Quatro pilotos e um título: F4 Brasil chega à decisão do campeonato no autódromo de Interlagos

Vinícius Tessaro, Matheus Comparatto, Álvaro Cho e Luan Lopes terão três provas para brigar pelo título no fim de semana entre 15 e 17 de dezembro

Vinicius Tessaro

Vinicius Tessaro

Marcelo Machado de Melo

Quatro pilotos vão chegar ao Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na luta pelo título da segunda temporada da história da BRB Fórmula 4 Brasil, no fim de semana entre os dias 15 e 17 de dezembro.

Nada menos que 70 pontos estarão em jogo nas três corridas da etapa decisiva. Líder do campeonato desde o início do ano, Vinícius Tessaro terá a concorrência de Matheus Comparatto, Álvaro Cho e Luan Lopes.

Leia também:

A disputa que coroará o segundo campeão da história da categoria no Brasil também mostra o equilíbrio entre as equipes, com todas elas tendo ao menos um representante entre os quatro postulantes: Tessaro (Cavaleiro Sports); Comparatto (OAKBERRY Bassani F4); Cho e Lopes (TMG Racing).

Vinícius Tessaro tem uma vantagem confortável na liderança do campeonato. O piloto da Cavaleiro Sports tem 197 pontos na temporada 2023, 24 a mais que o vice-líder Matheus Comparatto, da OAKBERRY Bassani F4. Álvaro Cho, da TMG Racing, é o terceiro com 167 e Luan Lopes, seu companheiro de equipe, é o quarto com 145, fechando a lista dos candidatos ao título da categoria de base em Interlagos.

A matemática para Tessaro é simples: piloto que mais venceu corridas em 2023 na BRB Fórmula 4 Brasil, ele precisa abrir 28 pontos de vantagem para os rivais para ser campeão antes mesmo da última corrida da temporada.

Ou seja, ele teria duas provas para aumentar em quatro pontos sua vantagem atual no campeonato. Para levar o título após a primeira prova do fim de semana, a tarefa é mais difícil: precisaria abrir 44 pontos para os rivais – marcar 20 a mais que os rivais na corrida 1 no sábado.

Matheus Comparatto é quem está na melhor situação entre os rivais de Tessaro. Com três vitórias no ano, o piloto da OAKBERRY Bassani F4 vai precisar lutar pelas poles das corridas 1 e 3 e marcar o maior número de pontos possível.

O cenário para o título de Comparatto exige a pole na corrida 3, vitórias nas três provas e que Tessaro chegue no máximo em terceiro em uma das duas corridas mais valiosas (1 ou 3), em segundo na 2 e em terceiro na outra. Nesta hipótese, ele marcaria 24 pontos a mais que o rival, vencendo o campeonato no critério de desempate do número de vitórias (6 a 5).

Para Álvaro Cho e Luan Lopes, a tarefa é bem mais complicada. Cho precisaria da pole e das três vitórias, com Tessaro chegando no máximo em terceiro nas duas mais valiosas (1 e 3) e em quinto na 2 para ser campeão por apenas um ponto.

Já para Luan Lopes, além do desempenho perfeito em Interlagos, Tessaro precisaria de um fim de semana desastroso, chegando no máximo no sétimo lugar nas corridas 1 e 3; e em sexto na prova 2 em Interlagos. Neste cenário, Lopes seria campeão por só um ponto.

A decisão da BRB Fórmula 4 Brasil vai ser disputada no mais tradicional palco do automobilismo brasileiro: o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A categoria de base fará parte da programação da decisão da Stock Car.

Classificação do campeonato da Fórmula 4 Brasil (COM DESCARTES):

1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 197 pontos2 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 1733 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 1674 – Luan Lopes (TMG Racing) – 1455 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 1066 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 1007 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 868 – João Tesser (TMG Racing) – 679 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 6110 – Matheus Ferreira (Oakberry Bassani F4) – 5611 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 5312 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 4013 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 2614 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 2415 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 15

* R – Estreante

Cronograma - F4 Brasil - Etapa 6 – Interlagos:

Sexta-feira, 15 de dezembro:

09:10 – Treino Livre 1

14:50 – Treino Livre 2

16:40 – Classificatório

Sábado, 16 de dezembro:

09:50 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

16:23 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 17 de dezembro:

09:42 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F4 Brasil: Veja horários e como ver a final em Interlagos
Próximo artigo F4 Brasil: De olho no título, Tessaro está pronto para o último desafio da temporada 2023

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil