Relato de classificação

TCR South America: Rosso supera Reis e crava a pole em El Pinar

Com a realização da quinta etapa da temporada 2022, categoria sul-americana completa trecho do campeonato no Uruguai e tem disputa bastante acirrada; veja

Juan Ángel Rosso

Foto de: Divulgacao

Piloto da equipe argentina Squadra Martino, Juan Ángel Rosso brilhou a bordo do Honda Civic Type R TCR (FK8) na tarde deste sábado e conquistou a pole position para a etapa de El Pinar do TCR South America, no Uruguai. Líder do segundo treino livre, o argentino cravou a marca de 1min09s713 no quali e superou o CUPRA León Competición TCR do brasileiro Raphael Reis, piloto da equipe W2 ProGP, por mais de meio segundo em Canelones.

O editor recomenda:

O top 3 foi completado pelo Peugeot 308 TCR pilotado pelo uruguaio Juan Manuel Casella, da equipe argentina PMO Racing. Companheiro de time e montadora do piloto 'da casa', o argentino Franco Farina ficou com o quarto lugar.

Quem completou as cinco primeiras posições foi o uruguaio Enrique Maglione, também a bordo do Peugeot da PMO Racing. O brasileiro Pedro Aizza, pilotando um Hyundai Elantra N TCR, ficou em sexto representando a Scuderia Chiarelli, do Brasil.

O uruguaio Rodrigo Aramendia, da Squadra Martino Uruguay, foi o sétimo com a Alfa Romeo Giulietta TCR, à frente do brasileiro Alceu Feldmann, oitavo com o Cupra da W2 ProGP.

Líder do treino livre de sexta-feira, o argentino Manuel Sapag ficou em nono com o modelo Lynk & Co 03 TCR da PMO Racing. Quem completou o top 10 do Q2 foi Fabio Casagrande, a bordo do Civic da Squadra Martino. O brasileiro larga da pole na corrida 2 por causa da inversão de grid.

Outro representante do País, Adalberto Baptista foi o 11º com o Audi RS3 LMS TCR (2017) da Cobra Racing, à frente do piloto 'da casa' Fernando Rama, que ficou aquém da concorrência no Q2 ao volante da Giulietta da Squadra Martino Uruguay.

Situação de campeonato e programação da etapa

Com a vitória dupla de Rosso em Rivera (URU), o campeonato está mais acirrado, com três pilotos próximos no topo da tabela de classificação. De todo modo, o argentino Fabricio Pezzini segue liderando, seguido por Reis e Rosso.

O circuito de El Pinar (Canelones se caracteriza por freadas muito exigentes e um acentuado consumo de pneus. Diferentemente do ano passado, neste fim de semana o TCR South America correrá na versão perimetral do autódromo, com extensão de 2.660 metros.

O cronograma tem atividades em três dias, tendo começado com um shakedown e um treino livre na sexta-feira. No sábado, segundo livre e quali. As duas corridas serão domingo, uma pela manhã (9h40), outra ao meio-dia.

A novidade no grid desta etapa é a chegada da Squadra Martino Uruguay, com dois Alfa Romeo Giulietta pilotados pelos uruguaios Rodrigo Aramendia e Fernando Rama. O primeiro correu em Rivera e fez dupla com Enrique Maglione na prova de Endurance em Interlagos. O 'Grande Prêmio Car One' terá premiações especiais para os três maiores pontuadores do fim de semana, com pódio dedicado depois da cerimônia de premiação da corrida 2.

TCR South America – Grande Prêmio Car One - El Pinar – Etapa 5

Domingo, 7 de agosto

09:40 – Corrida 1 (21 voltas ou 30 minutos)

11:40 – Corrida 2 (25 voltas ou 35 minutos)

LISTA DE INSCRITOS

W2 PRO GP

#77 Raphael Reis – CUPRA TCR

#17 Alceu Feldmann – CUPRA TCR

COBRA RACING TEAM

#10 Adalberto Baptista – Audi RS3 Sedan 8V SEQ

SQUADRA MARTINO

#34 Fabio Casagrande – Honda Civic FK7

#26 Juan Angel Rosso – Honda Civic FK7

PMO MOTORSPORT

#07 Fabricio Pezzini – Lynk & Co 03 TCR

#33 Manuel Sapag – Lynk & Co 03 TCR

PMO RACING

#60 Juan Manuel Casella– Peugeot 308 GTI TCR

#15 Enrique Maglione – Peugeot 308 GTI TCR

#87 Franco Farina – Peugeot 308 GTI TCR

SCUDERIA CHIARELLI

#35 Pedro Aizza – Hyundai Elantra

SQUADRA MARTINO URUGUAY

#27 Rodrigo Aramendia – Alfa Romeo Giulietta

#81 Fernando Rama – Alfa Romeo Giulietta

VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA

Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TCR South America: Sapag lidera treino da sexta-feira em El Pinar
Próximo artigo TCR South America: melhor do Brasil no grid, Reis comenta quali em El Pinar

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil