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WEC confirma regras que substituirão atuais LMP1 em 2020

A FIA confirmou novas regras para a classe principal do WEC a partir da temporada de 2020/2021.

#3 Toyota Motorsport Toyota GT-One: Ukyo Katayama, Keiichi Tsuchiya, Toshio Suzuki

Os princípios do regulamento que resultará em uma nova geração de protótipos para substituir os atuais LMP1 foram divulgados nesta quinta-feira, durante a reunião do Conselho Mundial da FIA nas Filipinas.

O comunicado apenas diz que a meta é que o orçamento das fabricantes seja de um quarto em relação aos atuais níveis da LMP1, ainda com “liberdade de design baseado em um conceito de hipercarros”. 

Mais detalhes serão revelados na próxima sexta-feira, quando o Automobile Club de l’Ouest, que formulou o regulamento ao lado da FIA, realizará sua tradicional coletiva de imprensa antes das 24 Horas de Le Mans.

As regras, que usam o nome de trabalho de GTP, permitirão que as fabricantes deem a seus protótipos a aparência de seus carros esportivos de rua. 

A intenção das novas regras é manter o atual nível de performance, mas com um custo substancialmente reduzido. 

Haverá um nível mais baixo de tecnologia híbrida permitida, e espera-se que as fabricantes possam escolher entre sistemas de recuperação de energia padronizados em vez de desenvolver seus próprios.

As fabricantes que participaram das discussões das novas regras foram Toyota, McLaren, Aston Martin, Ferrari e Ford. 

Um plano para “encorajar a participação de mais pilotos mulheres no WEC” também foi aprovado pelo Conselho Mundial, sendo que os detalhes disso também serão divulgados na coletiva da ACO.

Por fim, também foi confirmado que a etapa de Sebring do WEC, agendada para março, terá 1000 milhas em vez de 1500 milhas. 

A corrida acontece em uma sexta-feira, dia 15, na véspera das tradicionais 12 Horas de Sebring da IMSA. 

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