Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
62 dias
06 mai
Próximo evento em
104 dias
20 mai
Próximo evento em
118 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
132 dias
10 jun
Próximo evento em
139 dias
24 jun
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
160 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
174 dias
29 jul
Próximo evento em
188 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
216 dias
02 set
Próximo evento em
223 dias
09 set
Próximo evento em
230 dias
23 set
Próximo evento em
244 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
251 dias
07 out
Próximo evento em
258 dias
21 out
Próximo evento em
272 dias
28 out
Próximo evento em
279 dias
05 nov
Próximo evento em
287 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
300 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
315 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
324 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão

compartilhar
comentários
Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão
Por:
Traduzido por: Vital Neto

Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.

Leia também:

O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.

Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.

O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.

Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.

É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.

Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Detalhe da asa dianteira

Detalhe da asa dianteira
1/5

Foto de: Giorgio Piola

Os menores detalhes aerodinâmicos costumam ter os efeitos mais profundos no restante do carro, ainda mais quando é uma alteração na asa dianteira. Para o GP do Japão, a Mercedes levou exatamente isso: uma pequena aleta em forma de asa foi adicionada à face externa das extremidades laterais. Isso não apenas jogará um fluxo de ar em forma de vórtice à partir da extremidade da asa - que terá um impacto aerodinâmico a jusante - mas também alterará o gradiente de pressão na superfície da placa final, um fator chave na pressão aerodinâmica.

Antiga lateral

Antiga lateral
2/5

Foto de: Giorgio Piola

O desenvolvimento da região à frente e em torno dos sidepods desta geração de carros tem sido feroz, com as equipes constantemente procurando novas soluções para a área em questão. A redefinição do regulamento deste ano, embora não tenha focado nessa área, fez com que as equipes repensassem constantemente sua abordagem, com cada alteração afetando a cadeia de dispositivos aerodinâmicos. É por isso que, quando vemos uma mudança na frente do carro, como fez a Mercedes no Japão, isso muitas vezes coincide com alterações nas laterais, nas tomadas de ar e na parte traseira do carro também.

Nova lateral

Nova lateral
3/5

Foto de: Giorgio Piola

A Mercedes alterou quase todas as superfícies conectadas ao conjunto de defletores, na seção frontal do piso e ao condicionador de fluxo de ar, enquanto continua a encontrar desempenho aerodinâmico ao lidar bem com a turbulência criada pelas rodas dianteiras.

Análise das mudanças na lateral

Análise das mudanças na lateral
4/5

Foto de: Giorgio Piola

[1] A atualização mais recente cortou a conexão entre painel vertical principal e a aleta horizontal, que antes formavam uma moldura fechada. [2] O painel vertical de entrada foi um dos únicos itens mantido em toda a montagem. [3] A equipe adicionou outra seção horizontal que preencheu a lacuna entre os dois defletores montados sobre o assoalho. [4] O número de tiras de reforço usadas na porção central do defletor foi aumentado de quatro para cinco. [5] A borda do assoalho virada para cima foi remodelada e um elemento em arco foi adicionado acima dela, que fornece um ponto de ancoragem para o painel vertical principal.

Assoalho

Assoalho
5/5

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Uma nova barbatana foi colocada na porção traseira do assoalho, ao lado do pneu traseiro, pois a equipe simplesmente procura redirecionar melhor o fluxo de ar que agora está passando naquela região.

Mercedes não foi única a levar novidades

Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.

No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
1/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
2/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Mercedes F1 AMG W10 technical detail
3/72

Foto de: LAT Images

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
4/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
5/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
6/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
7/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
8/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover
9/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
10/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear
11/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull RB15

Red Bull RB15
12/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Front suspension of Red Bull Racing RB15
13/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
14/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15
15/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing

Front wing of Red Bull Racing
16/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
17/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
18/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15
19/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
20/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice
21/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
22/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
23/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
24/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
25/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
26/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
27/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
28/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
29/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail
30/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail
31/72

Foto de: Giorgio Piola

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
32/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
33/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
34/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19
35/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
36/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
37/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
38/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
39/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
40/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
41/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
42/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Naoki Yamamoto,Toro Rosso
43/72

Foto de: Tomohiro Yoshita

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
44/72

Foto de: Motorsport.com / Japan

McLaren MCL34, rear detail

McLaren MCL34, rear detail
45/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34 rear detail

McLaren MCL34 rear detail
46/72

Foto de: Giorgio Piola

Front wing of McLaren MCL34

Front wing of McLaren MCL34
47/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
48/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38
49/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
50/72

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10

Mercedes F1 AMG W10
51/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15
52/72

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34

McLaren MCL34
53/72

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19
54/72

Foto de: Giorgio Piola

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Engine Cover of Red Bull Racing RB15
55/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
56/72

Foto de: Giorgio Piola

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
57/72

Foto de: Giorgio Piola

Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Rear wing of the Red Bull Racing RB15
58/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
59/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15
60/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
61/72

Foto de: Giorgio Piola

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail
62/72

Foto de: Giorgio Piola

Toro Rosso STR14 with sensors

Toro Rosso STR14 with sensors
63/72

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Red Bull Racing RB15 rear floor detail
64/72

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19 front wings

Racing Point RP19 front wings
65/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
66/72

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail
67/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 diffuser detail

Ferrari SF90 diffuser detail
68/72

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 rear detail

Ferrari SF90 rear detail
69/72

Foto de: Giorgio Piola

Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Steering wheel of Red Bull Racing RB15
70/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19
71/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero on Renault R.S.19

Aero on Renault R.S.19
72/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

VÍDEO: Galvão relembra narração em comercial de Kichute “do fundo do baú”

Artigo anterior

VÍDEO: Galvão relembra narração em comercial de Kichute “do fundo do baú”

Próximo artigo

GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso

GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Mercedes
Autor Matthew Somerfield