Recomendado para você

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Últimas notícias

Conheça o japonês que disputa o Rally Dakar aos 74 anos

No rali mais perigoso do mundo desde 1983, Yoshimasa Sugawara dá apoio a jovens pilotos e navegadores

#528 Hino: Yoshimasa Sugawara, Mitsugu Takahashi
#524 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura, Yoko Wakabayashi
#524 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura, Yoko Wakabayashi
#528 Hino: Yoshimasa Sugawara, Mitsugu Takahashi
#532 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura
#520 Hino: Yoshimasa Sugawara, Katsumi Hamura

Yoshimasa Sugawara é o piloto mais longevo dos que estão competindo no Dakar 2016. A bordo do caminhão #528, ele está na 36° posição na classificação geral, com 14 horas de diferença para o líder, Gerard de Rooy. Isso tudo aos 74 anos. 

Mas enquanto alguns pilotos se queixam das altas temperaturas no trecho de Belen, um dos que mais castigaram pilotos e navegadores, para o japonês não foi bem assim.

"Não houve nenhum problema. Senti um pouco quente", disse. Em seguida, ele brinca: "quem sofreu foi o caminhão, que começou a superaquecer."

O competidor conheceu o Dakar por meio de uma revista e se aventurou pela primeira vez em 1983, quando o rali tinha como palco principal o deserto do Saara. Já correu de moto, carro e está na competição de caminhões desde 1992. 

Falando com o MOTORSPORT.COM, ele sempre adverte que seu inglês é limitado e diz: "paciência, paciência e podemos conversar", enquanto completa a frase com algumas palavras em japonês junto com algumas mímicas.

Sugawara caminha ao redor de seu caminhão, analisando as mudanças nos últimos anos: "tem sido um Dakar muito difícil, mas gosto disso, amo correr."

Para ele, é importante chegar ao rali na melhor forma possível e para conseguir isso, investe seu tempo treinando nas motos, seu primeiro amor no Dakar.

"Fiz uma corrida de três mil quilômetros em uma motocicleta, só faço isso para manter a forma."

"Tento fazer 100 quilômetros por dia, mas nem sempre é possível. Não faço mais nada, mas o físico é muito importante no Dakar", afirma.

Ao seu lado estão jovens pilotos e navegadores, que estão sempre a procura de apoio.

"Ensino muito a parte mecânica a eles porque isso é muito importante. Administrar a corrida também é conhecer bem seu caminhão."

Ao final desta frase, Sugawara se despede para planejar a próxima etapa.

Artigo anterior Baar surpreende e de Rooy aumenta diferença na liderança
Próximo artigo Nikolaev vence e de Rooy mantém liderança sob controle

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros