Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão
Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.
Leia também:
- Irvine diz que "Leclerc é muito melhor que Verstappen"
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
- McLaren não comenta saída da Petrobras; anúncio deve acontecer na próxima semana
- GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso
O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.
Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.
O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.
Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.
É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.
Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.





Mercedes não foi única a levar novidades
Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.
No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários

Quais são as novas regras técnicas da F1 para 2023 e por que elas foram adotadas?

F1: Por que Red Bull adicionou uma "prateleira" à sua tampa do motor?

F1: Chegada da Mercedes a Barcelona revelou parte das atualizações para GP; saiba mais


Vai bombar? Antonelli confessa dificuldades para equilibrar calendário da F1 e estudos

F1 - Mercedes elogia primeiras corridas de Antonelli: "Ele se encaixa muito bem na nossa equipe"

Wolff: Russell está entre os três melhores pilotos da F1, se não entre os dois melhores
Últimas notícias

F1: Tsunoda diz que "não está preocupado" com adaptação ao carro da Red Bull

F1: Sauber confirma permanência de diretor de longa data; Wheatley chega ao time suíço

F1 - Honda impõe condição para volta dos V10: "É importante que eles sejam híbridos"

Porsche Cup: Após mostrar evolução na estreia, Reales busca resultados positivos no Velocitta
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.