Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

2014 terá volta de testes durante a temporada e pontos na carteira

FIA anunciou nesta sexta-feira uma série de mudanças para o ano que vem. Destaque para o novo de sistema de punições

Após reunião de seu Conselho Mundial de Esporta a Motor, em Goodwood, no Reino Unido, nesta sexta-feira, a FIA anunciou uma série de mudanças que serão adotadas em 2014. Destaque para um sistema de “pontos na carteira”, com o piloto sendo suspenso por uma corrida se passar de 12 pontos e para a volta dos testes durante a temporada. Na parte técnica, os carros não terão mais o degrau no bico (que hoje é disfarçado na maioria dos carros), pois todos os bicos terão de ser inteiramente baixos. 

Veja o que muda:

- A pedido da Mercedes, será permitido que uma montadora forneça motores para um máximo de quatro times na F1 em 2014.

- Será adotado um sistema de “pontos na carteira” para as penalizações dos pilotos. Cada penalização corresponderá a uma pontuação que variará de 1 a 3, dependendo da gravidade. Caso um piloto chegue a 12 pontos, será suspenso da corrida seguinte. Os pontos ficarão na carteira por 12 meses.

- Os pilotos terão a oportunidade de devolver qualquer vantagem que vierem a ganhar de forma ilegal na pista.

- Será reduzida a quantidade de teste em túnel de vento e CFD. Assim, a FIA espera que os custos sejam reduzidos e que duas equipes sejam estimuladas a compartilhar um mesmo túnel de vento.

- Serão adotados quatro testes, de dois dias cada, durante a temporada. Estes testes serão feitos nas terças e quartas, sempre após algum GP europeu, na mesma pista em que foi a disputada a corrida. Estes testes ocorrerão em substituição ao testes dos pilotos novatos.

- Também serão permitidos testes em pistas em janeiro, para que os novos motores sejam analisados.

- Por razões de segurança, qualquer pessoa que trabalhe durante o pit stop em um carro terá de usar capacetes.

- A fim de incentivar as equipes a ir para a pista no FP1 sem se preocuparem com o desgaste dos pneus, cada piloto terá direito a um jogo de pneu extra para usar apenas durantes os primeiros 30 minutos do primeiro treino de sexta-feira.

- Nenhum carro poderá usar mais de 100 kg de combustível para a corrida, a partir do momento em que as luzes se apagam até a bandeira quadriculada. Isto será controlado por um medidor de fluxo de combustível aprovado pela FIA.

- Por razões de segurança, o limite de velocidade dentro dos boxes, atualmente fixado em 60 km/h nas sessões de treinos livres e 100 km/h nas classificações e corrida (60 km/h em Mônaco, Cingapura e Melbourne), foi alterado para 80 km/h em todo o final de semana (exceto para Mônaco, Cingapura e Melbourne, onde permanece 60 km/h em todo o evento).

- Os pilotos terão à disposição, um câmbio com seis marchas sequenciais.

Sobre os novos motores:

- Apenas cinco unidades do novo motor poderão ser usadas durante temporada por cada piloto. Qualquer uso adicional, fará com que o piloto largue dos boxes na corrida em que passar do limite. Qualquer modificação feita no motor resultará numa punição de dez lugares no grid.

- Nenhum fabricante poderá homologar mais de um tipo de motor durante o período de homologação, entre 2014 a 2020. Alterações em relação à instalação, confiabilidade ou custos, continuarão permitidas.


Sobre o regulamento técnico:

- Os carros não terão mais o degrau no bico, já que os bicos serão baixos por completos, por razões de segurança.

- O limite de peso mínimo foi aumentado em 5 kg, pois os motores de 2014 serão mais pesados. A distribuição de peso foi também alterada.

- O controle eletrônico do sistema de freio traseiro será permitido, a fim de gerar mais  energia, que será recuperada.

- Estruturas de impacto lateral se tornarão padrão e os carros serão montados de forma idêntica neste aspecto. Isto também ajudará a reduzir custos, já que estas estruturas virão prontas de fábrica e nenhuma equipe precisará construir sua própria estrutura.

- A quantidade de deflexão no cockpit foi reduzida de 20 mm para 5 mm.

Artigo anterior Após dia atribulado, Lotus vê com otimismo atualizações no E21
Próximo artigo Boullier e Horner criticam sistema de pontos na carteira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros