Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

“Alonso divide a equipe no meio”, diz Massa

Brasileiro destaca talento do espanhol, mas diz que mentalidade do ex-companheiro pode ter evitado ainda mais conquistas em sua carreira

Fernando Alonso, McLaren

Felipe Massa enalteceu o talento de Fernando Alonso em sua pilotagem, mas apontou que a tendência em “dividir a equipe no meio” pode ter evitado que o espanhol tivesse ainda mais conquistas em sua carreira.

Alonso, campeão da F1 em 2005 e 2006, dividiu a garagem com Massa por quatro anos. Contudo, sua passagem pela Ferrari não teve os resultados que ele sonhava, de modo que ele se manteve os dois títulos mundiais conquistado na década passada.

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, Massa destacou que Alonso possui um talento natural tão grande quanto o heptacampeão Michael Schumacher, mas que a postura do espanhol pode ter cobrado seu preço.  

“De talento, ponho Schumacher e Alonso em um nível junto. O Alonso tem um talento, uma facilidade de entender a corrida, de virar rápido... Ele é um piloto diferente. Inteligente, rápido, completo, como o Schumacher também era”, comparou. 

“Na verdade, os dois eram difíceis de conviver, mas eu tinha uma relação muito próxima com o Schumacher. Eu cheguei lá e olhava ele como ‘me ajuda, me ensina’.  Eu queria aprender com um cara que havia vencido sete campeonatos do mundo. E ele me tratava muito bem.”

“Com Alonso, era uma situação mais de luta. Nunca tive nenhum problema com ele fora do carro – ele sempre me tratou muito bem, nós sempre tivemos uma boa relação de trabalho.”

“Só que o Alonso tem uma coisa que, quando ele fecha a viseira, parece que são duas pessoas diferentes. E isso acaba dividindo a equipe no meio. Se você olhar, em muitas equipes em que ele correu, ele dividiu a equipe no meio. Então esse é um problema que ele tem. Ele poderia não ter esse problema que ele conquistaria mais do que conseguiu pelo talento que ele tem.”

Massa admitiu que, quando deixou a Ferrari e parou de ser companheiro de equipe de Alonso, a sensação acabou por ser positiva.

“Tive uma história muito importante na Ferrari, longa, bacana, mas difícil também. Quando eu saí da Ferrari, sabe quando você sente um alívio? Tira um peso das costas. Fui para uma equipe que, sem dúvida, eu estava dando um passo para trás ao sair de uma equipe tão grande, importante, para ir para uma equipe pequena. Mas acabei tendo um resultado, uma felicidade, em uma equipe menor”, disse o  brasileiro, que competiu por quatro anos na Williams.

Artigo anterior McLaren não é tão rápida para apostar em jovens pilotos
Próximo artigo Coulthard: "A Williams não sente mais a dor do fracasso"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros