Análise

Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão

Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1

Mercedes AMG F1 W10, barge board

Mercedes AMG F1 W10, barge board

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.

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O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.

Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.

O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.

Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.

É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.

Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.

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Detalhe da asa dianteira

Detalhe da asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola

Os menores detalhes aerodinâmicos costumam ter os efeitos mais profundos no restante do carro, ainda mais quando é uma alteração na asa dianteira. Para o GP do Japão, a Mercedes levou exatamente isso: uma pequena aleta em forma de asa foi adicionada à face externa das extremidades laterais. Isso não apenas jogará um fluxo de ar em forma de vórtice à partir da extremidade da asa - que terá um impacto aerodinâmico a jusante - mas também alterará o gradiente de pressão na superfície da placa final, um fator chave na pressão aerodinâmica.
Antiga lateral

Antiga lateral

Foto de: Giorgio Piola

O desenvolvimento da região à frente e em torno dos sidepods desta geração de carros tem sido feroz, com as equipes constantemente procurando novas soluções para a área em questão. A redefinição do regulamento deste ano, embora não tenha focado nessa área, fez com que as equipes repensassem constantemente sua abordagem, com cada alteração afetando a cadeia de dispositivos aerodinâmicos. É por isso que, quando vemos uma mudança na frente do carro, como fez a Mercedes no Japão, isso muitas vezes coincide com alterações nas laterais, nas tomadas de ar e na parte traseira do carro também.
Nova lateral

Nova lateral

Foto de: Giorgio Piola

A Mercedes alterou quase todas as superfícies conectadas ao conjunto de defletores, na seção frontal do piso e ao condicionador de fluxo de ar, enquanto continua a encontrar desempenho aerodinâmico ao lidar bem com a turbulência criada pelas rodas dianteiras.
Análise das mudanças na lateral

Análise das mudanças na lateral

Foto de: Giorgio Piola

[1] A atualização mais recente cortou a conexão entre painel vertical principal e a aleta horizontal, que antes formavam uma moldura fechada. [2] O painel vertical de entrada foi um dos únicos itens mantido em toda a montagem. [3] A equipe adicionou outra seção horizontal que preencheu a lacuna entre os dois defletores montados sobre o assoalho. [4] O número de tiras de reforço usadas na porção central do defletor foi aumentado de quatro para cinco. [5] A borda do assoalho virada para cima foi remodelada e um elemento em arco foi adicionado acima dela, que fornece um ponto de ancoragem para o painel vertical principal.
Assoalho

Assoalho

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Uma nova barbatana foi colocada na porção traseira do assoalho, ao lado do pneu traseiro, pois a equipe simplesmente procura redirecionar melhor o fluxo de ar que agora está passando naquela região.
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Mercedes não foi única a levar novidades

Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.

No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Foto de: LAT Images

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull RB15

Red Bull RB15

Foto de: Motorsport.com / Japan

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing

Front wing of Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

Foto de: Motorsport.com / Japan

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Foto de: Tomohiro Yoshita

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Foto de: Motorsport.com / Japan

McLaren MCL34, rear detail

McLaren MCL34, rear detail

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34 rear detail

McLaren MCL34 rear detail

Foto de: Giorgio Piola

Front wing of McLaren MCL34

Front wing of McLaren MCL34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10

Mercedes F1 AMG W10

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34

McLaren MCL34

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19

Foto de: Giorgio Piola

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Giorgio Piola

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Giorgio Piola

Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Aero details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Williams Racing FW42 front wing detail

Williams Racing FW42 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Toro Rosso STR14 with sensors

Toro Rosso STR14 with sensors

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19 front wings

Racing Point RP19 front wings

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Mercedes AMG F1 W10 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 diffuser detail

Ferrari SF90 diffuser detail

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 rear detail

Ferrari SF90 rear detail

Foto de: Giorgio Piola

Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Aero on Renault R.S.19

Aero on Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

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