Félix da Costa vence segunda corrida em Zandvoort e Farfus é segundo
Português conquista primeiro triunfo na categoria praticamente de ponta a ponta, enquanto Farfus supera Spengler na estratégia para garantir o primeiro pódio do ano
António Félix da Costa venceu a segunda prova, realizada neste domingo (12), da etapa de Zandvoort do DTM. Partindo da pole position, o português não deu chance aos adversários, mesmo sendo pressionado durante toda a corrida – na primeira parte, por Bruno Spengler; depois dos pit stops, por Augusto Farfus – e venceu praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas durante a janela de pit stops.
Félix da Costa largou muito bem e se manteve na liderança. Farfus tentou superar Spengler, mas ficou por fora na primeira curva e não conseguiu o melhor traçado. No final da primeira volta, Maxime Martin, que vinha na 13ª posição, foi tocado por Edoardo Mortara e caiu para a o último posto.
Se com cinco voltas completadas não se via alterações nas cinco primeiras posições, a briga pelo penúltimo lugar entre Martin e Lucas Auer era intensa, com muitos toques. Na oitava volta o piloto da BMW conseguiu superar o representante da Mercedes no final da reta dos boxes.
Como a pista de Zandvoort é estreita, as ultrapassagens são raras. As maiores chances de ganhar posições, portanto, era na parada para troca de pneus. E quem abriu os trabalhos neste sentido foi Timo Glock, na 12ª volta. O líder do campeonato, Jamie Green, veio na sequência.
E a estratégia se mostrou válida para Glock, que voltou logo atrás de Bruno Spengler, que antes do pit stop ocupava o segundo lugar. Félix da Costa e Farfus pararam na 14ª volta. E o brasileiro se deu bem, apesar da troca de 4s2, pois conseguiu retornar à frente de Spengler.
Com 16 voltas completadas, Maximilian Götz, Mike Rockenfeller, Nico Müller e Timo Scheider ocupavam os quatro primeiros lugares, nesta ordem, pois ainda não tinham parado para trocar os pneus. Na volta seguinte, em uma confusão que começou com Wittmann e Auer, sobrou para Martin Tomczyk, que abandonou a prova. Rockenfeller assumiu a liderança na 18ª volta, superando Götz.
O piloto do #99 finalmente fez o pit stop no 21º giro. Ficar na pista por mais tempo não rendeu frutos para Rockenfeller, que retornou à pista na 18ª posição. Enquanto isso, Daniel Juncadella e Mortara se tocaram e o resultado foi o mesmo para ambos, que abandonaram a disputa. Com 23 voltas completadas, Müller foi aos boxes para fazer a troca, enquanto Götz fez o mesmo no giro seguinte.
Assim, a ordem dos cinco primeiros após os pit stops era a seguinte: Félix da Costa, Farfus, Spengler, Glock e Wittmann. Na volta 25, Tom Blomqvist foi punido com um drive-through por ter sido considerado o culpado no toque com Robert Wickens.
Farfus era mais veloz do que o português, mas não encontrava espaço para realizar a ultrapassagem. Os quatro primeiros andavam juntos, limitados pelo ritmo determinado por Félix da Costa. A cinco minutos do fim, algumas gotas começaram a cair em Zandvoort, mas nada que alterasse significativamente as condições do asfalto.
Com isso, Félix da Costa seguiu firme para a primeira vitória no DTM, seguido por Farfus – com o primeiro pódio da temporada – e Spengler completou o top-3. Glock, Wittmann, Pascal Wehrlein, Mattias Ekström, Cristian Vietoris, Adrien Tambay e Gary Paffett fecharam o grupo dos dez primeiros.
A próxima etapa do DTM acontecerá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Red Bull Ring. Confira a classificação final da segunda corrida em Zandvoort:
Pos. | Piloto | Fabricante | Tempo | Dif. |
1 | Antonio Felix da Costa | BMW | 1h02m07.601 | |
2 | Augusto Farfus | BMW | 1h02m08.074 | 0.473 |
3 | Bruno Spengler | BMW | 1h02m08.692 | 1.091 |
4 | Timo Glock | BMW | 1h02m09.311 | 1.710 |
5 | Marco Wittmann | BMW | 1h02m12.576 | 4.975 |
6 | Pascal Wehrlein | Mercedes | 1h02m18.555 | 10.954 |
7 | Mattias Ekstrom | Audi | 1h02m18.876 | 11.275 |
8 | Christian Vietoris | Mercedes | 1h02m19.168 | 11.567 |
9 | Adrien Tambay | Audi | 1h02m19.511 | 11.910 |
10 | Gary Paffett | Mercedes | 1h02m19.848 | 12.247 |
11 | Mike Rockenfeller | Audi | 1h02m20.262 | 12.661 |
12 | Miguel Molina | Audi | 1h02m22.731 | 15.130 |
13 | Jamie Green | Audi | 1h02m23.543 | 15.942 |
14 | Paul Di Resta | Mercedes | 1h02m24.057 | 16.456 |
15 | Timo Scheider | Audi | 1h02m24.454 | 16.853 |
16 | Maximilian Gotz | Mercedes | 1h02m25.920 | 18.319 |
17 | Maxime Martin | BMW | 1h02m37.309 | 29.708 |
18 | Tom Blomqvist | BMW | 1h02m40.271 | 32.670 |
19 | Robert Wickens | Mercedes | 1h02m59.836 | 52.235 |
20 | Lucas Auer | Mercedes | 1h03m00.419 | 52.818 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.