Últimas notícias

TCR fará Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021

Com corridas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, evento terá o mesmo pacote técnico das demais séries TCR pelo mundo

Start action, Daniel Lloyd, Brutal Fish Racing Team Honda Civic Type R leads

Foto de: TCR media

A América do Sul é o próximo destino dos eventos do TCR, com a chegada da categoria global de carros de turismo em 2021. A expansão foi assegurada com a aprovação do plano de promoção do campeonato TCR Sul-Americano pela CODASUR (Confederação Sul-Americana de Automobilismo). O Sul-Americano de Turismo terá oito eventos em quatro países, sempre com duas corridas por encontro. Passará por pistas de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Leia também:

Marcello Lotti, presidente do WSC Group, entidade proprietária do conceito e pacote técnico do TCR, declarou: “Esta é uma grande conquista para nossa organização e coroa os esforços de nossos parceiros sul-americanos".

"Era nosso desejo exportar o conceito do TCR para a América do Sul, uma região onde as competições de turismo têm enorme popularidade. Estou certo de que vai agradar as montadoras que se comprometeram com o TCR -e penso especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo”.

Competidor argentino do WTCR, Esteban Guerrieri recebeu o anúncio com entusiasmo: “O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos".

"O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países. O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP”, explicou Guerrieri.

Também da Argentina, Nestor Girolami acrescentou: “É o momento ideal para a região ter seu campeonato TCR. Se considerarmos a quantidade de marcas que já fabricam carros de competição para este regulamento, é uma oportunidade perfeita".

"Pilotos e equipes diferentes podem bater roda em igualdade de condições. E, mais ainda, falando do ponto de vista de um profissional das pistas, é uma opção de carreira interessante para os jovens talentos que podem iniciar no Campeonato Sul-Americano e traçar um plano de carreira até a divisão global, disputando o WTCR. Como piloto Honda, defender a marca neste novo campeonato e vê-la exibir sua linha de produtos na América do Sul”. 

O paranaense Augusto Farfus também destacou a competitividade do TCR, inclusive deixando aberta a porta para competir no Sul-Americano da próxima temporada: “O TCR é o campeonato que mais cresceu no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo planeta. Participei em 2019 no WTCR e continuo envolvido com carro de turismo nesta temporada".

"Ver um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão das montadoras, é importantíssimo. Vai abrir portas e um novo mercado. É um campeonato que tem um custo relativamente baixo para as montadoras e tem um impacto muito grande na mídia".

"As corridas são sempre muito, muito disputadas e tenho certeza que o público vai gostar bastante. Quem sabe é uma boa oportunidade para eu voltar a correr na América do Sul fazendo algumas provas também”, completou o brasileiro.

O conceito do TCR foi desenvolvido em 2014 com um pacote técnico e desportivo pautado pelo controle de custos e competitividade. São elegíveis carros de tração dianteira com motores de linha turbo com capacidade de até 2.0 litros.

GALERIA: Veja imagens do WTCR

Race start
Race start
Race start
Race start
Start
Start
Start
Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR
Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action
Start action Norbert Michelisz, BRC Hyundai N Squadra Corse Hyundai i30 N TCR leads
Start action Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
Start action, Andy Priaulx, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads
Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR
Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR
Start action, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR leads
Start action, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR leads
Start action, Yann Ehrlacher, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads
Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
Starting grid
Starting grid
The trophy and girls on the starting grid
44

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Próximo artigo ETCR terá formato “inusitado” e “diferente”, diz brasileiro que comanda categoria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil