Análise

Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão

Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

Mercedes AMG F1 W10, barge board

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.

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O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.

Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.

O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.

Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.

É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.

Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.

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Detalhe da asa dianteira
Os menores detalhes aerodinâmicos costumam ter os efeitos mais profundos no restante do carro, ainda mais quando é uma alteração na asa dianteira. Para o GP do Japão, a Mercedes levou exatamente isso: uma pequena aleta em forma de asa foi adicionada à face externa das extremidades laterais. Isso não apenas jogará um fluxo de ar em forma de vórtice à partir da extremidade da asa - que terá um impacto aerodinâmico a jusante - mas também alterará o gradiente de pressão na superfície da placa final, um fator chave na pressão aerodinâmica.
Antiga lateral
O desenvolvimento da região à frente e em torno dos sidepods desta geração de carros tem sido feroz, com as equipes constantemente procurando novas soluções para a área em questão. A redefinição do regulamento deste ano, embora não tenha focado nessa área, fez com que as equipes repensassem constantemente sua abordagem, com cada alteração afetando a cadeia de dispositivos aerodinâmicos. É por isso que, quando vemos uma mudança na frente do carro, como fez a Mercedes no Japão, isso muitas vezes coincide com alterações nas laterais, nas tomadas de ar e na parte traseira do carro também.
Nova lateral
A Mercedes alterou quase todas as superfícies conectadas ao conjunto de defletores, na seção frontal do piso e ao condicionador de fluxo de ar, enquanto continua a encontrar desempenho aerodinâmico ao lidar bem com a turbulência criada pelas rodas dianteiras.
Análise das mudanças na lateral
[1] A atualização mais recente cortou a conexão entre painel vertical principal e a aleta horizontal, que antes formavam uma moldura fechada. [2] O painel vertical de entrada foi um dos únicos itens mantido em toda a montagem. [3] A equipe adicionou outra seção horizontal que preencheu a lacuna entre os dois defletores montados sobre o assoalho. [4] O número de tiras de reforço usadas na porção central do defletor foi aumentado de quatro para cinco. [5] A borda do assoalho virada para cima foi remodelada e um elemento em arco foi adicionado acima dela, que fornece um ponto de ancoragem para o painel vertical principal.
Assoalho
Uma nova barbatana foi colocada na porção traseira do assoalho, ao lado do pneu traseiro, pois a equipe simplesmente procura redirecionar melhor o fluxo de ar que agora está passando naquela região.
5

Mercedes não foi única a levar novidades

Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.

No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:

Aero details on the Red Bull Racing RB15
Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Mercedes F1 AMG W10 technical detail
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Mercedes F1 AMG W10, cover
Mercedes F1 AMG W10, cover
Mercedes F1 AMG W10, rear
Mercedes F1 AMG W10, rear
Red Bull RB15
Front suspension of Red Bull Racing RB15
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing
Front wing of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing RB15
Red Bull Racing pit stop practice
Red Bull Racing pit stop practice
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
Naoki Yamamoto,Toro Rosso
Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
McLaren MCL34, rear detail
McLaren MCL34 rear detail
Front wing of McLaren MCL34
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
Mercedes F1 AMG W10
Red Bull Racing RB15
McLaren MCL34
Haas F1 Team VF-19
Engine Cover of Red Bull Racing RB15
Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Rear wing of the Red Bull Racing RB15
Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
Aero details on the Red Bull Racing RB15
Williams Racing FW42 front wing detail
Williams Racing FW42 front wing detail
Toro Rosso STR14 with sensors
Red Bull Racing RB15 rear floor detail
Racing Point RP19 front wings
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Ferrari SF90 diffuser detail
Ferrari SF90 rear detail
Steering wheel of Red Bull Racing RB15
Front wing of Renault R.S.19
Aero on Renault R.S.19
72

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Matthew Somerfield
Fórmula 1
Mercedes
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