Farfus exclusivo: O DTM precisa passar por renovação
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, brasileiro fala sobre as transformações que o campeonato em que compete passa
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/6VZGxRN6/s1000/dtm-norisring-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm-5091471.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6VZGxRN6/s300/dtm-norisring-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6bKnVDw0/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM, Robert Wickens, Mercedes-AMG Team HWA, Mercedes-AMG C63 DTM](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YBMaxmz2/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm-robert-wickens-mercedes-amg-team-hw.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6lPy1rm6/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6ARA5BN0/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/68vAzpV2/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Grid girl of Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YN3nbjW6/s300/dtm-moscow-2017-grid-girl-of-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0rKgMeG2/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
![Augusto Farfus, BMW Team RMG, BMW M4 DTM](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0kPDxM82/s300/dtm-moscow-2017-augusto-farfus-bmw-team-rmg-bmw-m4-dtm.jpg)
O futuro do DTM permanece uma incógnita, após o anúncio da saída da Mercedes ao término da temporada 2018 e a possível mudança dos carros da categoria. O CEO e ex-piloto, Gerhard Berger, estuda uma possível associação com a GT japonesa, na tentativa de criar mais espaço para outras montadoras, mas ainda não confirma nada.
Passando alguns dias no Brasil, o único representante brasileiro do DTM, Augusto Farfus, comentou sobre como ele viu o anúncio da Mercedes e o futuro do campeonato.
"Foi um choque", disse Farfus. "Ninguém esperava e pegou todo mundo de surpresa. Mas o DTM já passou por outros momentos difíceis. Não é a primeira vez que uma montadora vai deixar a categoria."
"É um dos poucos campeonatos que sempre se manteve, com crise ou não. Acho que, acima de tudo, esse é um momento em que o DTM precisa passar por uma renovação."
"Há um novo regulamento que estava sendo elaborado para 2019, carros com conceitos completamente diferentes, mas acho que este é um momento importante, em que estaremos introduzindo carros novos de outras fabricantes."
O piloto paranaense também falou sobre a Fórmula E, que vem monopolizando as atenções das fabricantes alemãs, já que a Porsche também seguirá o mesmo caminho, deixando a classe LMP1 do mundial de endurance.
"A Fórmula E ainda é um campeonato prematuro, tem tudo para crescer e, de certa maneira, o automobilismo precisa de um campeonato elétrico, porque muito do que temos nos carros de rua, vieram dos de corrida."
"Acho certo que a F-E tenha seu espaço, mas nesse momento eles não têm uma tecnologia expressiva. São carros elétricos, mas o desenvolvimento ainda é muito prematuro. Acho que os campeonatos a gasolina ainda vão continuar existindo, é um esporte com paixão e emoção."
Será que no futuro teremos somente categorias elétricas, colocando fim ao motor a combustão? Mesmo não podendo cravar, Farfus traz boas notícias aos amantes dos carros com esse sistema.
"Acredito que no futuro você vai ter a Fórmula 1, com a Fórmula E em paralelo e o WEC, sendo o destaque do endurance, com as 24 Horas de Le Mans."
"Dentro daquilo que sei, acho que o carro elétrico não é a resposta para o futuro. Este é um momento transitório, mas dentro de 100 anos, todos os carros serão elétricos? Não sei. Talvez seja a hidrogênio, qualquer outra coisa ou híbrido, que é mais inteligente."
Com a colaboração de Daniel Messeder, do Motor1.com Brasil
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.