Pilotos morrem após grave acidente na etapa de Cascavel da Moto1000GP

Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso não resistiram ao incidente ocorrido na prova deste domingo; saiba mais

Os pilotos Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso morreram neste domingo (27) após grave acidente sofrido durante a segunda corrida da etapa de Cascavel da Moto1000GP, classe do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

O editor recomenda:

O acidente ocorreu ainda na primeira volta da corrida (veja abaixo). André acabou escorregando da moto na saída da segunda perna das curvas gêmeas, em um trecho de início de aceleração, e escorregou, ficando no meio da pista.

Ele chegou a levantar, mas imediatamente foi atingido por outra moto, de Érico, sendo arremessado com força para a lateral da pista. Um terceiro piloto precisou se deslocar até o muro de proteção para evitar um segundo choque.

Confira abaixo o momento do acidente. ATENÇÃO: IMAGENS FORTES

A direção de prova interrompeu imediatamente a prova, que não foi retomada, e o atendimento foi iniciado logo na sequência com a chegada da equipe médica. Com a interrupção, a prova que viria na sequência, uma endurance com duração prevista de duas horas, também foi suspensa.

Segundo a categoria, os dois pilotos foram levados ao hospital em estado gravíssimo e, pouco depois, foi confirmada a morte de Érico.

"O Moto1000GP lamenta profundamente informar o falecimento do piloto Érico Verissimo da Rocha após grave acidente durante a quarta etapa do campeonato, que estava sendo realizada no Autódromo Internacional de Cascavel", diz o comunicado oficial da categoria. "O piloto de 38 anos se envolveu em um acidente gravíssimo durante a primeira volta da categoria GP 1000".

"Após o acidente o piloto, que foi encaminhado para tratamento hospitalar seguindo todos os protocolos da modalidade em estado gravíssimo, não resistiu aos ferimentos e seu óbito foi constatado".

"O Moto1000GP, após a informação oficial, cancela todas as atividades de pista da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A família Moto1000GP destina todas as nossas orações ao piloto, aos familiares, amigos e admiradores".

Cerca de uma hora depois, veio a confirmação da morte de André. Segundo informações obtidas junto ao pai do piloto, ele sofreu uma parada cardíaca, foi reanimado pelos médios e estava internado em estado gravíssimo. Infelizmente, também acabou não resistindo. 

"O Moto1000GP comunica o falecimento do piloto André Veríssimo Cardoso, envolvido em grave acidente com o piloto Érico Veríssimo da Rocha durante a primeira volta da categoria GP 1000 na tarde deste domingo (27) durante a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em Cascavel (PR)."

"André Veríssimo, de 42 anos, foi encaminhado pela equipe de resgate do campeonato em estado gravíssimo para unidade hospitalar de referência. Segundo informações médicas do hospital, após atendimento emergencial, ao ser encaminhado para o centro cirúrgico, ele teve uma parada cardiorrespiratória não resistindo e vindo a falecer."

"Infelizmente um dia lindo de corridas se transformou em um dos dias mais tristes da história do Moto1000GP. Nesse momento nossos pensamentos e preces estão inteiramente direcionados às famílias e aos nossos amigos e pilotos que partiram."

Em nota, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovani Guerra, lamentou os falecimentos: "É com muita tristeza que a Confederação Brasileira de Automobilismo recebe a notícia dos falecimentos dos motociclistas Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso".

"Os pilotos faleceram neste domingo (27), quando se envolveram em um acidente ainda na primeira volta da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Cascavel (PR), na categoria GP 1000. Erico, de 38 anos, atuava no setor de construção civil em Olinda (PE). Já André, publicitário de 42 anos, era de São Paulo."

"Em meu nome pessoal e de toda a família CBA, desejo que Deus ampare e console as famílias e os amigos da Confederação Brasileira de Motociclismo", completou o dirigente no comunicado.

Cascavel foi a quarta etapa da temporada 2023 da categoria, tendo iniciado o ano em Goiânia no mês de abril antes de passar por Campo Grande e Lima Duarte, no interior de Minas Gerais.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Luto no motociclismo: Hugo Millán, de 14 anos, morre após acidente na etapa de Aragón da Talent Cup Europa
Próximo artigo Piloto Érico Veríssimo morre após acidente grave em etapa da Moto1000GP em Cascavel

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil