Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão
Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.
Leia também:
- Irvine diz que "Leclerc é muito melhor que Verstappen"
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
- McLaren não comenta saída da Petrobras; anúncio deve acontecer na próxima semana
- GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso
O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.
Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.
O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.
Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.
É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.
Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.





Mercedes não foi única a levar novidades
Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.
No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários

Quais são as novas regras técnicas da F1 para 2023 e por que elas foram adotadas?

F1: Por que Red Bull adicionou uma "prateleira" à sua tampa do motor?

F1: Chegada da Mercedes a Barcelona revelou parte das atualizações para GP; saiba mais


F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell

F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda

ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?
Últimas notícias

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.