
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica: como a Mercedes deu a volta por cima no GP do Japão

Equipe alemã voltou a superar Ferrari e Red Bull em termo de desempenho aerodinâmico no GP do Japão de F1
A Mercedes alcançou um feito monumental no GP do Japão, tornando-se a primeira equipe na história da Fórmula 1 a conquistar seis Campeonatos Mundiais de pilotos e construtores consecutivos.
Leia também:
- Irvine diz que "Leclerc é muito melhor que Verstappen"
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
- McLaren não comenta saída da Petrobras; anúncio deve acontecer na próxima semana
- GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso
O que torna isso impressionante é que o time conseguiu isso em meio a uma sequência de mudanças nos regulamentação, o que mostra poder de adaptação e desenvolvimento a uma variedade de circunstâncias.
Esta temporada não é exceção, pois a Mercedes teve que superar os avanços de seus rivais ao longo do ano.
O progresso de 2019 desacelerou depois das férias de verão, pois a Ferrari experimentou um período de ascensão e desafiou as flechas de prata em circuitos onde não se esperava que os italianos estivessem fortes.
Buscando manter sua trajetória de desenvolvimento ao longo da temporada e voltar a andar na frente da Ferrari, os alemães implementaram uma grande atualização para o GP do Japão.
É importante notar que, embora a Mercedes tenha se empenhado em recuperar terreno em relação à Ferrari, o avanço que vimos das flechas de prata em Suzuka não é algo que pode ser alcançado em curto espaço de tempo, e essa abordagem sempre foi o norte do programa de desenvolvimento do time em 2019.
Embora isso não signifique os alemães não tenham investido recursos para o projeto deste ano em busca de refinar ainda mais o carro.
Detalhe da asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola
Antiga lateral

Foto de: Giorgio Piola
Nova lateral

Foto de: Giorgio Piola
Análise das mudanças na lateral

Foto de: Giorgio Piola
Assoalho

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Mercedes não foi única a levar novidades
Praticamente todas as equipes do grid levaram atualizações para o GP do Japão. As mais significativas vieram de Red Bull, Renault e Williams.
No entanto, das três, apenas a equipe francesa deu sinais de ter ganho ritmo em relação aos rivais, pois Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg conseguiram levar os carros da Renault aos pontos e acirrar a briga pela quarta posição no mundial de construtores. Confira todas as atualizações levadas pelas equipes à Suzuka:
Aero details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Foto de: LAT Images
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull RB15

Foto de: Motorsport.com / Japan
Front suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

Foto de: Motorsport.com / Japan
Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Foto de: Tomohiro Yoshita
Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Foto de: Motorsport.com / Japan
McLaren MCL34, rear detail

Foto de: Giorgio Piola
McLaren MCL34 rear detail

Foto de: Giorgio Piola
Front wing of McLaren MCL34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Mercedes F1 AMG W10

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15

Foto de: Giorgio Piola
McLaren MCL34

Foto de: Giorgio Piola
Haas F1 Team VF-19

Foto de: Giorgio Piola
Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Giorgio Piola
Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Giorgio Piola
Rear wing of the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Diffuser details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Aero details on the Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Williams Racing FW42 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Williams Racing FW42 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola
Toro Rosso STR14 with sensors

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear floor detail

Foto de: Giorgio Piola
Racing Point RP19 front wings

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10 front detail

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90 diffuser detail

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90 rear detail

Foto de: Giorgio Piola
Steering wheel of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Aero on Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
VÍDEO: Galvão relembra narração em comercial de Kichute “do fundo do baú”
Próximo artigo
GALERIA: Após aprovação de mudança de nome, veja todos os carros da história da Toro Rosso

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Mercedes |
Autor | Matthew Somerfield |