Velocitta tem Hankook na pista com Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 no fim de semana
Pista abrasiva e clima seco prometem exigir ao máximo a performance e a durabilidade dos pneus Ventus F200 na sétima etapa da temporada

Stock Car retorna ao Velocitta: em julho, vitória na Sprint foi de Enzo Elias(Magnus Torquato/Vicar)
Foto de: Magnus Torquato
A Stock Car Pro Series dá início neste fim de semana à segunda metade da temporada 2025. O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), será palco da sétima etapa da principal categoria do automobilismo nacional, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro. No mesmo evento, a pista também recebe a terceira etapa da Fórmula 4 Brasil e a quinta – penúltima – da Stock Light.
Um dos destaques será a estreia de Antonella Bassani no Toyota Corolla Cross da Full Time Cavaleiro. A catarinense substituirá Rubens Barrichello nesta etapa e se tornará a quarta mulher a competir oficialmente na história da Stock Car, trazendo ainda mais atenção para um fim de semana que promete disputas intensas.
Com 3.493 metros de extensão e 14 curvas no sentido anti-horário, o Velocitta é considerado um dos circuitos mais técnicos do calendário, conhecido por sua alta abrasividade e pelas constantes mudanças de elevação. Nessas condições, os pneus tornam-se protagonistas ao lidar com forte carga lateral, principalmente do lado direito, e exigência máxima em frenagens intensas.
Na Stock Car Pro Series e na Stock Light, todos os carros utilizam os pneus Hankook Ventus F200, de medidas 300/680R18. Já na Fórmula 4 Brasil, os compostos têm dimensões específicas: 240/570 na traseira e 180/550 na dianteira, montados em rodas de 13 polegadas.
A previsão do tempo aponta para um fim de semana de sol, com temperaturas entre 25ºC e 27ºC, e sem expectativa de chuva. Esse cenário reforça o desgaste natural do asfalto do Velocitta, aumentando a importância da consistência dos compostos.
“O Velocitta é um traçado que não perdoa erros. É técnico, exige muito dos pilotos e, sobretudo, dos pneus. Com a combinação de calor e abrasividade da pista, a gestão do desgaste se torna fundamental para manter ritmo competitivo do início ao fim da corrida”, afirma Leandro Figueiredo, técnico de Garantia e Qualidade da Hankook Tire.
Ele completa: “O objetivo, como sempre, é oferecer aos pilotos um pneu que reúna aderência, estabilidade e durabilidade, como temos feito. O Ventus F200 foi desenvolvido para proporcionar confiança em curvas de alta, previsibilidade em manobras de ultrapassagem e segurança em diferentes estratégias de corrida. É dessa forma que a Hankook reafirma seu compromisso em garantir corridas emocionantes e equilibradas, tanto na Stock Car quanto nas categorias de acesso".
O fim de semana terá oito corridas – duas da Stock Car, três da Light e três da Fórmula 4.
Sexta-feira, 26 de setembro
08h20 – Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
09h10 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookies)
09h45 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h40 – Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h30 – Stock Light – Treino Livre 2
13h05 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h20 – Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h50 – Stock Light – Treino Livre 3
15h45 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 27 de setembro
08h00 – Stock Light – Classificação
08h55 – Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h55 – Stock Car Pro Series – Classificação
11h20 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h10 – Visitação aos boxes
14h10 – Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
15h40 – Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Domingo, 28 de setembro
08h00 – Stock Car Pro Series – Warm Up
08h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h05 – Visitação aos boxes
12h10 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
13h55 – Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | FELIPE BAPTISTA
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.