André Bragantini Jr. mostra projeto "Ultrapassando Limites" a lendas
Ele palestrou junto ao autor de sua biografia, Alexander Grunwald, contando com participação de lendas da Stock: Chico Serra, Ingo Hoffmann e Paulo Gomes
Conhecido como um dos melhores pilotos de carros de tração dianteira do automobilismo brasileiro, André Bragantini Jr. realizou uma palestra especial na última terça-feira (13). O evento ocorrido em Osasco (SP), teve o piloto comentando sua história não apenas no esporte a motor, mas também mencionando passagens que teve na vida, em data que contou também com lendas da Stock Car: Ingo Hoffmann, Chico Serra e Paulo Gomes.
A palestra faz parte do projeto “Ultrapassando Limites”, que também dá nome a biografia do piloto, escrita pelo jornalista Alexander Grünwald. Bragantini contou aos presentes sobre como se tornou piloto de competição mesmo sofrendo com a síndrome de Tourette, que causa espasmos musculares involuntários. André passou por categorias como a própria Stock Car, além de campeonatos como a Copa HB20 e a Mercedes-Benz Challenge.
Atualmente se dedicando à atividade de coach de automobilismo, na qual treina pilotos que atuam nas mais variadas categorias, André Bragantini Jr. também teve que enfrentar as dificuldades impostas por sua condição.
O piloto fez uma operação há alguns anos para minimizar os problemas da síndrome de Tourette e comentou tudo isso em sua palestra. "É um prazer apresentar o 'Ultrapassando Limites' e mostrar um pouco da minha história de vida, também dentro do esporte a motor”, disse André.
Quem quiser adquirir a versão digital de Ultrapassando Limites para Kindle, ela está disponível pelo site da Amazon. O valor do livro digital é de R$ 25,90. O físico custa R$ 39,90 e está disponível nas melhores livrarias do Brasil. 'Ultrapassando Limites' tem o patrocínio máster da Eurofarma, que tem equipe na Stock Car Pro Series. O projeto conta também com o patrocínios de nomes como Oakberry e Porsche Cup Brasil.
Sobre André Bragantini Jr.
Capa do livro 'Ultrapassando Limites'
Photo by: Divulgacao
É detentor de diversas conquistas no automobilismo, como: Campeão Fiat – Uno Novatos (1996), Bicampeão da Copa Fiat – Palio B (1997), Campeão Copa Palio (1999), Campeão da Copa Corsa Metrocar (2000), Campeão DTM Pickup (2001), Vice-campeão Copa Clio Brasil (2002), Vice-campeão Stock Car Light (2007), Vice-campeão Troféo Línea (2010), Vice-campeão Copa Fiat (2012), 5º lugar Copa HB20 (2020), Vice-campeão da Mercedes-Benz Challenge (2021).
Aos 43 anos, André Bragantini Jr. convive com a Síndrome de Tourette desde seus cinco anos de idade. Hoje, atua como coach de pilotos nas categorias Mercedes-Benz Challenge e Porsche Cup Brasil.
André também é um dos chefes da GT Sprint Race, sendo responsável pela equalização dos carros da categoria. Em parceria com a GTSR, André ministra o curso GT Graduation Academy, um curso de pilotagem, no qual utiliza os carros da categoria para habilitar novos pilotos para a competição.
Síndrome de Tourette - Respaldo Legal: Em setembro de 2021 a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto de lei PL 5549/2019 que institui o dia 07 de junho como o Dia Nacional da Síndrome de Tourette. Em novembro do mesmo ano, em decisão terminativa a Ementa foi aprovada por Comissão no Senado. (fonte: Agência Senado). Em 2022 foi o primeiro ano que o Brasil celebrou oficialmente o Dia Nacional de Conscientização da Tourette.
Podcast #195 - Fantasma de Abu Dhabi assombra Monza: o que mudar na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.