Recomendado para você

Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe

Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Rafa Câmara avalia primeiros testes da F2 em Abu Dhabi e é elogiado por chefe de equipe
MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027

MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Saiba nome do protótipo da Honda para 2027
Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna

Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna

Rally
Rally
Lucas Moraes recebe prêmio da FIA e quebra jejum brasileiro desde Senna
Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025

Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025
Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe

Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli visa diminuir granulação e superaquecimento com pneus de 2026
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Salas lidera o TL2 da final em Interlagos; Fraga é 4º
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Fraga x Di Mauro: Veja matemática do título da Stock Car 2025

Líder do campeonato precisa de 24 pontos, independentemente dos resultados do seu companheiro de equipe, para assegurar o bicampeonato da categoria

Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro

Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro

Foto de: Rafael Gagliano

O duelo caseiro travado pelos pilotos da Eurofarma RC vai determinar quem será o campeão da temporada 2025 da Stock Car Pro Series. No primeiro ano da geração de carros SUVs, a principal categoria do automobilismo brasileiro verá a decisão do título entre os colegas do time, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, no fim de semana de 13 e 14 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, na Super Final do campeonato.

Leia também:

Campeão da Stock Car em 2016, Fraga tenta seu segundo título quase uma década depois da primeira conquista. Atualmente com 30 anos, o piloto nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas (TO) construiu sua campanha ao longo de 2025 com números impressionantes: foram duas vitórias, oito pódios, duas poles e quatro troféus Man of the Race de maior pontuador. Em 21 corridas disputadas, Fraga completou 19 delas — seu resultado mais adverso foi um 17º lugar — e finalizou 16 provas entre os dez primeiros colocados. 

Com 856 pontos somados — já aplicados os descartes das cinco piores pontuações —, Fraga vai para a Super Final com vantagem importante perante seu companheiro de equipe.

Paulista de 28 anos, Gaetano Di Mauro está, tal qual Fraga, em sua primeira temporada correndo pela consagrada Eurofarma RC. Finalista de forma inédita em 2025 na Stock Car, o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #11 já faturou quatro vitórias — recordista na estatística até agora no campeonato —, somou oito vitórias, além de uma pole e um troféu Man of the Race.

Das 21 corridas realizadas neste ano, Gaetano completou 18 delas, sendo 14 entre os dez primeiros. Sua colocação mais atrás foi um 24º lugar, impulsionado por uma punição de 20s em razão de um incidente na corrida principal da etapa de Cuiabá. O paulista vai para a decisão precisando de um pequeno milagre, já que o paulistano soma 742 pontos, 114 de déficit em relação a Fraga.

Com os números postos a mesa, quais os resultados que cada um dos finalistas precisa para conquistar o título neste fim de semana?

Como Felipe Fraga pode ser campeão — Antes de chegar ao número necessário para Fraga sagrar-se bicampeão, é importante relembrar quantos pontos estão em jogo em cada etapa e também na Super Final da Stock Car. O máximo que um piloto pode somar em um fim de semana é de 137: 80 pela vitória na corrida principal, 55 pelo triunfo na sprint e mais dois pontos extras pela pole position. Desde 2019 não há pontuação dobrada em etapas finais da Stock Car.

Mesmo que Gaetano Di Mauro marque todos os 137 pontos em jogo em Interlagos, sua pontuação máxima seria de 879. Portanto, caso Fraga marque 24 tentos, independentemente dos resultados do seu companheiro de equipe, então o piloto do Eclipse Cross #88 ficará com o bicampeonato.

Esses 24 pontos podem ser marcados com um 12º lugar na corrida sprint, de sábado, ou então dois 20º lugares, nas provas sprint e principal, por exemplo.

Entre as muitas combinações que podem levar Fraga o segundo título na Stock Car, caso Gaetano repita os resultados que o companheiro de equipe obteve em Brasília (vitória na corrida sprint e segundo lugar na corrida principal), o paulista chegaria a 871 pontos, de modo que Felipe precisaria de apenas 16 (16º na corrida sprint ou 25º na sprint e 23º na prova principal) para levantar o Troféu dos Campeões.

Como Gaetano Di Mauro pode ser campeão — O cenário para Gaetano sair de Interlagos como futuro campeão da Stock Car é bem mais complexo porque seria necessário um revés que Fraga ainda não sofreu na atual temporada. Além de não depender apenas das próprias forças, ele precisaria de uma conjuntura pouco provável de resultados dado o contexto da atual temporada até agora.

Di Mauro teria de registrar a pontuação máxima do fim de semana — quem mais chegou perto de alcançar tal façanha nesta temporada foi o tricampeão Ricardo Maurício, que somou 135 dos 137 tentos possíveis em Cuiabá — e torcer para que seu companheiro de equipe some no máximo 23 pontos (13º para baixo na corrida sprint e sem pontos na corrida principal ou 21º lugar nas provas de sábado e domingo).

No caso de um eventual empate em pontos, Gaetano ficaria com o título por ter mais vitórias (primeiro critério de desempate previsto por regulamento).

Outro exemplo de resultado remete à jornada em que Di Mauro foi o maior pontuador da etapa do Velocitta, na quarta rodada do campeonato. Naquela jornada, o paulista marcou 116 pontos. Mesmo se repetir tal pontuação na Super Final, o piloto chegaria a 858 pontos. Aí bastaria três pontos a Fraga (um 28º lugar na corrida sprint ou um 30º na corrida principal) para finalizar como campeão de 2025.

Programação e transmissão 

O sábado começa com a sessão classificatória que definirá o último dono do Troféu Pole Position do ano, às 9h20. Pouco depois, os fãs terão a chance de vivenciar um momento de grande interação durante a visitação aos boxes, às 11h30. Ainda no sábado, a corrida sprint terá largada às 13h25 para 30 minutos mais uma volta de duração.

A manhã de domingo reserva uma nova edição da visitação aos boxes a partir de 10h. E às 12h10, a Stock Car larga para seu último ato de 2025 com a corrida principal e a conclusão da temporada, a primeira da nova era dos carros SUVs.

A Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube.

MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Stock Car: Após ‘perder’ Barrichello, chefe da Full Time aponta futuro da equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros