TCR fará Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021
Com corridas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, evento terá o mesmo pacote técnico das demais séries TCR pelo mundo
A América do Sul é o próximo destino dos eventos do TCR, com a chegada da categoria global de carros de turismo em 2021. A expansão foi assegurada com a aprovação do plano de promoção do campeonato TCR Sul-Americano pela CODASUR (Confederação Sul-Americana de Automobilismo). O Sul-Americano de Turismo terá oito eventos em quatro países, sempre com duas corridas por encontro. Passará por pistas de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.
Marcello Lotti, presidente do WSC Group, entidade proprietária do conceito e pacote técnico do TCR, declarou: “Esta é uma grande conquista para nossa organização e coroa os esforços de nossos parceiros sul-americanos".
"Era nosso desejo exportar o conceito do TCR para a América do Sul, uma região onde as competições de turismo têm enorme popularidade. Estou certo de que vai agradar as montadoras que se comprometeram com o TCR -e penso especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo”.
Competidor argentino do WTCR, Esteban Guerrieri recebeu o anúncio com entusiasmo: “O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos".
"O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países. O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP”, explicou Guerrieri.
Também da Argentina, Nestor Girolami acrescentou: “É o momento ideal para a região ter seu campeonato TCR. Se considerarmos a quantidade de marcas que já fabricam carros de competição para este regulamento, é uma oportunidade perfeita".
"Pilotos e equipes diferentes podem bater roda em igualdade de condições. E, mais ainda, falando do ponto de vista de um profissional das pistas, é uma opção de carreira interessante para os jovens talentos que podem iniciar no Campeonato Sul-Americano e traçar um plano de carreira até a divisão global, disputando o WTCR. Como piloto Honda, defender a marca neste novo campeonato e vê-la exibir sua linha de produtos na América do Sul”.
O paranaense Augusto Farfus também destacou a competitividade do TCR, inclusive deixando aberta a porta para competir no Sul-Americano da próxima temporada: “O TCR é o campeonato que mais cresceu no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo planeta. Participei em 2019 no WTCR e continuo envolvido com carro de turismo nesta temporada".
"Ver um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão das montadoras, é importantíssimo. Vai abrir portas e um novo mercado. É um campeonato que tem um custo relativamente baixo para as montadoras e tem um impacto muito grande na mídia".
"As corridas são sempre muito, muito disputadas e tenho certeza que o público vai gostar bastante. Quem sabe é uma boa oportunidade para eu voltar a correr na América do Sul fazendo algumas provas também”, completou o brasileiro.
O conceito do TCR foi desenvolvido em 2014 com um pacote técnico e desportivo pautado pelo controle de custos e competitividade. São elegíveis carros de tração dianteira com motores de linha turbo com capacidade de até 2.0 litros.
GALERIA: Veja imagens do WTCR
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.