abrir quase dois segundos de vantagem sobre o segundo colocado a certa altura, mas Denny Hamlin, da Joe Gibbs vinha abrindo caminho, com pneus mais novos. Faltando apenas 11 voltas, Matt acabou sucumbindo e terminou na segunda colocação, o que não deixou de ser um bom resultado, o melhor dele e da história da equipe.
Mas o público, dentro e fora das pistas, viu o pega entre os dois, na torcida pela concretização da história de Cinderela. E até mesmo o piloto vencedor lamentou ter que manobrar sobre DiBenedetto.
"Só quero pedir desculpas a Matt e Mike Wheeler (chefe de equipe). Eu odeio isso", disse Hamlin logo após cruzar a linha de chegada. "Sei que uma vitória significaria muito para a equipe, mas tenho que dar 110%. Apenas me desculpe.”
Emocionado, DiBenedetto lamentou a perda, mas deixou uma mensagem mais otimista para o futuro: "Alguma coisa vai se abrir. Isso vai acontecer. Estou aqui para ganhar. Algo vai se abrir. Tenho orgulho desses caras. Sou à minha esposa e fãs por me apoiarem. Foi uma jornada difícil, uma semana difícil.”
O “efeito DiBendetto” foi imediato nas redes sociais. O piloto ganhou mais de 12 mil novos seguidores no Twitter em pouco mais de 36 horas após a corrida e o dono da equipe, Bob Leavine, adepto às redes sociais, passou o domingo respondendo alguns fãs revoltados sobre os motivos que o fizeram dispensar os serviços de DiBenedetto ao final da atual temporada.
A própria NASCAR contabilizou um bom resultado com o pega entre os dois principais personagens da etapa de Bristol, com a maior audiência de uma corrida de sábado à noite em dois anos.
Resta saber agora o futuro do novo “Garanhão Italiano”, se assim como Rocky, após não vencer a primeira luta contra Apollo Creed, ele conseguirá dar a volta por cima e conquistar vitórias em seu esporte.
Confira imagens da corrida de Bristol e da festa de... Denny Hamlin
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.