Fórmula E lança campeonato de eSport para pilotos do grid e virtuais
A categoria divulgou nesta quarta que terá dois campeonatos virtuais, um para os pilotos do grid e outro para pilotos virtuais


Seguindo outras categorias como Fórmula 1, Indy, MotoGP e NASCAR, a Fórmula E confirmou nesta quarta-feira que também vai entrar no mundo do eSport durante a pandemia da Covid-19. E já vai entrar com dois campeonatos: um para os pilotos do grid atual e outro para pilotos virtuais.
Criado em associação com o Motorsport Games, o Desafio Corra em Casa começará neste sábado com a pré-temporada, uma corrida que não valerá pontos para o campeonato, e continuará com etapas pelas próximas oito semanas.
Leia também:
Após o anúncio da nova parceria da F-E com a UNICEF, todo o dinheiro arrecadado será doado ao fundo global de combate ao coronavírus.
Os competidores foram anunciados em uma coletiva online, comandada pelo comentarista oficial da categoria, Jack Nicholls, e contou com a participação do CEO da F-E, Jamie Reigle, além dos pilotos António Félix da Costa e Felipe Massa.
Quando perguntado sobre a demora da F-E em lançar um campeonato de eSport em comparação aos outros campeonatos como a Fórmula 1, Indy e MotoGP, Reigle disse: "Se você não for o primeiro, então é melhor garantir que fará algo diferente. A proposta [do Desafio Corra em Casa] é algo único".
Usando a plataforma do rFactor 2, o formato do campeonato será no estilo "Battle Royale", com o piloto em último lugar sendo eliminado ao final de cada volta. Isso continuará até que restem 10 competidores, que seguirão para uma corrida de uma volta de duração para decidir o vencedor.
As oito etapas usarão o sistema regular de pontuação da F-E, com pontos extras para pole position e volta mais rápida. Além disso, a última etapa terá pontuação dobrada.
Para a primeira prova, 14 pilotos do grid atual da F-E confirmaram a presença até o momento. Entre eles estão a dupla da Audi, Lucas di Grassi e Daniel Abt, Alexander Sims e Maximilian Guenther, da BMW, o atual líder do campeonato, António Félix da Costa, Stoffel Vandoorne, da Mercedes, Felipe Massa, da Venturi e Mitch Evans, da Jaguar.
Vários dos pilotos já participaram de outras competições de eSports durante o hiato do automobilismo, mas Reigle acrescentou que a competição da F-E evitará choques com outros eventos importantes.
Ele disse: "Nós vamos buscar ter uma vaga nossa e respeitar os outros campeonatos. Há sempre espaço para nos encaixarmos no calendário, mas o objetivo é voltar logo para as corridas reais.
As provas serão transmitidas nos canais oficiais da F-E: site, YouTube, Twitch, Facebook e Twitter.
A cada semana, terá também um evento paralelo para pilotos virtuais que será realizado em um circuito virtual diferente. Além dos pilotos convidados, haverá uma janela de classificação de segunda a quinta de cada semana, onde os 18 melhores seguirão para a corrida.
Para o piloto virtual campeão desse segundo campeonato, o prêmio será um teste com um carro da F-E no final do ano.
A F-E já realizou anteriormente eventos de eSports, mais notavelmente a eRace de Las Vegas de 2017, que teve uma distribuição de prêmios recorde de 1 milhão de dólares.
Este foi marcado, porém, por vários problemas técnicos - incluindo o vencedor da prova, Olli Pahkala, caindo para terceiro após o fim da corrida por receber uma punição de 12 segundos. A causa para a punição foi um bug no jogo, que permitiu ao piloto ter mais Fanboost disponível.
GALERIA: F1, MotoGP, lendas... Veja pilotos que estão participando de eventos virtuais durante a pandemia


Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Yamaha MotoGP

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Haas F1 Team

Foto de: Rafael Gagliano

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Dana Garrett - IRL

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: IndyCar Series

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Top-5: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?
PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

Codemasters anuncia data de lançamento do game F1 2020 e homenagem a Schumacher
Com participação de Barrichello, Massa e Piquet, estrelas do automobilismo lançam campeonato virtual beneficente

Últimas notícias
Arthur Mosso representa Brasil em final mundial de eSport na Áustria
Primeiro evento presencial dessa envergadura após a pandemia, o 2022 Gran Turismo World Series reunirá competidores de aproximadamente 30 países
F1 2022: Uma evolução ao invés de uma revolução; confira análise
Game mantém a boa forma, porém descarta o modo história e traz microtransações desnecessárias
Assunto vem gerando discussão nos últimos anos ao redor do lançamento do game
Stock Car: Pane seca define corrida de estreia da E-Stock em Spa
Melhores pilotos de automobilismo virtual do país abriram a temporada na noite de segunda-feira. Amanhã (22), pilotos da Stock real entram na pista