Toyota vence, mas Porsche assegura títulos de 2017 do WEC
Trio Bernhard/Hartley/Bamber conquista campeonato de pilotos com uma prova de antecedência; Bruno Senna vence na LMP2
Apesar da vitória da rival Toyota, a Porsche conquistou os títulos de pilotos e construtores do Mundial de Endurance em Xangai nesta madrugada.
Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber só precisavam de um terceiro lugar para conquistar o título dos pilotos no Porsche 919 Hybrid #2, e conseguiram o objetivo, terminando logo atrás do Toyota #8 de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson.
Um incidente para o TS050 Hybrid #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez, custou ao fabricante japonês qualquer chance de manter o título de construtores indefinido. O #7 liderava o carro #8 por menos de dois segundos na última meia hora, fazendo uma dobradinha que impediria a Porsche de levar ambos os títulos na China.
Entretanto, o toque entre Lopez e o Porsche GTE #91 de Richard Lietz na curva 3 rendeu ao Toyota um furo de pneu, além de um dano de transmissão e de suspensão, exigindo uma ida aos boxes.
A Porsche só precisava ter um de seus carros em segundo lugar para garantir o título de construtores, e o incidente do carro #7 permitiu que o #2 assumisse o posto. O Porsche #1 de Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy completou o pódio em terceiro, em uma corrida em que os Toyotas tiveram uma vantagem clara sobre a fabricante alemã.
Os consertos no Toyota #7 custaram sete voltas e o deixaram em quarto lugar na bandeira quadriculada.
Na LMP2, a Rebellion venceu com o Oreca #13 de Bruno Senna, Julien Canal e Nicolas Prost. O trio tomou a liderança do mundial da classe com uma rodada para o fim.
Senna dominou a hora de abertura e a metade da corrida, mas teve que passar no final o #38 da Jackie Chan DC Racing.
O brasileiro superou Ho-Pin Tung pela liderança com pouco menos de uma hora para o final. O trio de Nelsinho Piquet, Mathias Beche e Danid Heinemeier Hansson foi o terceiro.
Na LMGTE, Andy Priaulx e Harry Tincknell conseguiram a vitória em seu Fort GT #67 após uma prolongada batalha com o Porsche 911 RSR #91 que Richard Lietz compartilhou com Frederic Makowiecki.
Race results:
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Vts | Tempo |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 195 | |
2 | 2 | Timo Bernhard Brendon Hartley Earl Bamber |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 194 | 1 vt |
3 | 1 | Andre Lotterer Neel Jani Nick Tandy |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 194 | 1 vt |
4 | 7 | Kamui Kobayashi Mike Conway Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 188 | 7 vts |
5 | 31 | Bruno Senna Julien Canal Nicolas Prost |
Oreca 07 | LMP2 | 183 | 12 vts |
6 | 36 | Nicolas Lapierre Andre Negrao Gustavo Menezes |
Alpine A470 | LMP2 | 183 | 35.280 |
7 | 13 | Nelson Piquet Jr. David Heinemeier Hansson Mathias Beche |
Oreca 07 | LMP2 | 182 | 13 vts |
8 | 38 | Oliver Jarvis Ho-Pin Tung Thomas Laurent |
Oreca 07 | LMP2 | 182 | 16.487 |
9 | 25 | Vitaly Petrov Simon Trummer Roberto Gonzalez |
Oreca 07 | LMP2 | 182 | 45.419 |
10 | 28 | François Perrodo Emmanuel Collard Matthieu Vaxiviere |
Oreca 07 | LMP2 | 182 | 1'18.397 |
11 | 26 | Roman Rusinov Leo Roussel Nico Müller |
Oreca 07 | LMP2 | 181 | 14 vts |
12 | 37 | David Cheng Tristan Gommendy Alex Brundle |
Oreca 07 | LMP2 | 181 | 3.233 |
13 | 24 | Jean-Eric Vergne Ben Hanley Matt Rao |
Oreca 07 | LMP2 | 181 | 32.611 |
14 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 170 | 25 vts |
15 | 91 | Richard Lietz Frédéric Makowiecki |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 170 | 11.082 |
16 | 51 | James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 170 | 19.920 |
17 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 170 | 38.739 |
18 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 170 | 1'07.541 |
19 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 170 | 1'08.317 |
20 | 97 | Darren Turner Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 170 | 1'49.054 |
21 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 166 | 29 vts |
22 | 86 | Khaled Al Qubaisi Ben Barker Nick Foster |
Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 165 | 30 vts |
23 | 77 | Christian Ried Matteo Cairoli Marvin Dienst |
Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 164 | 31 vts |
24 | 61 | Matt Griffin Mok Weng Sun Keita Sawa |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 158 | 37 vts |
25 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 65 | 130 vts |
26 | 54 | Francesco Castellacci Miguel Molina Thomas Flohr |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 37 | 158 vts |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.