“A chuva é sempre uma amiga”, comemora Hamilton

Inglês, pole position na Bélgica, destaca classificação “incrivelmente difícil” com pista molhada em Spa

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, celebrates pole position

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Pole position após uma brilhante volta nos instantes finais da classificação para o GP da Bélgica, Lewis Hamilton destacou que a tomada de tempos em Spa-Francorchamps foi “uma das mais difíceis da qual se lembra” em sua carreira devido à chuva que caiu na pista.

Hamilton parecia correr por fora na luta pela pole, já que as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen dominaram todas as ações na Bélgica com pista seca. No entanto, a chuva que caiu durante o Q3 mudou a situação, e Hamilton encaixou volta boa o bastante para liderar o grid, 0s7 à frente de Vettel.

O próprio inglês teve seus contratempos sob condições mistas, com alguns erros nas voltas iniciais. Por isso, Hamilton destacou a dificuldade em acertar uma volta perfeita com nível de aderência inconstante na pista mais longa do calendário.

Leia também:

“Foi uma das classificações mais difíceis da qual consigo me lembrar”, observou. “No Q2, eu estava 0s5 atrás e esperava que eu pudesse fazer a diferença. A chuva apareceu e nenhum de nós havia guiado na chuva antes [no fim de semana]. Não sei se vocês viram, mas eu escapei na curva 1, mas estávamos tomando todo o cuidado.”

“Até mesmo na última corrida [a classificação do GP da Hungria] estava muito molhado e é uma circunstância diferente, em que você tem mais aderência com pneus de chuva extrema. Nesta aqui foi difícil demais. Escapei da pista por duas vezes.”

“Trocar direto do slick para o intermediário, entender onde estava seco e onde estava molhado, chegar à Eau Rouge sem saber se seria preciso levantar o pé... Estava bem molhado em alguns pontos, então não consigo encontrar palavras para descrever o quão difícil foi.”

Para obter a volta ideal, Hamilton afirmou que foi fundamental conter a agressividade. “Eu sabia que tinha o ritmo. Era só questão de achar o equilíbrio certo, sem forçar demais ou recuar demais. Estava diferente a cada curva e em momento algum você poderia ser complacente. Estou superfeliz, a equipe fez um supertrabalho e a chuva é sempre uma amiga.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior PLACARES: Confira as disputas internas de cada time na F1
Próximo artigo Mais uma volta e eu teria lutado pela pole, diz Pérez

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil