TCR fará Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021

compartilhar
comentários
TCR fará Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021
4 de mar de 2020 13:48

Com corridas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, evento terá o mesmo pacote técnico das demais séries TCR pelo mundo

A América do Sul é o próximo destino dos eventos do TCR, com a chegada da categoria global de carros de turismo em 2021. A expansão foi assegurada com a aprovação do plano de promoção do campeonato TCR Sul-Americano pela CODASUR (Confederação Sul-Americana de Automobilismo). O Sul-Americano de Turismo terá oito eventos em quatro países, sempre com duas corridas por encontro. Passará por pistas de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Leia também:

Marcello Lotti, presidente do WSC Group, entidade proprietária do conceito e pacote técnico do TCR, declarou: “Esta é uma grande conquista para nossa organização e coroa os esforços de nossos parceiros sul-americanos".

"Era nosso desejo exportar o conceito do TCR para a América do Sul, uma região onde as competições de turismo têm enorme popularidade. Estou certo de que vai agradar as montadoras que se comprometeram com o TCR -e penso especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo”.

Competidor argentino do WTCR, Esteban Guerrieri recebeu o anúncio com entusiasmo: “O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos".

"O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países. O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP”, explicou Guerrieri.

Também da Argentina, Nestor Girolami acrescentou: “É o momento ideal para a região ter seu campeonato TCR. Se considerarmos a quantidade de marcas que já fabricam carros de competição para este regulamento, é uma oportunidade perfeita".

"Pilotos e equipes diferentes podem bater roda em igualdade de condições. E, mais ainda, falando do ponto de vista de um profissional das pistas, é uma opção de carreira interessante para os jovens talentos que podem iniciar no Campeonato Sul-Americano e traçar um plano de carreira até a divisão global, disputando o WTCR. Como piloto Honda, defender a marca neste novo campeonato e vê-la exibir sua linha de produtos na América do Sul”. 

O paranaense Augusto Farfus também destacou a competitividade do TCR, inclusive deixando aberta a porta para competir no Sul-Americano da próxima temporada: “O TCR é o campeonato que mais cresceu no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo planeta. Participei em 2019 no WTCR e continuo envolvido com carro de turismo nesta temporada".

"Ver um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão das montadoras, é importantíssimo. Vai abrir portas e um novo mercado. É um campeonato que tem um custo relativamente baixo para as montadoras e tem um impacto muito grande na mídia".

"As corridas são sempre muito, muito disputadas e tenho certeza que o público vai gostar bastante. Quem sabe é uma boa oportunidade para eu voltar a correr na América do Sul fazendo algumas provas também”, completou o brasileiro.

O conceito do TCR foi desenvolvido em 2014 com um pacote técnico e desportivo pautado pelo controle de custos e competitividade. São elegíveis carros de tração dianteira com motores de linha turbo com capacidade de até 2.0 litros.

GALERIA: Veja imagens do WTCR

Galeria
Lista

Race start

Race start
1/44

Foto de: WTCR

Race start

Race start
2/44

Foto de: WTCR

Race start

Race start
3/44

Foto de: WTCR

Race start

Race start
4/44

Foto de: WTCR

Start

Start
5/44

Foto de: WTCR

Start

Start
6/44

Foto de: WTCR

Start

Start
7/44

Foto de: WTCR

Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR

Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR
8/44

Foto de: WTCR

Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR

Start actiom, Antti Buri, AS Motorsport Audi RS3 LMS, Johan Kristoffersson, SLR Volkswagen Volkswagen Golf GTI TCR
9/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
10/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
11/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
12/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
13/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
14/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
15/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
16/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
17/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
18/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
19/44

Foto de: Honda Europe / David Noels

Start action

Start action
20/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
21/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
22/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
23/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
24/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
25/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
26/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
27/44

Foto de: Alexander Trienitz

Start action

Start action
28/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
29/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
30/44

Foto de: WTCR

Start action

Start action
31/44

Foto de: WTCR

Start action Norbert Michelisz, BRC Hyundai N Squadra Corse Hyundai i30 N TCR leads

Start action Norbert Michelisz, BRC Hyundai N Squadra Corse Hyundai i30 N TCR leads
32/44

Foto de: WTCR

Start action Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads

Start action Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
33/44

Foto de: WTCR

Start action, Andy Priaulx, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads

Start action, Andy Priaulx, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads
34/44

Foto de: WTCR

Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR

Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR
35/44

Foto de: WTCR

Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR

Start action, Ma Qing Hua, Team Mulsanne Alfa Romeo Giulietta TCR, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR
36/44

Foto de: WTCR

Start action, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR leads

Start action, Nicky Catsburg, BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team Hyundai i30 N TCR leads
37/44

Foto de: WTCR

Start action, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR leads

Start action, Néstor Girolami, ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Honda Civic Type R TCR leads
38/44

Foto de: WTCR

Start action, Yann Ehrlacher, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads

Start action, Yann Ehrlacher, Cyan Performance Lynk & Co 03 TCR leads
39/44

Foto de: WTCR

Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads

Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
40/44

Foto de: WTCR

Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads

Start action, Yvan Muller, Cyan Racing Lynk & Co 03 TCR leads
41/44

Foto de: WTCR

Starting grid

Starting grid
42/44

Foto de: WTCR

Starting grid

Starting grid
43/44

Foto de: WTCR

The trophy and girls on the starting grid

The trophy and girls on the starting grid
44/44

Foto de: WTCR

Próximo artigo

ETCR terá formato “inusitado” e “diferente”, diz brasileiro que comanda categoria

ETCR terá formato “inusitado” e “diferente”, diz brasileiro que comanda categoria
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria TCR