WEC aproxima novos protótipos de carros de produção em novas regras
Procurando ser um campeonato de hipercarros na próxima geração, categoria divulga pontos principais do novo regulamento
Os regulamentos da unidade motriz para a classe de protótipo conceito do Mundial de Endurance para a temporada 2020/21 foram esclarecidos pela direção do campeonato. Serão permitidos motores e sistemas híbridos criados juntamente com unidades baseadas nas de carros de produção.
Esta era a intenção original da FIA e do Automobile Club de l'Ouest quando o conceito de hipercarro foi revelado durante a semana das 24 Horas de Le Mans deste ano em junho.
O regulamento publicado após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA nesta quarta-feira impôs um limite a motores de combustão interna e unidades geradoras de potência derivadas daquelas montadas em veículos de rua
O diretor esportivo da ACO, Vincent Beaumesnil, explicou que agora existem dois níveis de regulamentos para os motores internos e para as unidades cinéticas geradoras do eixo dianteiro.
"O motor pode ser baseado em produção ou pode ser um motor puro de corrida", disse ele ao Motorsport.com.
"Se você começar com um motor de produção, há menos restrições, como o uso de um comando variável do comando de válvulas, desde que ele seja usado no carro de rua.”
"É o mesmo com o sistema híbrido: é permitido apenas um motor elétrico, mas você pode ter dois se for desenvolvido a partir de um sistema para as ruas."
Existem valores mínimos de produção para unidades motrizes. Um mínimo de 25 carros usando a unidade em questão deverão ter sido produzidos até o final do ano após a temporada em que eles correrão pela primeira vez, e 100 carros após o final da segunda temporada.
As regras do conceito de hipercarro foram assinadas pelo Conselho de Esporte a Motor em São Petersburgo, incluindo a introdução do lastro com base no sucesso para a classe superior do WEC.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.